Africa Basquetebol

31 março 2011

ANGOLA : Bai Basket regressa com novas emoções

O Grupo A do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket) faz disputar hoje, quinta-feira, duas partidas. O Recreativo do Libolo recebe às 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a formação do ASA, ao passo que o Petro de Luanda defronta no mesmo recinto mas, às 18h00, o Interclube, na antecipação da jornada número um.

Os encontros estavam agendados inicialmente para amanhã, dia 1 de Abril, mas, em virtude de a direcção da Federação Angolana de Andebol ter alugado o Pavilhão Principal da Cidadela, para a disputa da Supertaça da modalidade, em ambas as classes, as referidas partidas foram antecipadas para hoje, quinta-feira.

Assim, a formação do Libolo que ocupou o segundo lugar da fase regular da 33ª edição do BAI Basket, com 42 pontos, igual número de pontos que o 1º de Agosto, que foi o campeão, vai medir forças com a turma do Aeroporto, que se classificou na quinta posição.Entretanto, o internacional angolano, Olímpio Cipriano, extremo base, continua a queixar-se de dores nas costas e constitui a única preocupação da equipa técnica da formação da vila de Calulo, liderada pelo angolano Raul Duarte.

Já o Milton Barros, base, atleta que esteve adoentado, já reintegrou o grupo de trabalho e pode ser opção para o prélio desta noite frente ao ASA. Depois de ter alcançado o passe para às meias-finais da Taça de Angola, em que afastou o “poderoso” 1º de Agosto, a equipa do Libolo está preparada para iniciar a fase de Grupos com um triunfo.

Os aviadores que na ponta final da fase regular do BAI Basket conseguiram algumas contratações, com destaque para o norte-americano Porter, vão procurar contrariar ao máximo o favoritismo dos libolenses.Os petrolíferos da capital que a par do Libolo está nas meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, recebe o imprevisível Interclube, que aproveitou a pausa da fase regular para preparar-se em Lisboa, Portugal.

Depois de falhar as meias-finais da Taça de Angola, os pupilos de José Carlos Guimarães tencionam começar a fase de Grupos com uma vitória, apesar de reconhecerem as potencialidades da turma do Eixo-viário. Sexta-feira, a primeira jornada do Grupo A fica completa quando o 1º de Agosto receber no seu reduto, a equipa do Sporting de Cabinda, desafio marcado para as 18h00.

Em virtude de ter ocupado o primeiro lugar da fase regular, os militares vão efectuar os cinco jogos no seu pavilhão.O Grupo B entra em cena apenas amanhã, com o Cduan a defrontar o Vila Estoril, às 14h00, no Anexo, a Lusíada mede forças com o Vila Clotilde, às 16h00, no 28 de Fevereiro, ao passo que o Santos defronta o Sporting de Luanda, às 16h00, no Anexo.

Ginguba feliz com sexto lugar da 1ª fase

O técnico principal do Sporting de Cabinda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, considerou positiva a prestação do seu conjunto na fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), em que ocupou a sexta posição, com 34 pontos. Ginguba referiu, em entrevista ao Jornal dos Desportos, que ficou surpreendido com o nível de produtividade apresentado pelo seu conjunto durante a fase regular, onde em 22 jogos, venceu 12 partidas e perdeu 10. “Considero positiva a nossa prestação, porque ganhámos todas as equipas do nosso nível, com a excepção do primeiro jogo, em que perdemos com a Lusíada. Perdemos com o ASA por dois pontos de diferença, após prolongamento”, disse. Joaquim Suami, em Cabinda

30 março 2011

MOÇAMBIQUE : Finalmente a concórdia no básquete inhambanense


TRÊS anos depois já há concórdia no seio da bola-ao-cesto da “terra da boa gente”. Na sequência de uma assembleia geral eleitoral convocada pelo Conselho Nacional do Desporto, foi eleito o novo elenco da Associação Provincial de Basquetebol de Inhambane, encabeçado por Pedro Cumbe, pondo-se assim cobro à crise de liderança que se vinha arrastando na liderança de Francisco Abel.Maputo,

Para o escrutínio de sábado, para além da lista do vencedor Pedro Cumbe, professor na Escola Secundária Emília Daússe, na cidade de Inhambane, concorreu também Celso Martins, antigo praticante da modalidade e a residir na Maxixe.

Apesar de ter sido uma iniciativa bem aplaudida localmente, pois tinha em vista acabar com a crise na modalidade, o acto foi marcado por atitudes antidesportivas do candidato derrotado, Celso Martins, que abandonou a assembleia depois de a comissão eleitoral chumbar o seu pedido para verificar à boca da urna a legitimidade do seu adversário, proposto pelo Desportivo de Inhambane.

Celso Martins e seus apoiantes, sem mandato para o efeito, uma vez que o clube proponente, Sagrada Família, pura e simplesmente “gazetou” à reunião, quiseram inviabilizar o escrutínio, alegando que a outra lista estava ferida de ilegalidade, sustentando que a mesma não tinha sido depositada dentro do prazo estabelecido. Esta alegação foi prontamente desmentida pela Comissão Administrativa que dirigiu a modalidade, explicando que as duas candidaturas reuniam condições para serem submetidas à eleição, desbaratando-se, desse modo, os argumentos de Martins.

Assim, Pedro Cumbe, jovem bem conhecido na modalidade em Inhambane, acabou vencendo a eleição com três votos contra um.

Na sua primeira intervenção, na qualidade de presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Inhambane (APBI), Cumbe disse que estava disposto a aglutinar todas as iniciativas com vista a devolver a reputação à modalidade na “terra da boa gente”, assim como mais massificação, não só nas grandes cidades, como também nos distritos, elegendo as escolas secundárias como principais pólos para a introdução da modalidade.

O novo elenco, que congrega figuras de destaque do basquetebol inhambanense, pretende já para este ano se candidatar a acolher algumas provas de nível nacional. “Temos talentos e infra-estruturas, pelo que, daqui para frente, vamos trabalhar com os clubes para juntos avançarmos na reconquista do nosso espaço no basquetebol nacional”, afirmou Cumbe, para quem a APBI terá, como actividade principal, coordenar apenas as actividades, mas os actores principais serão os clubes.

Recorde-se que Inhambane estava sem Associação desde 2008, altura em que houve ruptura entre Francisco Abel, antigo presidente, e Hermenegildo Luís, ex-secretário-geral.

ANGOLA : Kikas eleito "MVP" da fase regular do campeonato

O poste do 1º de Agosto Joaquim Gomes “Kikas” foi eleito jogador mais valiosos (MVP) da fase regular do 33º campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, com 506 pontos, superando (com mais três) o norte-americano Roggie Moore, do Recreativo do Libolo.

De 31 anos e 2,01 m de altura, o jogador “militar” consta entre os “10 mais” em oito dos dez “itens” da organização da prova, ao passo que o seu principal opositor marca presença em seis, com realce para o “titulo” de melhor marcador da primeira fase com 363 pontos.
Kikas tinha sido já eleito MVP da 32ª edição do campeonato nacional, depois de a distinção da fase regular ter pertencido à Reggie Moore.

Eis a lista dos três melhores em cada “categoria”:

Pontos marcados
Reggie Moorre 363 (Libolo)
Wilson de Carvalho 360 (ASA)
Kikas Gomes 340 (1º de Agosto

Assistências
Edmundo Ventura 65 (Interclube)
Milton Barros 63 (Libolo)
Gerson Santos 62 (CDUAN)

Ressaltos
Felizardo Ambrósio 196 (1º de Agosto)
Miguel Kiala 190 (Petro)
Kikas Gomes 165 (1º de Agosto)

Três pontos
Feliciano Camacho 42,5% (Libolo)
Euclides Camacho 42% (Interclube)
Carlos Morais 41,5% (Petro)

Dois pontos
Hélder Ortet 70,1% (1º de Agosto)
Reggie Moore 69,7% (Libolo)
Kikas Gomes 68,2 % (1º de Agosto)

Lances livre
Walter Monteiro 80,8% (Sporting Cabinda)
Reggie Moore 75,6% (Libolo)
Wilson de Carvalho 67,2% (ASA)

Tampões
Leonel Paulo 30 (Libolo)
Miguel Kiala 22 (Petro)
Kikas Gomes 18 (1º de Agosto)

Recuperações
Ramalho Lemos 60 (Sporting de Luanda)
Wilson Manuel 57 (CDUAN)
Cristóvão Oliveira 57 (ASA)

Faltas
Wilson Manuel 91 (CDUAN)
Joseney Joaquim 68 (Vila Estoril)
Manuel Restino 67 (CDUAN)

Perdas de bola
Moreira Luís 90 (Vila Estoril)
Madaleno Chaves 89 (Vila Estoril)
Yuri Demba 86 (Santos FC).

ANGOLA : Atletas de Benguela integram pré-selecção


Vladir Carlos Silvestre Gonçalves, da Casa Pessoal do Porto do Lobito, e Damba Makana Lenda, do Sporting de Benguela, integram esta manhã, os trabalhos da pré-selecção nacional de Sub-16 que projecta a sua participação no torneio da Zonal VI, a decorrer de 8 a 15 de Abril próximo, na Zâmbia, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações (Afrobasket) de 2011, a decorrer em princípio na África do Sul.

