Africa Basquetebol

09 março 2012

ANGOLA : Interclube obriga a desempate no Play-Off

A segunda partida da final do Campeonato Nacional de Basquetebol feminino, entre o Interclube e o 1º de Agosto, com vitória para a turma da Polícia, por 62-52, ficou marcada por cenas de pugilato de jogadoras das duas formações. O triste episódio aconteceu no derradeiro quarto, quando a formação do Interclube, detentora da coroa nacional, vencia por 57-48. Felizarda Jorge sofreu uma falta da rwandesa Tierre Handerson, quando esta se preparava para atacar o cesto. Na queda, Felizarda Jorge, de forma involuntária, pontapeou a adversária, o que originou reacção imediata de Sónia Guadalupe, que esbofeteou Isabel Francisco, quando esta se preparava para amparar a sua colega de equipa.

A partir daí, a confusão instalou-se por alguns minutos, com as jogadoras das duas equipas a envolverem-se em cenas de pancadaria, ante o olhar incrédulo dos adeptos que lotaram o Pavilhão 28 de Fevereiro, que teve como convidado vip o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. Depois da confusão, o trio de arbitragem, liderado por Fernando Pacheco “Baganha”, expulsou as quatro jogadoras envolvidas, Sónia Guadalupe, Tierre Handerson, ambas do Interclube, Felizarda Jorge e Isabel Francisco, do 1º de Agosto. As jogadoras falham a finalíssima, na terça-feira. Apolinário Paquete, técnico do Interclube, pediu desculpas públicas aos amantes da modalidade pelo sucedido.

A partida foi dominada pela formação caseira, que venceu os dois primeiros quartos, com parciais de 22-14, 17-14. No terceiro período, o 1º de Agosto venceu por 16-9 e perdeu o último por 12-14, tendo o resultado final se fixado em 62-52. Danielle Green, americana, do Interclube, foi a melhor marcadora, com 16 pontos. Com este triunfo, as pupilas de Apolinário Paquete forçaram a finalíssima, na terça-feira, dia 13, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. As militares tinham vencido o primeiro embate, por 53-45.

Duelo entre líderes no “Nacional”
Depois da “pausa” de cerca de uma semana, as emoções da bola ao cesto regressam hoje às quadras, com o aliciante Recreativo do Libolo-1º de Agosto, a partir das 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, para a 16ª jornada do Nacional de basquetebol.
“Militares” e libolenses, que repartem a liderança da prova, com 29 pontos, fruto de 14 vitórias e uma derrota cada, discutem na partida de hoje a continuidade no topo da classificação.

A recuperação da formação do 1º de Agosto, dirigida por Mário Palma, é uma vez mais testada, quando estamos a uma semana da realização do segundo clássico da bola ao cesto entre “militares” e “petrolíferos” na presente edição do Campeonato Nacional. Com as suas principais unidades em prontidão, a equipa de Mário Palma faz esta manhã, no Pavilhão do Codenm, o último treino, antes de se deslocar, logo mais, ao pavilhão principal da Cidadela, ao encontro do Recreativo do Libolo.
À semelhança do 1º de Agosto, o Recreativo do Libolo preparou-se com todos os cuidados o prélio desta noite. Em termos clínicos, o grupo está bem, pelo que Raul Duarte conta com os préstimos das suas principais estrelas, com particular realce para o internacional angolano Olímpio Cipriano, extremo-base. Face à qualidade dos dois plantéis, o favoritismo está repartido em 50 por cento para cada formação. Mário Palma pode fazer alinhar o seguinte cinco: Armando Costa, Carlos Almeida, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio e Mário Correia.

Já Raul Duarte pode apostar em Olímpio Cipriano, Edson N’doneiama, Francisco Sousa, Abdel Bouckar e Tommie Eddie
A 16ª jornada do Campeonato Nacional reserva ainda os seguintes encontros: Cduan-Sporting de Luanda (14h00, no Anexo, Petro de Luanda-Vila Estoril (16h00), na Cidadela, Clube de Viana-Vila Clotilde, às 16h00, no Dream Space, Sporting de Cabinda-Interclube (18h00) e ASA-Lusíada (16h00), no Anexo.

Acerto de calendário Sporting ascende ao quinto posto A equipa do Sporting de Cabinda subiu dois lugares na tabela classificativa da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos e ocupa agora o quinto lugar, com 24 pontos. O representante da província mais ao norte do país saltou do sétimo para o quinto lugar do “Nacional”, fruto das duas vitórias obtidas frente ao CDUAN (65-57) e Amigos de Viana (87-62). A 34ª edição do Campeonato Nacional é liderada pelo 1º de Agosto e Libolo, com 29 pontos, seguido do Petro de Luanda, com 27. O Interclube ocupa o quarto posto, com 26 pontos. A cauda da tabela classificativa do BAI Basket é ocupada pelo Clube Amigos de Viana, com 11 pontos. MC
Estrelas Luta de craquesA partilha de mais logo entre “militares” e libolenses coloca frente-a-frente as melhores estrelas dos dois conjuntos, que lutam pela coroa do título nacional. Carlos Almeida e Mário Correia (1º de Agosto) e Olímpio Cipriano e Edson N`doneiama (Libolo) vão decerto travar um duelo interessante nas posições três (extremo). Já debaixo das tabelas, a formação do 1º de Agosto pode superiorizar-se, com Reggie Moore (americano), Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes “Kikas”, que vão procurar anular as torres do Libolo Tommie Eddie, norte-americano, e Abdel Bouckar, internacional angolano.