Africa Basquetebol

09 março 2012

ANGOLA : Libolo e 1º de Agosto disputam liderança do nacional

Luanda - As equipas de basquetebol sénior masculino do Recreativo do Libolo e 1º de Agosto defrontam-se hoje, às 18 horas, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, para a 16ª jornada do campeonato nacional. O encontro é aguardado com muita expectativa entre os amantes da modalidade, uma vez que envolve os co-líderes da competição, com 29 pontos.
A liderança da primeira fase dá direito a um ponto de bonificação na etapa seguinte, pelo que as equipas esmeram-se na “luta” pelo primeiro posto.
A formação do Kwanza Sul, vice-campeã, surpreendentemente apresenta-se melhor que as restantes candidatas ao título, mesmo perdendo jogadores importantes.
Olímpio Cipriano, Luís Costa, Mayzer Alexandre têm feito a diferença. A estes junta-se agora o poste brasileiro, recém contratado, Sidney Lima de 2,15 metros, sendo o jogador mais alto da prova.
Raul Duarte tem sabido manejar o plantel e a liderança, com o mesmo número de pontos que os “rubro-negro”, mas em vantagem no jogo entre si, é prova da campanha positiva que leva a cabo.
Por sua vez, o conjunto “militar” mesmo sem efectuar grandes exibições mantém-se na linha da frente. Os desempenhos na Taça Dos Clubes Campeões de África e recentemente na Supertaça Compal, onde não conseguiram defender os troféus, criou pessimismo no seio dos adeptos e o técnico Mário Palma reconheceu que o grupo ainda não está bem, mas que estará na etapa final da competição.
De jogo após jogo os reforços vão se impondo no plantel, ao mesmo tempo que se entrosam com os novos companheiros.
Neste momento, o 1º de Agosto “vive” da experiência de jogadores como Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Kikas Gomes entre outros, e quando conseguir misturar veterania com a juventude de Islando Manuel, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo poderá se “transformar” numa maquina.
No jogo frente ao Libolo bastará que alguns destes jogadores esteja numa noite de inspiração para complicar a vida ao adversário. Mas do outro lado vão encontrar um plantel motivado e com jogadores mais regulares em termos de exibição.
Para mesma ronda vão jogar também: CDUAN – Sporting de Luanda, Petro de Luanda – Vila Estoril, Amigos de Viana – Vila Clotilde, Sporting de Cabinda – Interclube, ASA – Lusíadas.

 Classificação
1º Libolo 29 pontos
2º 1º de Agosto 29
3º Petro de Luanda 27
4º Interclube 26
5º Sporting de Cabinda 24
6º ASA 23
7º Lusíadas 22
8º Vila Clotilde 19
9º Sporting de Luanda 18
10º CDUAN 17
11º Vila Estoril 16
12º Amigos de Viana 12.