Os atletas acima referenciados, escalaram ontem a capital do país, Luanda, e serão seguramente submetidos esta manhã aos indispensáveis exames médicos, isto no período matinal, arrancando com os trabalhos de campo no período vespertino.O seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias, que deplora a presença dos 20 pré-seleccionados para a “operação” Zâmbia, dado ao aproximar da data do arranque do torneio zonal, vê aumentado para 14 o leque de atletas que trabalham nesta altura os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para a vertente física.

Os outros seis pré-seleccionados, designadamente, três do Grupo Desportivo da Huíla, igual número do Sporting Petróleos do Bié, chegam em princípio amanhã, quarta-feira, segundo fez saber o seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias.“Temos informações de que os atletas da Huíla e do Bié chegam em princípio amanhã, ou o mais tardar na quinta-feira.

Estamos satisfeitos porque já poderemos contar com os préstimos dos atletas de Benguela”, asseverou o comandante dos Sub-16, que vai a busca de um dos passes de acesso a fase final do Afrobasket 2011. Entretanto, a partir de sexta-feira, dia 1 de Abril, a pré-selecção nacional começa a efectuar os jogos de controlo, com equipas juniores da capital, por formas a ganhar maior rodagem competitiva.

Eis os pré-seleccionados para a “operação” Zâmbia: 1º de Agosto – Guilhermino António Lopes, Esmael António Bargão, Fernando Alcino Samusamba Kambuando, Ramalianes Albernais da Silva, José Leonardo Kitumba Panda e Carlos Alemão Cequeira; Petro – António Paulo Congo, Adair Josemar Cafumo Carlos, Simba Paulo Pedro Bunga, Duarte Octávio Papa Vicente, João Carlos António Francisco e Garcia António Afonso Vita; Casa do Pessoal do Porto do Lobito – Vladir Carlos Silvestre Gonçalves, Sporting de Benguela – Damba Makana Lenda; Clube Desportivo da Huíla – Ladislau Jacinto Tomás King, Carlos Richarson Francisco Binda e Ivanilson Bento de Jesus Fontura; Sporting Petróleos do Bié – Mousa João Severino, Moisés Gabriel César e José Arnaldo Gonçalves Manuel.

D´Agosto arrecada Usd 10 mil
da fase regular do BAI BAsket

O 1º de Agosto embolsou em Kwanza um valor equivalente a 10 mil dólares norte-americanos, mercê da primeira posição na fase regular do 33º campeonato nacional de basquetebol sénior masculino. O dinheiro, cuja atribuição vai já na quarta época, é uma oferta do patrocinador da prova, o Banco Africano de Investimento (BAI), que nesta fase cabe apenas ao vencedor.

Numa das suas etapas iniciais mais difíceis de campeonato nos últimos três anos, os “militares” do Rio Seco superaram o segundo classificado (Recreativo do Libolo) somente no “cesto average”, mas ainda assim garantiram, além dos valores, a realização de todos os jogos da fase de grupos no seu território.

Em 22 jogos, os campeões nacionais totalizaram 42 pontos, 2.333 cestos convertidos e 1.516 sofridos, ao passo que os representantes do Kwanza Sul somaram 42 pontos, marcaram 2.153 e sofreram 1.476. O Petro de Luanda, com 37 pontos e um jogo por realizar, garantiu a terceira posição com 2.025 pontos concretizados e 1.371 consentidos, seguido do Interclube (39 pontos, 2.027 marcados e 1.575 sofridos), ASA (5º, 36 pontos, 1.920 convertidos e 1.687 sofridos) e Sporting de Cabinda (6º com 34 pontos, 1.613 marcados, 1.553 consentidos e um jogo por realizar), constituindo a série A da fase de grupos que inicia esta quinta-feira.

Já as restantes seis equipas, que integram o grupo B, tiveram uma primeira fase menos regular, com algumas faltas de comparência à mistura, não conseguindo evitar as desconfortáveis e habituais posições do 7º ao 12º, que lhes retira a possibilidade de disputar o título da maior prova da “bola ao cesto” no país.

Assim, o CDUAN, Universidade Lusíada, Santos FC, Sporting de Luanda, Vila Clotilde e Vila Estoril (na ordem classificativa entre o 7º e 12º) deverão se esforçar para que na terceira e última fase do campeonato possam ocupar duas das quatro vagas no Grupo B, juntamente com outros dois que descerão da Série A. A última fase da prova terá três séries de quatro equipas cada (A, B e C), estando os primeiros habilitados a “discutir” o troféu, os segundos lutarão do 5º ao 8º e os terceiros pelas posições seguintes (9º ao 12º). O vencedor recebe 15 mil dólares.

29 março 2011

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET : ACTIVIDADES PARA 2011


A Assembleia-Geral do Porto Novo Basket esteve reunida no passado domingo, em sessão ordinária, para, de entre outros assuntos, aprovar o plano de actividades do clube para este ano. Consolidar a escola de iniciação desportiva (com o lançamento da categoria de iniciados e introdução do basket feminino), a assinatura do protocolo de cooperação com Progresso (São Vicente), intercâmbios com clubes congéneres, a promoção de acções de cariz social são algumas das actividades programadas para 2011, ano em que esta agremiação desportiva pretende levar a acabo um projecto denominado Basquete de Rua, visando a ocupação dos tempos livres dos jovens e estimular o gosto pela modalidade. A Assembleia-Geral aprovou ainda o relatório e contas referentes a 2010, introduziu algumas modificações no símbolo do clube e fez alguns ajustes na composição dos órgãos sociais. Na foto, o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, João Ferreira.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET VENCE ROSARIENSE


Porto Novo Basket foi à Ribeira Grande ganhar ao Rosariense, por 57-40, num jogo de preparação, realizado sábado no liceu Suzete Delgado. Porto Novo Basket controlou o jogo de princípio ao fim, apesar do ambiente adverso criado à volta da equipa campeã em título. O extremo Davi (Porto Novo Basket) foi um das grandes figuras da partida.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

MOÇAMBIQUE : Técnico espanhol dirige selecção de basquetebol


LUÍS Lopes Hernández é o seu nome. Tem 44 anos de idade, nacionalidade espanhola e vem de Las Palmas, nas Ilhas Canárias. É treinador de basquetebol e desde semana passada se ocupa da selecção feminina, que tem pela frente duas importantíssimas competições: os Jogos Africanos de Maputo-2011, em Setembro, e o Afrobásquete do Mali, em Outubro.

Coadjuvado nas suas funções pelos renomados técnicos nacionais Carlos Alberto Niquice (Bitcho) e Simão Mataveia, Luís Hernández, que foi apresentado às jogadoras pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, imediatamente começou a trabalhar, de modo a habituar-se e cedo conhecer as atletas com as quais irá lidar no seu quotidiano durante os próximos sete meses.

Em Moçambique sob o suporte da Solidariedade Olímpica, do Ministério da Juventude e Desportos e da Federação Moçambicana de Basquetebol, o técnico espanhol, para já, não traça quaisquer metas, no entanto, sabendo que a selecção nacional é candidata aos lugares do pódio em ambas as provas, outra coisa não lhe resta senão assumir esse grande desafio de fazer com que o nosso país esteja nas posições cimeiras, tanto nos Jogos Africanos como no Afrobásquete.

Devido à problemática da falta de campos, uma vez que quase todos os pavilhões estão em processo de reabilitação, no âmbito da olimpíada continental, a selecção tem-se repartido entre o Desportivo, onde decorreu a apresentação de Luís Hernández, e a Escola Portuguesa. À disposição da equipa técnica estão 12 atletas que actuam intramuros, designadamente Ana Flávia Azinheira, Deolinda Gimo, Valerdina Manhonga, Anabela Cossa, Aleia Rachide, Ruth Muianga, Nádia Rodrigues, Ondina Nhampossa, Filomena Micato, Odélia Mafanela, Leia Dongue e Inguivilde Mucauro.

Do grupo das pré-convocadas figuram outras três jogadoras, entretanto, dispensadas. Trata-se de Carla Silva, em missão de serviço na cidade de Pemba, Amélia Macamo, por motivos de saúde, e Delmira Castro, em virtude de estudar no período nocturno.
Cinco jogadoras a evoluir no estrangeiro estão também previstas no lote das que envergarão o “jersey” nacional nas duas grandes competições basquetebolísticas deste ano. São elas: Clarisse Machanguana, Nádia do Rosário, Deolinda Ngulela, Vaneza Júnior e Nika Gemo, que se juntarão ao grupo somente em Julho.

No que diz respeito à rodagem competitiva, está previsto que a equipa estagie durante todo o mês de Agosto em Portugal, antecedido de curtas deslocações à África do Sul e Suazilândia e de um torneio internacional na Beira, já em Abril, envolvendo as selecções da Zâmbia e do Zimbabwe.

Enquanto isso, a turma masculina, neste momento às ordens de Milagre Macome, coadjuvado por Carlos Ferro, será igualmente dirigida por um técnico espanhol, Joseba Garcia, treinador do Maxaquene, vencedor das duas últimas edições da Liga Vodacom e que estará entre nós entre Maio e Junho.

No quadro da sua preparação para os Jogos Africanos e para o Afrobásquete de Agosto, cujo local de realização continua uma incógnita, após ter sido retirado da conturbada Costa do Marfim, a selecção nacional tem programado para Julho um estágio na Espanha. Antes, em Maputo, tomará parte no Torneio Internacional da Independência, tendo como convidados o Benfica de Portugal, 1º de Agosto de Angola e selecção da África do Sul.

