Africa Basquetebol

07 março 2012

ANGOLA : Anibal Moreira quer evitar terceiro jogo com o Interclube

O técnico principal da formação sénior feminina do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, quer evitar o terceiro confronto para se encontrar o vencedor da 28ª edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”.Em declarações à comunicação social no final da partida em que a sua agremiação derrotou o Interclube, actual campeã nacional em título, por 53-45, Aníbal Moreira reafirmou o desejo de decidir a final, a melhor de três, já amanhã, quando as duas equipas voltarem a medir forças.

“Temos consciência que o Interclube é uma grande equipa e não é por acaso que, nos últimos anos, tem sido o grande papão das competições domésticas e não só. No Pavilhão 28 de Fevereiro, tudo faremos para conseguir um novo triunfo e conquistarmos o Campeonato Nacional”, prognosticou Aníbal Moreira.Por seu lado, Apolinário Paquete, que viu uma das suas principais unidades, a norte-americana Danielle Green, em sub-rendimento, devido a uma lesão na coxa, tenciona forçar o terceiro prélio. Para tal, tem de vencer amanhã, no seu reduto, o 1º de Agosto.

Adolfo reintegra 1º de Agosto
Já com a integração do extremo poste Adolfo Quimbamba, que tinha sido dispensado pela direcção do clube no início da presente época desportiva, a formação do 1º de Agosto continua a arquitectar a estratégia para ultrapassar, esta sexta-feira, o Recreativo do Libolo.A partida, agendada para o Pavilhão Principal da Cidadela, a partir das 18h00, é referente à 16ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino.
Mário Palma, técnico responsável pelo regresso de Gerson Monteiro, que já tinha abandonado as quadras, e de Adolfo Quimbamba, vê assim minimizadas as carências na posição três (extremo).Na sessão nocturna da última segunda-feira, Adolfo Quimbamba, campeão africano em 2009, foi uma das principais atracções do treino.Hoje, o 1º de Agosto volta a realizar duas sessões de treino, depois de ontem ter efectuado apenas uma, virada para os aspectos técnicos e tácticos.
Transições rápidas defesa-ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo, culminando com lançamentos de curta e longa distância vão merecer atenção nas duas sessões de treinos previstas para o dia de hoje.No seio da equipa rubro-negra, o discurso tem sido de vitória, apesar de reconhecerem o potencial da formação do Libolo, uma das candidatas à conquista do título desta 34ª edição do Nacional, a par do Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube.
O facto de ter conseguido quatro vitórias consecutivas no arranque da segunda volta do campeonato, partilhando, por isso, o top da tabela classificativa da prova com a equipa do Libolo, com 29 pontos, tem servido de motivador para os pupilos de Mário Palma, que estão dispostos a assaltar a liderança do “Nacional”.Depois de enfrentar esta sexta-feira o Recreativo do Libolo, na próxima semana, os militares têm pela frente o Petro de Luanda.
Em caso de vitória nos dois confrontos, o 1º de Agosto pode dar um passo significativo em relação ao título.Mário Palma tem à sua disposição os seguintes atletas: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Reggie Moore, Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Adilson Baza, Islando Manuel, Hermenegildo Santos, Mário Correia, Gerson Monteiro, Adolfo Quimbamba e Felipe Abraão.

BAI BASKET acerto de calendário da 14ª jornada
Sporting de Cabinda visita Amigos de Viana

O Sporting de Cabinda defronta hoje, a partir das 15h00, no Dream Space (Viana), a modesta formação do Clube Amigos de Viana, em partida de acerto de calendário da 14ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.Apesar de jogarem fora do seu “território”, os leões do norte são os principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pela qualidade do plantel dos visitantes. 1º de Agosto e Recreativo do Libolo lideram o campeonato, ambos com 29 pontos, seguido do Petro de Luanda, com 27.Ontem, para o acerto de calendário, o Sporting de Cabinda derrotou a formação do Cduan, por 57-65. MC