Africa Basquetebol

06 março 2012

ANGOLA : Militares superam Polícias no primeiro Play Off do título

Depois de terem feito o pleno na dupla ronda do fim-de-semana, as formações do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul começaram ontem a preparar com todo o cuidado o confronto de sexta-feira, referente à 15ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, desafio que vai definir o líder isolado da prova.À entrada da jornada, a quinta da segunda volta da 34ª edição do BAI Basket, as duas colectividades estão no topo da tabela classificativa, ambas com 29 pontos.
Além de partilharem o comando do BAI Basket, os dois conjuntos ainda não averbaram qualquer derrota na segunda volta do “Nacional”, facto que eleva ainda mais a expectativa para o embate de sexta-feira, encontro marcado para o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva (18h00).O Clube Central das Forças Armadas Angolanas parece ter encontrado o caminho das vitórias, pondo um ponto final na onda de maus resultados.
Aliás, Mário Palma, técnico principal da equipa militar, tinha prometido um 1º de Agosto demolidor na segunda etapa do BAI Basket, facto que está a ser consumado.Uma vitória no jogo de sexta-feira, frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, vai colocar o conjunto rubro e negro na liderança do BAI Basket de forma isolada.Quem também não quer perder a “carruagem” é o grémio da vila de Calulo, liderado pelo técnico angolano Raul Duarte.
Apesar da sangria que sofreu no início da época, Raul Duarte tem nesta altura um conjunto homogéneo que lhe permite lutar pelo ceptro nacional.Hoje, as duas agremiações voltam a realizar mais uma sessão de treino. Os militares vão ensaiar os diferentes diagramas no Pavilhão do Codenm, ao passo que o conjunto libolense vai utilizar o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.Os extremos Olímpio Cipriano (Libolo) e Mário Correia (1º de Agosto) vão seguramente travar um duelo interessante, ao passo que na luta da parte baixa da tabela o “confronto” é entre os norte-americanos Tommy Eddie (Libolo) e Reggie Moore (1º de Agosto).

Militares a um passo do título
A equipa sénior feminina de basquetebol do 1ºde Agosto está a um passo da conquista da 28ª edição do Campeonato Nacional da modalidade, após o triunfo obtido ontem, no Pavilhão do Codenm, frente ao Interclube, na primeira partida da final a melhor de três, por 53-45.Com esta vitória, a equipa militar comandada por Aníbal Moreira basta mais um triunfo na próxima quinta-feira, no reduto alheio (Pavilhão 28 de Fevereiro), para chamar a si a conquista da 28º Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos
Apesar da vitória, as comandadas de Aníbal Moreira entraram mal no quarto inicial, tendo perdido por 12-15.No segundo período, as militares melhoraram significativamente a sua defesa e conseguiram um parcial de 12-6, perfazendo 24-21 ao intervalo a favor da equipa caseira.A extremo poste Felizarda Jorge, com 20 pontos, foi a cestinha do desafio, tendo obtido 16 de valorização. A congolesa Mangongo Nelly contribuiu com 11 pontos.Por banda do Interclube, a ruandesa Tierra Handerson esteve em destaque com 11 pontos.
A norte-americana Danielle Green, apesar de jogar limitada, devido a uma lesão na coxa, ainda conseguiu anotar nove pontos.A segunda partida da final a melhor de três joga-se na quinta-feira, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a partir das 18h00.Em casa de vitória da formação da Polícia, recorrer-se-à um terceiro encontro para se encontrar o vencedor. O Interclube é o actual detentor do título. MC

BAI Basket acerta calendário
As formações do Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (Cduan) e Sporting de Cabinda defrontam-se hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, em partida de acerto de calendário da 13ª jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

As duas equipas que nesta altura ocupam os lugares intermédios da tabela classificativa do BAI Basket vão bater-se pela conquista dos dois pontos em disputa, com o favoritismo a recair para os “universitários”, que jogam na condição de visitados.Apesar de jogar no terreno alheio, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” vão procurar contrariar ao máximo o favoritismo caseiro da formação do Lusíada.

Amanhã, o BAI Basket volta a acertar calendário. O Sporting de Cabinda entra novamente em cena, desta vez para defrontar o Clube Amigos de Viana, às 15h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, para a 14ª jornada da prova.1º de Agosto e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul lideram o BAI Basket, ambos com 29 pontos, seguido do Petro de Luanda, com 27.O Sporting de Cabinda ocupa a sétima posição com 20 pontos. Lusíada é sexto classificado, com 22, enquanto o Clube Amigos de Viana ocupa a cauda da tabela classificativa, com 11 pontos. MC