ANGOLA : Candidatos "prometem" equilíbrio na fase de grupos do Nacional

Apesar da vantagem dos campeões nacionais (1º de Agosto) na ronda inaugural (defronta o Sporting de Cabinda), o valor dos seus principais opositores no grupo A permite antever uma segunda fase renhida na 33ª edição do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, em que Libolo, Petro e Interclube têm estado a projectar a superação das posições anteriormenteconquistadas.

Envolto a certo “suspense”, advinha-se missão bastante complicada para os “militares” manterem o troféu
Vencedor da fase regular com 42 pontos, 2.333 cestos convertidos e 1.516 sofridos em 22 jogos, o 1º de Agosto embora tenha a primazia de realizar todos os jogos em casa deve ter em atenção o trabalho das demais equipas e recarregar as suas baterias que acumulam três anos consecutivos de triunfos para prosseguir os objectivos de revalidação.

Se nas duas primeiras jornadas é quase certo que os comandados de Luís Magalhães somarão os quatro pontos em disputa, quando defrontarem o Sporting de Cabinda e Atlético Sport Aviação (ASA), adversários que se pode considerar de “outro campeonato”, o mesmo já não se deve dizer dos encontros posteriores, pois as restantes equipas da série assemelham-se as qualidades do detentor do troféu.

A réplica na fase regular da formação do Kwanza Sul, que cedo se afirmou e se mostra cada vez mais inconformada no “assalto” ao topo da modalidade no país, a regularidade do jovem conjunto “petrolífero” e o investimento (ainda pouco visível) feito pelos “polícias” na contratação de atletas de referência:

Eduardo Mingas e Shanon Crooks (além de americanos), assim como o técnico José Carlos Guimarães, servem de indicadores que ajudam a reflectir sobre quão disputada será a série, numa altura em que ao “veterano” plantel “agostinho” parece ter acusado alguma fadiga nos últimos tempos.
Actuações menos conseguidas de boa parte dos principais jogadores, aliadas à pouca rapidez e reduzidas opções de “vulto” no banco de suplentes do “d’Agosto” alimentam, até certo ponto, a ideia de maiores dificuldades a encontrar de 1 a 15 de Abril, uma vez que apenas sexta-feira fará o primeiro jogo diante dos cabindenses (6º com 34 pontos, 1.613 marcados, 1.553 consentidos e um jogo por
realizar).

Por sua vez, o Libolo (2º com 42 pontos, 2.153 marcados e 1.476 sofridos) inicia esta etapa defrontando o ASA (5º, 36 pontos, 1.920 convertidos e 1.687 consentidos), ao passo que o Petro (3º com 37 pontos, 2.025 convertidos, 1.371 consentidos e uma partida por realizar) mede forças com o Interclube (4º com 39pontos, 2.027 marcados e 1.575 sofridos), no primeiro de vários duelos de candidatos.
A partida entre o 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo, uma das mais aguardas, sobretudo pelos adeptos “militares”, face a expectativa sobre a necessidade de“desforra” da “cabazada” (128-93) imposta pelo adversário no último desafio entre ambos, acontece no dia 15, no fecho da fase de grupo.
Antes, os aficionados da “bola ao cesto” terão os não menos aliciantes Libolo-Petro (dia 2), 1º de Agosto-Interclube (dia 8) e Libolo-Interclube e 1º de Agosto-Petro, ambos a nove de Abril.
A série é disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, devendo o vencedor beneficiar de um ponto na fase final do campeonato, em que as quatro primeiras equipas classificadas desta etapa disputarão o título nacional.

(Por Valentim de Carvalho)

ANGOLA : Federação antecipa fase de grupos do Nacional sénior

A fase de grupos do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino (BAI Basket) inicia quinta-feira (31 de Março), em Luanda, com a realização dos jogos Petro-Interclube e Recreativo do Libolo-Atlético Sport Aviação (ASA), referentes à série A, no pavilhão principal da Cidadela.

Inicialmente marcada para o dia 1 de Abril, a federação angolana da modalidade viu-se “forçada” a antecipar a abertura da prova, devido à realização nesta data, no pavilhão principal da Cidadela, dos jogos da Supertaça em andebol, entre as equipas do Kabuscorp-Interclube (masculino) e Petro de Luanda-1º de Agosto (feminino).

Durante 16 dias, onze das 12 equipas subdivididas em dois grupos de seis cada vão procurar dar o máximo de si no sentido de melhorarem a classificação anterior, enquanto o 1º de Agosto terá a difícil missão de “lutar” para revalidar o troféu que ostenta há três anos.

Fruto do seu desempenho na etapa regular, os conjuntos do Libolo, Petro, Interclube, ASA e Sporting de Cabinda, integrantes do grupo A, juntamente com os “militares do Rio Seco”, são os que têm a possibilidade de garantir lugar entre os quatro melhores que na terceira e última fase do campeonato discutirão o título da 33ª edição do nacional da “bola ao cesto”.

Por sua vez, o CDUAN, Universidade Lusíada, Santos FC, Sporting de Luanda, Vila Clotilde e Vila Estoril (classificados entre o 7º e 12º posto na fase regular) constituem o grupo B. Ambas as séries serão disputadas no sistema de todos contra todos a uma volta, devendo os vencedores beneficiar de um ponto de vantagem na fase final.

A ronda inaugural reserva ainda para sexta-feira os jogos: 1º de Agosto-Sporting de Cabinda (grupo A) e CDUAN-Vila Estoril, Universidade Lusíada-Vila Clotilde e Santos FC-Sporting de Luanda (série B).

Com 42 pontos, 2.333 cestos convertidos e 1.516 sofridos em 22 jogos, o 1º de Agosto sagrou-se vencedor da fase regular, tendo angariado um valor em kwanza equivalente a dez mil dólares norte-americanos.

ANGOLA : Massificação na Huíla começa a dar frutos


Os resultados do projecto de proliferação desportiva denominado “Basquetebol Huilano”, criado há três anos na cidade do Lubango, satisfazem o mentor do projecto, o técnico Emanuel Trovoada. A recente chamada de três atletas do Desportivo da Huíla para integrar a pré-selecção nacional masculina em sub-16, que projecta a sua participação no zonal VI, competição aprazada para os dias 8 a 15 de Abril, em Lusaka, Zâmbia, e outros a jogar em equipas de renome no país com realce para o Petro de Luanda, 1º de Agosto, Sporting de Cabinda e Recreativo do Libolo, só para citar estes, é um dos exemplos visíveis do efeito do referido projecto.

A movimentar actualmente mais de 140 jovens nos escalões de mini básquete, iniciados, cadetes e juniores, o projecto em causa debate-se com muitas dificuldades em termos de material e os treinadores estão há dez meses sem receber qualquer remuneração.
Contudo, este projecto, mesmo sem apoios merecidos, já está a surtir os efeitos desejados devido à persistência, coragem e vontade do técnico Emanuel Trovoada e seus colaboradores. O técnico disse que apesar de muitas dificuldades de ordem material e outros, acredita no sucesso desse projecto.

“Acreditamos cada vez mais que este contributo e ocupação que estamos a dar a estes jovens são fundamentais para a educação deles. Estamos a fazer um acompanhamento sério em termos escolares, junto das famílias e da sociedade. E é isto que nos interessa. Estou de facto contente porque estamos a dar um contributo ao nosso país. E volto a dizer aquilo que disse há meses e que as pessoas não acreditaram: Enquanto eu estiver no Lubango, este projecto não vai morrer”, exteriorizou.

Emanuel Trovoada assegurou, por outro lado, que todos aqueles jovens atletas juniores que ascenderam à categoria de seniores não foram esquecidos. “Estamos três vezes por semana a trabalhar com eles, pois acreditamos que muitos deles vão dar-nos o prazer e o orgulho de jogarem em algumas das grandes equipas, como vemos hoje o Lapa a jogar no Libolo, o Simão em Cabinda, Yuri Suingui, entre outros”.

Emanuel Trovoada
grato a Rui Mingas

Emanuel trovoada afirmou ao Jornal de Desportos que o projecto de massificação do basquetebol nas terras altas da Chela, está a perdurar graças à contribuição valiosa de Rui Mingas, antigo secretário de Estado dos Desportos. “Não podia deixar de agradecer a uma pessoa que tem sido fantástica. Tem-nos apoiado muito, assim como nos tem dado grandes incentivos. É um grande mestre do desporto, o camarada Rui Mingas. A ele, mais uma vez, tiro o meu chapéu e muito obrigado por todo o apoio que nos tem dado. Foi a pessoa que nunca nos deixou mal. Acreditou no nosso trabalho”, louvou.

Trovoada referiu que Rui Mingas, sendo uma pessoa com boa visão no tocante ao desporto, em momentos difíceis lhe deu importantes conselhos. “Apoiou-me sempre dizendo: jovem, não largues esse projecto. Acredita no teu projecto. És uma pessoa que dignificou as cores do seu país, Angola, num país amigo como Cabo Verde. Por estas palavras encorajadoras é que estamos aqui a fazer a nossa tarefa, eu e os meus colegas treinadores”, concluiu. G.H

Seleccionador
nacional destaca empenho dos sub-16

Elvino Dias, seleccionador nacional de basquetebol masculino em sub-16, destacou ontem o empenho dos pré-seleccionados que preparam o zonal VI da Zâmbia, agendado para 8 a 15 de Abril próximo, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição que em princípio será disputada na África do Sul. Em declarações aos Jornal dos Desportos, o comandante dos sub-16 lamentou, por outro lado, o facto de até ontem os atletas pré-seleccionados do Sporting Petróleos do Bié, Casa Pessoal do Porto do Lobito e Sporting de Benguela não terem integrado ainda os trabalhos do grupo.

“Devo dizer que os trabalhos têm decorrido da melhor forma, o empenho dos atletas em cada sessão é formidável. Como se deve compreender, nesta faixa etária os técnicos normalmente não precisam de motivar os atletas porque eles vêm cheios de motivação por estarem na pré-selecção e todos querem lutar para constarem na lista dos eleitos. Infelizmente até hoje (ontem) continuamos a trabalhar de forma amputada porque os atletas pré-seleccionados do Bié e Benguela ainda não chegaram à capital do país”, lamentou Elvino Dias.

O seleccionador nacional afirmou que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem mantido contactos permanentes com os clubes e respectivos educandos e tudo indica que até amanhã (hoje) ou mais tardar amanhã, quarta-feira, o grupo estará completo.
“Estamos a correr contra o tempo, porque a competição arranca já no dia 8 de Abril e é necessário termos o grupo completo”, assegurou Elvino Dias. Dos 20 atletas convocados, apenas 12 trabalham às ordens da dupla técnica Elvino Dias e Joaquim Pinto.

Questionado sobre as condições de trabalho, o seleccionador nacional garantiu que a direcção da FAB colocou à disposição da equipa técnica as melhores condições de trabalho. “Não nos podemos queixar de nada porque temos tudo assegurado, desde a merenda para os petizes, o campo para treinar, o material, enfim, as condições de trabalho são excelentes”, disse. Hoje, a partir das 8h00, a pré-selecção nacional realiza mais uma sessão de treino no Pavilhão Anexo número dois e à tarde os sub-16 voltam a labutar.

Melo Clemente

27 março 2011

ANGOLA : Sub-16 em dia repouso


A pré-selecção nacional de basquetebol masculina na categoria de sub-16, que projecta a sua participação no zonal VI de apuramento ao Campeonato Africano das Nações de 2011, Afrobasket, competição a decorrer de 8 a 15 de Abril próximo, na Zâmbia, regista hoje, domingo, o seu primeiro dia de folga. Depois de se ter concentrado na última quarta-feira, na sede da Federação Angolana de Basquetebol, sita no Complexo Desportivo da Cidadela, em Luanda, o seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias, submeteu a pré-seleccção nacional a trabalhos de campo, com realce para a vertente física, aliada aos indispensáveis exames médicos.

Dado o factor tempo, que corre a desfavor do combinado nacional que vai em busca do passe de acesso à fase final do Afrobasket 2011, que em princípio será disputado na África do Sul, o seleccionador nacional tem submetido os seus pupilos a trabalhos intensos, de modo a formar um grupo coeso, capaz de assegurar um dos passes de acesso ao Campeonato Africano das Nações da categoria. Amanhã, segunda-feira, a pré-selecção nacional retoma a sua preparação, dando sequência aos exames médicos e aos trabalhos de campo.

De acordo com a programação a que o Jornal dos Desportos teve acesso, os sub-16 têm agendado, na primeira semana de Abril próximo, cinco a seis jogos de controlo, com equipas juniores da capital do país. Entretanto, a pré-selecção nacional continuar a prepara-se de forma amputada, devido à ausência dos atletas da província de Benguela e do Bié, que foram chamados para integrarem a “operação” Zâmbia. Segundo apurámos, os seis atletas – três de Benguela e igual número do Bié – devem escalar a capital do país (Luanda) nos próximos dias. O zonal VI da Zâmbia apura os dois primeiros classificados para a fase final do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, Afrobasket 2011.

Eis os pré-seleccionados para a “operação” Zâmbia: 1º de Agosto – Guilhermino António Lopes, Esmael António Bargão, Fernando Alcino Samusamba Kambuando, Ramalianes Albernais da Silva, José Leonardo Kitumba Panda e Carlos Alemão Cequeira; Petro – António Paulo Congo, Adair Josemar Cafumo Carlos, Simba Paulo Pedro Bunga, Duarte Octávio Papa Vicente, João Carlos António Francisco e Garcia António Afonso Vita; Casa do Pessoal do Porto do Lobito – Vladir Carlos Silvestre Gonçalves, Sporting de Benguela – Damba Makana Lenda; Clube Desportivo da Huíla – Ladislau Jacinto Tomás King, Carlos Richarson Francisco Binda e Ivanilson Bento de Jesus Fontura; Sporting Petróleos do Bié – Mousa João Severino, Moisés Gabriel César e José Arnaldo Gonçalves Manuel

26 março 2011

CABO VERDE : Fogo: Campeonato de basquetebol arranca em Abril


A época basquetebolistíca sénior masculino, na ilha do Fogo, deverá iniciar na primeira quinzena de Abril. A informação foi avançada pelo presidente da Associação Regional de Basquetebol na ilha do Fogo (ARBBF), Francisco Tavares. Mas para definir a data em concreto do arranque da época, a ARBBF reúne-se com os clubes inscritos este fim-de-semana.

Para a nova época, já está confirmada a participação de três equipas de São Filipe: Spartak, Atlântico e Lém. Deverá fazer parte ainda deste lote uma equipa da Cova Figueira, uma decisão que deverá sair do encontro com os clubes filiados.

Além do campeonato, serão programadas a Taça São Filipe e a Taça Fogo. A associação de basquetebol da ilha pretende também realizar um campeonato Sub14, com a participação das equipas do Atlântico, Cova Figueira e AMI-Fogo.

Francisco Tavares confessou ao asemanaonline que problemas financeiros têm, "afectado muito" a Associação de Basquet na ilha. Tavares lamenta o escasso apoio das instituições locais e do valor do subsídio atribuído pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol que considera "irrisório" e não compensa as despesas da organização.
http://www.asemana.publ.cv

ANGOLA : Petro de Luanda e Interclube em acertos de contas no Nacional


Petro de Luanda - Interclube é a partida de destaque da primeira jornada da fase de grupos (A) da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket), a ter lugar no dia 31 do corrente mês, a partir das 18 horas, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. Uma hora antes, o Recreativo do Libolo vai medir forças com o ASA, no mesmo recinto, ao passo que, no dia seguinte, o 1º de Agosto recebe em casa o Sporting Clube de Cabinda.

Os petrolíferos e polícias, depois de se terem encontrado duas vezes consecutivas para as meias-finais da Taça de Angola, voltam a protagonizar uma aliciante partida, na qual os comandados de José Carlos Guimarães vão procurar limpar a imagem. O técnico principal do Petro de Luanda, Alberto Babo, reconhece as dificuldades a enfrentar, quando o adversário responde pelo emblema da Polícia Nacional, cujo plantel está recheado de atletas de alto nível técnico.

O técnico português mantém o discurso de optimismo. “Vamos encarar todas as partidas com grande motivação, porque pretendemos levar de vencida qualquer desafio em que nos encontramos”, disse. José Carlos Guimarães reitera confiança aos pupilos. Contudo, realça a preocupação com algumas falhas de “alguns segmentos” que “estão a prejudicar o trabalho da equipa, em particular, e do basquetebol, em geral”.

A primeira jornada do grupo B arranca dia 1 de Abril, com as partidas entre CDUAN-Vila Estoril, às 14 horas, no anexo II da Cidadela Desportiva; Universidade Lusíadas-Vila Clotilde, às 16 horas, no pavilhão 28 de Fevereiro, ao mesmo tempo que O Santos Futebol Clube mede Forças com o Sporting de Luanda, no anexo II.

25 março 2011

ANGOLA : Técnico Emanuel Trovoada


O técnico de basquetebol do Clube Desportiva da Huíla, Emanuel Trovoada, considerou a convocação de três atletas da sua equipa para a pré-selecção nacional masculina em sub-16, que visa o torneio de apuramento da Zona VI, como um reconhecimento ao trabalho dos treinadores locais. Trata-se de Ladislau Jacinto Tomás King, Carlos Racharson Francisco Binda, e Ivailson Bento de Jesus Fontoura, chamados pelo seleccionador nacional, Elvínio Dias, para a campanha de apuramento da Zona VI, marcada para entre 8 e 15 de Abril próximo, em Lusaka, capital da Zâmbia.

“De certa forma, é finalmente o reconhecimento ao trabalho que nós, técnicos da Huíla, temos vindo a desenvolver em prol da modalidade. Temos estado a atravessar momentos extremamente difíceis. Apesar disso, nunca deixamos de trabalhar nem de acreditar no nosso trabalho. Fruto desse esforço e sacrifício, aqui está a prova deste grande incentivo que é essa convocatória dos três jovens”, disse satisfeito Emanuel Trovoada.

Emanuel Trovoada explicou que estes jovens atletas que participaram nos três últimos campeonatos de cadetes realizados em Benguela, teoricamente no modelo que está a utilizar no seu trabalho quotidiano, até aos escalões de cadetes, não têm posições definidas. Por isso, não revelou se jogam na posição base ou extremo. Contudo, assegurou que como atletas do escalão de cadetes, sabem interpretar essas posições para que no futuro, quando chegar a altura de ascender nos escalões de juniores e seniores, possam ser jogadores mais completos.

O técnico disse que espera que essa convocatória dos seus atletas sirva de grande incentivo para os demais jovens que não são convocados noutros escalões. Daí que continua a trabalhar todos os dias com a mesma humildade para dignificar cada vez mais a bandeira de Angola, no geral, e da província em particular. “Esperemos que na selecção nacional júnior, tenhamos também atletas que possam dar o seu contributo ao nosso país”, asseverou.

Sublinhou que com essa chamada espera que o Governo e os grandes empresários da província acreditem no projecto que está ser desenvolvido nestas paragens no sentido de dar mais apoios aos jovens valores e promessas do basquetebol angolano. Emanuel Trovoada sublinhou que a província da Huíla possui todas condições para singrar no basquetebol. “Esperemos que, de facto, isso seja um grande incentivo para os jovens que não foram convocados em outros escalões. Os jovens estão radiantes com esta chamada. Dai, mais uma vez, agradecer à própria federação e ao próprio treinador principal que acreditaram no nosso trabalho”, frisou.

King quer ficar entre os eleitos

Ladislau Jacinto Tomás King, de 1 metro e 88 centímetros de altura e calça 45, mostrou-se regozijado por ter conseguido atingir um dos objectivos que tanto sonhou. Com apenas três anos de prática da modalidade almeja trabalhar para conquistar um lugar nos eleitos rumo à “operação Lusaka”. “Sinto-me muito feliz porque foi reconhecido o trabalho que tenho feito. Graças ao grande trabalho que o mister Trovoada desenvolve no Lubango fui convocado. Mas para me tornar um grande jogador preciso de melhorar mais em todos sentidos, porque todos os dias são para aprender e eu ainda não sou perfeito. Preciso de aprender muito”, garantiu Ladislau King. G.H

Huambo acolhe acto central
do Dia Nacional do Basquetebol

A província do Huambo vai acolher o acto central do dia 18 de Maio, Dia Nacional do Basquetebol. A informação foi avançada, esta semana, pelo presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, no final da uma reunião mantida com a direcção Provincial da Juventude e Desportos e das Associação de Basquetebol do Bengo, Luanda, Benguela e Huambo. Durante o encontro com os membros de algumas associações províncias ficou ainda definido que a província do Huambo vai acolher a realização de um torneio inter-provincial de cadetes em ambos os sexos.

Gustavo da Conceição disse ainda que está marcado, para os próximos três meses, a realização de acções de formações para a classe de árbitros, treinadores, estatístico e dirigismo desportivo. “Nestes cursos de formação é necessária a presença de mais de 25 elementos para podermos tirar o maior rendimento do mesmo. Vamos entregar kits de material desportivo aos técnicos que fizerem a formação para depois poderem trabalhar”, disse.

O director provincial da Juventude e Desportos do Huambo, Carlos Graça, adiantou que a realização das actividades do Dia 18 de Maio na província vai dar maior dinamismo e relançar o basquetebol na província.
João Constantino, no Huambo

Planalto Central alberga
final da Supertaça

A final da Supertaça de basquetebol sénior masculino vai acontecer no próximo mês de Novembro, na cidade do Huambo. A confirmação foi feita pelo presidente da federação angolana da modalidade, Gustavo da Conceição, quando fazia o balanço da reunião das associações províncias realizada na semana finda, na cidade do Bié. Gustavo da Conceição disse que encontrou disponibilidade dos dirigentes locais que pretendiam trazer ao Huambo equipas do topo do basquetebol nacional. “Encontramos disposição da parte das autoridades locais e intenção da associação provincial de basquetebol.

Daí, a nossa decisão de fazermos disputar aqui a final da Supertaça sénior masculino, em Novembro, nas vésperas das festas da Independência. Vamos analisar os encargos para ambas as partes, mas saio daqui com a promessa que a província vai acolher esta prova”, disse Gustavo Conceição. Quanto à reunião do Bié, Gustavo da Conceição, considerou-a de positiva e afirmou que marca uma nova página do círculo a modalidade. J.C

24 março 2011

ANGOLA : Sub-17 inicia hoje operação para Zâmbia


Trabalho de campo aliado a exames médicos marca hoje, quinta-feira, o início de preparação da pré-selecção masculina de basquetebol em sub-16, que de oito a 15 de Abril próximo vai disputar o zonal VI da Zâmbia, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações de Basquetebol da categoria, vulgo Afrobasket, competição que em princípio deve acontecer na África do Sul, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.

Dos 20 atletas convocados para a “operação” Zâmbia, apenas doze, por sinal, todos de Luanda, marcaram presença ontem, na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), onde tomaram conhecimento do plano preparatório esboçado pelo seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias. Os restantes oito pré-seleccionados, sendo três do Sporting Petróleos do Bié, três do Clube Desportivo da Huíla e um da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, devem escalar nos próximos dias a capital do país, Luanda, a fim de integrarem os trabalhos da pré-selecção nacional de sub-16 que projecta o zonal VI da Zâmbia.

As formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda forneceram seis atletas cada a pré-seleccão nacional. Em face do pouco tempo que resta para o início do torneio zonal, o seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias, começa a partir de hoje, quinta-feira, dia 24, com os trabalhos de campo que serão intercalados com os indispensáveis exames médicos. “Infelizmente temos pouco tempo para nos preparar convenientemente visando o zonal VI, prova selectiva ao Afrobasket de 2011, que em princípio deve acontecer na África do Sul. Hoje, daremos início aos trabalhos de campo que serão intercalados com os exames médicos”, assegurou o seleccionador nacional dos sub-16.

Elvino Dias fez saber por outro lado, que o atraso se deve ao facto da Fiba-Afrique ter notificado de forma tardia as suas congéneres sobre as datas dos zonais.“O atraso não tem nada a ver com a direcção da federação. A Fiba-Afrique só agora mandou as datas dos zonais. Sem as datas a federação nunca poderia mandar convocar a pré-selecção”, disse. Eis os pré-seleccionados para “operação” Zâmbia: 1º de Agosto – Guilhermino António Lopes, Esmael António Bargão, Fernando Alcino Samusamba Kambuando, Ramalianes

Albernais da Silva, José Leonardo Kitumba Panda e Carlos Alemão Cequeira; Petro – António Paulo Congo, Adair Josemar Cafumo Carlos, Simba Paulo Pedro Bunga, Duarte Octávio Papa Vicente, João Carlos António Francisco e Garcia António Afonso Vita; Casa Pessoal do Porto do Lobito – Vladir Carlos Silvestre Gonçalves, Sporting de Benguela – Damba Makana Lenda; Clube Desportivo da Huíla – Ladislau Jacinto Tomás King, Carlos Richarson Francisco Binda e Ivanilson Bento de Jesus Fontura; Sporting Petróleos do Bié – Mousa João Severino, Moisés Gabriel César e José Arnaldo Gonçalves Manuel.

Sub-16 tem em
agenda cinco jogos de controlo

Para dotar a pré-selecção nacional masculina de sub-16 de ritmo competitivo, visando o torneio zonal VI da Zâmbia, prova que vai apurar os dois primeiros classificados para o Afrobasket da categoria, a equipa técnica agendou cinco jogos de controlo para a primeira semana de Abril próximo, de acordo com o seleccionador nacional, Elvino Fátima Costa Alegre Carvalho Dias. “Nós vamos realizar cinco a seis jogos de controlo com equipas juniores de Luanda, a fim de dotarmos a nossa equipa de maior rodagem competitiva”, assegurou o seleccionador nacional. M.C

Elvino Dias
aposta no apuramento

Apesar de desconhecer o potencial das demais selecções que vão discutir pelos dois passes de aceso a fase final do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol de sub-16, Elvino Dias, seleccionador nacional, mostra-se confiante no apuramento ao Afrobasket de 2011. “Nós vamos praticamente as escuras. Não temos conhecimento profundo sobre as demais selecções que lá estarão. Ainda assim, tudo faremos para conseguirmos o passe de acesso a fase final do Campeonato Africano das Nações da modalidade”, prognosticou o técnico.

Questionado sobre o potencial dos atletas convocados, Elvino Dias afirmou que chamou os melhores da actualidade nesta categoria.“Foi uma convocatória em que apostamos nos melhores da actualidade. Do Bié, vem atletas com mais de dois metros e dois centímetros de altura”, disse Elvino Dias. M.C

23 março 2011

ANGOLA : Convocada selecção para zonal da Zâmbia


Os integrantes da pré-selecção nacional de basquetebol em Sub-16 masculino reúnem-se, hoje, a partir das 16 horas, na sede da Federação Angolana de Basquetebol, localizada no complexo da Cidadela Desportiva, com vista à preparação do torneio de apuramento da Zona VI, a decorrer de 8 a 15 de Abril, em Lusaka, capital da Zâmbia.

Uma nota enviada à nossa redacção refere que os trabalhos vão ser dirigidos por Elvínio Dias, técnico principal, coadjuvado por Joaquim Pedro (treinador adjunto), Daniel Neto (seccionista) e Francisco Domingos (fisioterapeuta), ao passo que foram convocados para esta empreitada um universo de 20 atletas.

A convocatória, subscrita pelo vice-presidente, Jeans Jacques N’Zadi da Conceição, descrimina os atletas do 1º de Agosto: Guilherme António Lopes, Ismael António Bargão, Fernando Alcino Samusamba, Ramalianes Albertina da Silva, José Leonardo Kitumba Panda, Carlos Alemão Cerqueira; do Petro de Luanda: António Paulo Congo, Adair Josemar Cafumo Carlos, Simba Paulo Pedro Bunga, Duarte Octávio Papa Vicente, João Carlos António Francisco e Garcia António Afonso Vita.

Integram ainda a pré-selecção Vladmir Carlos Gonçalves, da Casa Pessoal do Porto do Lobito, Damba Makena Lenda, do Sporting de Benguela, Ladislau Jacinto Tomás King, Carlos Racharson Francisco Binda, Ivailson Bento de Jesus Fontoura, do Clube Desportivo da Huíla, Mousa João Severino, Moisés Gabriel César e José Arnaldo Gonçalves Manuel, do Sporting Petróleos do Bié.

22 março 2011

ANGOLA : FAB pode propor ao Governo organização do Afrobasket2011

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, admitiu, ontem, a possibilidade de a sua instituição remeter ao Governo uma proposta para a organização do Afrobasket2011 no país. Angola não apresentou qualquer candidatura para albergar o evento, mas falando à Rádio 5, no Bié, Gustavo da Conceição referiu que caso a Fiba-Afrique não encontre um país para a realização da prova, este (Angola) poderá aparecer como solução para “socorrer” o órgão reitor da modalidade no continente e dar dignidade a sua condição de líder do basquetebol em África.

“Não estamos com a porta fechada, sabemos bem que não é conveniente neste momento organizarmos o Afrobasket, mas se tivermos que o fazer a federação vai propor ao Governo que assume esta responsabilidade”, admitiu. Nesta altura a Fiba-Afrique estuda a possibilidade de atribuir a prova ao Madagáscar ou Marrocos, depois de ter retirado a organização a Cote d’Ivoire, devido a instabilidade política que esse país vive. De fora da “corrida” ficaram também o Egipto e a Tunísia pelos mesmos problemas que os ivorienses.

No entanto, contactado pela Angop a propósito da não indicação até ao momento do país sede para esta competição, cujo prazo era o dia 15 deste mês, o secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento, sublinhou existirem muitas dificuldade de comunicação com membros do comité executivo da Fiba-Afrique em Abidjan, face a situação na Cote d’Ivoire, pelo que o seu órgão dispõe das mesmas informações.
Garantiu não haver uma posição oficial sobre o substituto da Cote d’Ivoire, embora Marrocos e Madagáscar tenham se manifestado favoráveis a realização da mesma.

Tony Sofrimento reiterou que o país tem condições de infra-estruturas e humanas, assim como ambiente, para albergar o campeonato que apura o representante africano aos Jogos Olímpicos de Londres2012. O Afrobasket2011 está marcado para o mês de Agosto. Angola é a detentora do título africano, o qual já conquistou por dez vezes, tornando-se o país com mais troféus no continente.

21 março 2011

CABO VERDE : PROJECTO BASQUETE FEMININO É JÁ UMA REALIDADE


A equipa feminina do Porto Novo Basket fez a sua apresentação ao público no sábado, dia 19 do corrente, no quadro das actividades comemorativas do 10ª aniversário do clube. A equipa é formada por jovens, na faixa etária entre 16 e 20 anos, de excelentes qualidades. Aliás, a equipa, orientada pelo professor Abílio Gomes, deu boas indicações e recebeu muitos aplausos das pessoas que estiveram no polivalente Tinin. É mais um projecto do Porto Novo Basket, que tem em funcionamento a sua escola de basquetebol. A escola completa, precisamente agora em Março, um ano de existência.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : Fase de grupos do Nacional de basquetebol inicia a 1 de Abril


A fase de grupos da 33ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, arranca a um de Abril próximo, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte federativa. A formação do 1º de Agosto terminou a fase regular da referida competição na primeira posição, com 42 pontos, seguido do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, com o mesmo número de pontos.

A equipa da Polícia, liderada pelo ex-seleccionador nacional adjunto dos decacampeões africanos, José Carlos Guimarães, ocupa actualmente a terceira posição, com 39 pontos. Já os petrolíferos da capital, com um jogo a menos, estão na quarta posição, com 37 pontos. Entretanto, a área técnica da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) faz disputar a 28 do mês em curso, as últimas duas partidas da fase regular da 33ª edição do BAI Basket.

Em função da actual classificação, as formações do 1º de Agosto, Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Petróleos de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA) e Cduan vão fazer parte do Grupo A, ao passo que no Grupo B estarão as equipas do Sporting de Cabinda, Lusíadas, Sporting de Luanda e, Santos Futebol Clube, Vila Clotilde e Vila Estoril.

1º de Agosto, campeão nacional em título, e Recreativo do Libolo são as equipas que menos perderam na fase regular, com duas derrotas cada, ao passo que o estreante Clube Desportivo Vila Estoril e a formação até aqui só coleccionou derrotas, num total de 22 desaires, em igual número de jogos. Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube averbaram cada cinco derrotas durante a fase regular da edição número 33 do BAI Basket. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), que na última sexta-feira, foi afastado das meias-finais da Taça de Angola, pelo Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, é o actual detentor da coroa nacional.

20 março 2011

ANGOLA : Silêncio da Federação


A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não realiza Assembleias-Gerais há oito anos e a situação incomoda as associações provinciais. Para colmatar “o vazio”, um grupo de associações da região Centro e Sul do país reuniu-se, ontem, na província do Bié, segundo Luís Garrido, presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla.

Garrido revelou ao “Jornal dos Desportos” que levou à reunião do Bié como proposta de discussão aspectos ligados à constituição das direcções das associações provinciais, porquanto “às vezes, as vozes descontentes de alguns filiados, que deveriam levantar-se para se pronunciar sobre os momentos menos bons do basquetebol no país, se fecham em copas pelo facto da FAB não dar espaço para o diálogo”.

O dirigente defende a necessidade de haver maior diálogo entre os associados e o actual elenco da FAB liderado por Gustavo da Conceição, sob pena de o basquetebol se ver mergulhado num descalabro igual ao que está a viver a Federação Angolana de Futebol. “E o diálogo passa na realização regular das Assembleias-Gerais da FAB para ajudar a traçar estratégias que visem o melhoramento do basquetebol”, disse. E acrescentou: “O silêncio da FAB faz com que muitas preocupações não sejam resolvidas”.

Em função da gestão da FAB, Luís Garrido voltou a manifestar a posição da Associação da Huíla tomada há quatro meses: “defendemos que, se houver eleições na Federação, por exemplo, amanhã, a direcção tem de sair”. O incumprimento de promessas eleitorais é outro motivo que deixa os associados zangados. A essa posição juntam-se outras razões: a composição da actual comissão técnica, que diz não concordar e a necessidade de revisão de algumas irregularidades constantes do Estatuto e Regulamento.

Babo enaltece conjunto

O técnico principal do Petro de Luanda, Alberto Babo, mostrou-se satisfeito pelo empenho do conjunto tricolor na obtenção do passe para as meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, cuja primeira “mão” está agendada para 19 de Abril próximo. Depois de afastar o Interclube da Taça de Angola, na última sexta -feira, o Petro de Luanda regressa aos trabalhos amanhã de manhã, para preparar a segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, cujo arranque está previsto para os últimos dias da próxima semana.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o timoneiro do eixo-viário reconheceu as dificuldades que a equipa teve para ultrapassar a equipa da Polícia Nacional. “Agora, o Interclube está moldado para altos voos por contar com um plantel composto por atletas de grande nível”, disse o português que justificou a vitória: “e só foi possível ser ultrapassado, porque o Petro de Luanda prima por espírito de equipa”.

Ao mesmo tempo que procura moldar o esquema a ser usado na final da Taça de Angola, onde vai ter pela frente o Recreativo de Libolo, equipa comandada por Raul Duarte, que procura revalidar o título, depois de cilindrar o 1º de Agosto pelos expressivos 128-93, Babo foi pragmático em afirmar que vai ser “um desafio difícil”. E as razões são visíveis: “o adversário que vamos ter pela frente é difícil, em função do capital individual e tempo que está junto”. O somatório é dificuldades à vista: “Se juntarmos estes valores ao desejo daquela formação manter sob a sua alçada o título em referência, podemos antever enormes dificuldades”.

A receita para curar o obstáculo está identificada: “temos cerca de um mês para projectarmos a nossa estratégia e confio plenamente nos meus atletas”. Por essa razão, “devo dar parabéns aos meus jogadores por cumprir com uma etapa na luta pela conquista do importante troféu que é a Taça de Angola”. Hélder Jeremias

19 março 2011

CABO VERDE : Santiago Sul: Basquetebol arranca com supertaça

O basquetebol de Santiago Sul bota o pé na estrada praticamente no fim deste mês, sábado, 26, com o jogo da supertaça que põe frente-a-frente o campeão regional Seven Stars e o vencedor do torneio de abertura da época passada, o Prédio. O duelo entre estas duas velhas glórias do basquetebol praiense está marcado para as 19h30 de sábado, 26, no recinto interno do Gimnodesportivo Vavá Duarte. A bola agora não vai parar de bater na maior região desportiva do país. Uma semana depois da Supertaça, os jogadores abrem o campeonato regional, que deverá contar com a concorrência de seis equipas: Amor de Deus, Bairro, ABC, Seven Stars, Massapé e Prédio.

A Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul (ARBSS) tem um calendário ambicioso esta época. Além do campeonato sénior masculino, pretende realizar o regional sénior feminino e as provas nos escalões de formação, nomeadamente sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20.

Segundo o presidente da recém-empossada associação, André Delgado, que até aqui liderava a Comissão de Gestão criada pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), já há muita movimentação das equipas, faltando apenas concluir o processo de inscrição dos atletas para se dar início às provas.

O novo presidente já fez saber que o objectivo, agora, é correr atrás do tempo perdido – as provas deveriam arrancar em Outubro do ano passado. Entretanto, Delgado pede a todos que “trabalhem de mãos dadas, em prol do basquetebol, da Praia e de Cabo Verde”. É que, salienta, precisa-se “mais e melhor organização” para que a modalidade possa trilhar os caminhos do sucesso nesta nova etapa. Outra meta será reforçar a formação de árbitros, treinadores, dirigentes e dos jovens atletas.

ANGOLA : Aníbal Moreira defende mais trabalho nas escolas

O técnico da equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, advogou hoje (sexta-feira), em Luanda, a necessidade de se desenvolver mais trabalhos nas escolas de ensino de base e superior para aumentar o número de atletas na alta competição.

Falando à Angop, a antiga estrela do basquetebol nacional disse que o nível qualitativo na classe feminina passa pelo incentivo na quantidade e maior prospecção nos bairros.
Aníbal, insatisfeito com o fraco número de formações nas provas provinciais e nacional, sugeriu aos dirigentes dos clubes para apoiarem as iniciativas dos jovens técnicos espalhados nos bairros, nas escolas e nas universidades.
Sublinhou que Angola já subiu ao pódio por duas vezes no campeonato africano de clube em basquetebol feminino e a tendência é melhorar. Disse haver nesta altura no provincial de Luanda e nacionais um desnivelamento.
Para si, essa realidade prejudica o basquetebol feminino, que se limita a duas equipas.

A época desportiva 2011 em Luanda (femininos) iníciou a 24 de Fevereiro do corrente, com o torneio de abertura que termina a 26 de Março. Participaram as equipas do 1º de Agosto, Interclube A e B, GD Maculusso e GD Juventude de Viana.

ANGOLA : Libolo e Petro são os Finalistas


Com o norte-americano, Reggie Morre, em grande plano, a semelhança do internacional angolano, Olímpio Cipriano, a formação do Grupo Desportivo e Recerativo do Libolo do Kwanza Sul alcançou pelo segundo ano consecutivo a final da Taça de Angola de basquetebol em seniores mascilinos, mercê do triunfo ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela, sobre o 1º de Agosto, hexa-camepão africano, por 128-93, em partida referente a segunda “mão” das meias-finais da referida competição.

Fantástico! É o que se pode dizer da partida realizada pelo representante da vila de Calulo, que diga-se, chegou a vulgarizar a equipa rubro e negra em algumas etapas do desafio, para a tristeza da clack militar que ao intervalo protagonizou algum desacato contra o árbitro Francisco Pacheco, muito em função da sua probre actuação no desafio a semelhança do jovem Clésio Francisco. Aliás, os 64 pontos marcados contra a equipa militar, ao cabo dos primeiros 24 minutos, atesta perfeitamente a superioridade do Recreativo do Libolo, que pelo segundo ano consecutivo volta a ser o grande carrasco dos hexa-campeões africanos da “bola cesto”.

Certos na defesa e eficientes no ataque, os libolenses começaram melhor o desafio, com um parcial de 9-0, quando estavam decorridos apenas dois minutos do desafio. O português Luís Magalhães esteve mais preocupado com a actuação dos homens do apito, do que orientar a sua formação que esteve simplesmente desarticulada em todos os aspectos. Em 48 minutos de jogo, o porttuguês ao serviço da equipa militar, solicitou apenas por uma ocosião um minuto de disconto.

Reggie Moore, com 45 pontos, foi o cestinha da partida e teve 61 de valorização, seguido o irreverente Felizardo Ambrósio, que anotou 33 pontos, e obteve 31 de valorização. Aliás, o internacional angolano foi o único atleta que esteve em destaque no Clube Central das Forças Armadas Angolanas, ao contrário dos demais, designadamente Carlos Almeida, Miguel Lutonda, Joaquim Gomes “Kikas”, Mário Correia, Filipe Abraão e Armando Costa. A formação do Liboloo conseguiu 48 ressaltos, contra 28 da equipa rubro e negra. Leonel Paulo foi o rei dos ressaltos, com dez, sendo oito defensivos e dois ofensivos.

>> Declarações dos técnicos

Raul Duarte (Libolo)
“Estivemos bem”

Raul Duarte, comandante do Libolo, era um homem visivelmente satisfeito, pelo facto de ter colocado pelo segundo ano consecutivo, a sua equipa a disputar uma final de Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos. “Penso que estamos na final de forma merecida. Os meus jogadores interpretaram hoje (ontem) correctamente tudo aquilo que planificamos nos treinos e quando assim acontece, as vitórias surgem com alguma naturalidade”.

Luís Magalhães (1º de Agosto)
“Libolo fez um bom jogo”

Por seu lado, o português ao serviço da equipa militar, no final do desafio rendeu-se a superioridade do seu adversário. O Libolo fez hoje (ontem) um jogo fantástico, com percentagens muito altas. Vamos agora repousar e virar as baterias para o BAI Basket”, disse Luís Magalhães, visivelmente conformado com o desaire da sua formação.

>> Ficha técnica
Pavilhão Principal da Cidadela: Com cerca de quatro mil pessoas
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, Clésio Francisco e Francisco Pacheco

Libolo: Domingos Bonifácio (14), Olímpio Cipriano (13), Francisco Sousa (9), Edson Ndoniema (2), Mayzer Alexandre (12), Abdel Moussa Bouckar (4), Simão Santos (3), Leonel Paulo (15), Manuel Mariano (3), Abdel Gomes (1), Reggie Moore (45), Filiciano Camacho (7).
Treinador: Raul Duarte.

1º de Agosto: Filipe Abraão (8), Armando Costa (6), Adilson Baza (3), Mario Correia (6), Joaquim Gomes “Kikas” (11), Felizardo Ambrósio (33), Vladimir Ricardino (14), Hélder Ordet (0), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (2), Miguel Lutonda (8), Karton Mims (2).
Treinador: Luís Magalhães
Marcha do marcador: 28-20, 64-43, 96-72, 128-93

Petrolíferos eliminam polícias

O Atlético Petróleos de Luanda confirmou a sua presença na final da 27ª edição da Taça de Angola, ao vencer ontem à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, por 92-74, a sua similar do Interclube, em partida referente a segunda “mão” das meias-finais da referida competição. Os amantes da “bola ao cesto” foram brindados com um espectáculo à altura da segunda maior competição nacional, em que a equipa da Polícia, jogando em sua casa, procurava se redimir da derrota sofrida na primeira mão, por 78-63. Mas, não teve hipóteses de concretizar tal pretensão, face a coesa estrutura montada por Alberto Babo, cuja missão e trazer a equipa do Eixo-viário de volta para a senda das conquistas de títulos.

José Carlos Guimarães usou todos os recursos disponíveis no sentido de manter os seus comandados na luta pelo passe da final, mas os seus limites estiveram desde os minutos iniciais aquém das dos requisitos, com o Petro a justificar o seu estatuto, numa vitória repartida pelos quartos: 31-10, 53-33, 76-48 e 92 -74.
Hélder Jeremias

Recreativo e Petro disputam final

As formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul defrontam-se a 19 de Abril próximo, em partida referente a primeira “mão” da final da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.A partida da segunda “mão” acontece a 22 de Abril. Os petrolíferos da capital afastaram nas meias-finais o Grupo Desportivo Interclube, a quem venceram, por 92-74, no prélio da segunda “mão”, depois de terem derrotado já a formação da Polícia, por 78-63. Já o Libolo deixou pelo caminho a forte equipa do 1º de Agosto, após um triunfo expressivo (128-93). No encontro da primeira “mão” os libolenses haviam sido derrotados, por 100-91.
M.C

18 março 2011

ANGOLA : 1º de Agosto vence Interclube B

A formação sénior feminina do 1º de Agosto derrotou nesta noite, por 86-32, a equipa B do Interclube, em partida da quarta jornada do torneio de abertura da época 2011 da província de Luanda, disputado no rio seco.
Ao intervalo, as "militares" venciam por vinte quatro pontos de diferença, altura em que a equipa de juniores da "polícia" tentava organizar o seu jogo.
No reatamento, o plantel militar entrou com um cinco abismalmente mais alto para tirar vantagem das jovens do Ministério do Interior, que já organizadas faziam alguns pontos diante das opositoras do rio seco. 71-30 foi o resultado do terceiro quarto a favor do 1º de Agosto.
O último período (quarto) foi de maior luta por parte do Interclube, que procurava equilibrar o resultado da partida, em que Nacissela Maurício do 1º de Agosto foi a melhor cestinha, com 18 pontos, seguida da sua colega Felizarda Jorge, com 13.

A quarta jornada prossegue sábado com a partida entre o Juventude de Viana e GD Maculusso. O Interclube A descansou por força de calendário.

ANGOLA : D´Agosto e Petro perto da final


Em desvantagem de nove pontos, fruto da derrota sofrida no desafio da primeira “mão” (100-91), a equipa do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul vai procurar esta noite (19h00), no Pavilhão Principal da Cidadela, frente ao 1º de Agosto, anular a vantagem militar, e deste modo, alcançar pelo segundo ano consecutivo a final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.

Depois de ter vencido a edição número 26 da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”, o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul vai em busca da sua segunda final mas, para tal, terá de vencer o Clube Central das Forças Armadas Angolanas no mínimo por uma margem de dez pontos. O internacional angolano, Milton Barros, que falhou o desafio da primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, poderá ser a grande novidade na lista dos doze de Raul Duarte e consequente do cinco inicial do representante da vila de Calulo.

O base libolense esteve a contas com paludismo que o afastou das quadras, para a tristeza do técnico Raul Duarte que viu a posição um (base) mais fragilizada. Ontem, o jovem atleta integrou a sessão de treinos da formação do Libolo, e deve fazer parte dos doze que esta noite vão defrontar a equipa rubro e negra. Olímpio Cipriano, extremo base, e Domingos Bonifácio, base, ambos internacionais angolanos, embora limitados constam igualmente da convocatória do técnico Raul Duarte. A formação do Libolo está consciente das dificuldades que vai encontrar para vergar o conjunto do Rio Seco mas, ainda assim, os pupilos de Raul Duarte prometem jogar até a exaustão para lograrem a segunda final consecutiva.

Entretanto, no seio dos hexa-campões, os índices motivacionais estão em alta, depois do triunfo da primeira “mão”, por 100-91. Hoje, acontece a derradeira sessão de treinos, onde o português ao serviço da equipa militar, Luís Magalhães, vai arquitectar o plano para mais uma vez derrotar o detentor do ceptro. O base Amando Costa que não terminou o desafio da primeira “mão”, em virtude de ter levado um toque no olho direito, está totalmente recuperado, pelo que, será uma das apostas do técnico militar.

O discurso no seio da equipa rubro e negra tem sido o de vitória, pelo que, se antevê que os artistas da “bola ao cesto” venham a proporcionaram logo mais uma grande partida aos amantes da modalidade. Do lado militar, as atenções estarão mais uma vez viradas para os atletas Miguel Pontes Lutonda, jogador que na última quinzena de Dezembro próximo completa 40 anos de idade, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Joaquim Gomes “Kikas”, Karton Mims entre outros.

A equipa militar já conquistou por doze ocasiões a Taça de Angola, seguido do Atlético Petróleos de Luanda, com dez. O Atlético Sport Aviação (ASA) tem duas Taças arrebatadas Dínamos de Luanda e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul têm cada um troféu. A final a duas “mãos” da 27ª edição da Taça de Angola será disputada entre os dias 19 e 22 de Abril próximo.

Interclube
tenta a reviravolta

Na outra partida da segunda “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, a formação do Grupo Desportivo Interclube recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, a partir das 19h00, o Atlético Petróleos de Luanda, que vergou os polícias na última terça-feira, por 78-63. Apesar dos 15 pontos de desvantagem que tem, os pupilos de José Carlos Guimarães vão aproveitar o factor casa para tentar anular a vantagem dos petrolíferos da capital que estão embalados rumo a final da edição número 26 da Taça de Angola, por sinal, a segunda competição mais importante do país.

Os petrolíferos da capital querem repetir a proeza da primeira “mão”, ou seja, conseguir um novo triunfo, pretensão seguida pela equipa da casa que procura a sua segunda presença numa final da Taça de Angola. Espera-se por uma partida difícil para os dois conjuntos, devendo a formação que cometer o menor número de erros durante os 48 minutos chamar a si a vitória. M.C

Árbitros são conhecidos
apenas no princípio da tarde

O Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol vai divulgar as equipas de arbitragens para os dois confrontos da segunda “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos ao princípio da tarde de hoje, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. A semelhança do tem acontecido nas partidas do BAI Basket, a primeira “mão” das meias-finais da segunda maior competição do país, a nível da “bola ao cesto” ficou marcada pelos protestos dos técnicos que criticaram veementemente a actuação dos homens do apito. Paulo Macedo, do 1º de Agosto, e José Carlos Guimarães, do Grupo Desportivo Interclube, foram os técnicos que se queixaram da actuação dos árbitros. M.C

17 março 2011

ANGOLA : Libolo ensaia estratégia para o prélio de resposta


Depois de ter cumprido ontem, um dia de repouso, a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul realiza na manhã de hoje, quinta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a primeira sessão de treinos do dia, tendo em atenção o jogo de amanhã, frente ao 1º de Agosto, referente à segunda “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.

Em desvantagem na eliminatória, fruto do desaire da primeira “mão” das meias-finais da segunda competição mais importante a nível da “bola ao cesto”, os libolenses começam a partir de hoje a ensaiar as estratégias para anular os nove pontos da equipa militar e, consequentemente atingir pelo segundo ano consecutivo a final da Taça de Angola. Raul Duarte, técnico principal do representante da vila de Calulo, vai procurar nas duas sessões de treinos do dia corrigir as debilidades que a sua equipa apresentou na última terça-feira, no Pavilhão do Codenm, em que foi batido, por 100-91.

Os aspectos defensivos vão seguramente dominar a sessão de treinos desta manhã, que poderá contar já com a presença do internacional angolano, Milton Barros (ver peça a parte) que falhou o desafio da primeira “mão”, em virtude de estar adoentado.
As perdas excessivas de bola durante o jogo será igualmente uns dos temas a ser abordado pelo técnico Raul Duarte, que quer ver esse fosso diminuido no prélio de amanhã.

Apesar do resultado desfavorável (100-91), o timoneiro da formação libolense assegurou a comunicação social que é um resultado completamente ultrapassavel pelo que, espera que os seus pupilos não voltem a cometer inúmeros erros, tal como aconteceu no desafio da última terça-feira. Aquele responsável disse por outro lado, na qualidade de detentor do ceptro, a sua equipa tem a obrigação de dignificar amanhã o espectáculo da “bola ao cesto”, exibindo-se ao seu melhor nível. A segunda “mão” das meais-finais da Taça de Angola disputa-se amanhã, sexta-feira, com Libolo a receber o 1º de Agosto e Interclube e recepcionar o Atlético Petróleos de Luanda, partidas marcadas para as 19h00.

Sede do Afrobasket
continua indefinido

O país que vai acolher o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos de 2011, vulgo Afrobasket, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de 2012, a decorrer em Londres, Inglaterra, continua indefinido, segundo deu a conhecer o Chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, António Celestino Sofrimento Manuel. De acordo com aquele dirigente, o órgão que tutela a modalidade no continente berço da humanidade, no caso, a Fiba-Afrique, ainda não definiu até aqui opaís que vai acolher o certame, uma situação que está a aflingir as selecções apuradas para a referida competição.

“Sei que a Fiba-Afrique esteve reunida no último fim-de-semana a fim de encontrar a sede do país organizar mas enfilizmente não sairam resultados positivos. Esta situação como deve compreender está a preocupar as selecções dado que estamos a cinco meses do início da referida prova”, disse o executivo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Dois países estão na corrida para albergar o evento. Trata-se do Madagáscar e de Marrocos.

Milton Barros
pode integrar o grupo

Depois de ter falhado o desafio da primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, em virtude de estar adoentado, o internacional angolano, Milton Barros, base, poderá integrar esta manhã a primeira sessão de treinos do dia, segundo apurou o Jornal dos Desportos, junto do director para o basquetebol daquele agremiação desportiva, Jorge Varela.

“O Milton Barros como sabem falhou o jogo da primeira “mão”, em virtude de estar adoentado. Neste momento recupera satisfatóriamente do paludismo e poderá integrar o treino de hoje”, assegurou Jorge Varela. Caso se confirme o regresso do internacional angolano, Raul Duarte verá o seu leque de opções aumentada na posição um (base), onde Domingos Bonifácio actual de forma limitada. M.C

Olímpio Cipriano
sob cuidados médicos

Apesar de ter disputado o jogo da primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, o internacional angolano, Olímpio Cipriano, continua a queixar-se de dores nas costas, fruto da queda aparatosa que teve a quando da disputa da segunda edição da Supertaça Compal, prova realizada em Lisboa, Portugal, ganha pela formação militar.

Terça-feira, frente ao 1º de Agosto, o extremo base teve mais uma queda, após terminar uma jogada em “smach” e voltou a resentir-se de fortes dores nas costas, elevando deste modo as preocupações da equipa técnica liderada por Raul Duarte. Olímpio Cipriano vai ser reavaliado pelo corpo médico do Libolo que deverá dar o veredito final se o atleta poderá ou não integrar a sessão de treinos desta manhã.

Entretanto, em declarações ao Jornal dos Desportos, Jorge Varela, director para o basquetebol do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo, afirmou que após o regresso da equipa ao país, vindo de Lisboa, Olímpio Cipriano foi subtido a vários exames mas, infelizmente, não detectou qualquer anomalia, no entanto, o atleta continua a queixar-se de fortes dores. Ainda de acordo com aquele responsável, se a situção se mantiver, o atleta deverá seguir nos próximos dias para Lisboa, Portugal, onde será submetido a novos exames, dado que o BAI Basket regista um interregno.

16 março 2011

ANGOLA : Militares e petrolíferos em vantagem na Taça


Com as suas principais unidades em campo, a formação do 1º de Agosto recebeu e venceu ontem, no Pavilhão do Codenm, o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 100-91, em partida referente à primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, com os favoráveis 59-47 ao cabo dos primeiros 24 minutos.

Duas igualdades marcaram o início de partida (3-3 e 7-7) com a formação forasteira a assumir o comando das operações. Mas, rapidamente, a equipa militar que teve em Carlos Almeida o seu melhor artilheiro nos lançamentos a longa distância, apoderou-se da liderança no placard ante a apatia do representante da vila de Calulo que não contou com os préstimos do internacional angolano, Milton Barros, que continua sob cuidados médicos.

Com Olímpio Cipriano, extremo base, em subrendimento (ver peça a parte), fundamentalmente nos primeiros dois períodos, a formação do Recreativo do Libolo, detentor da Taça de Angola, não conseguiu anular o jogo exterior dos hexa-camepões africanos, que ontem funcionou em pleno, para a alegria dos aficionados afectos à equipa rubro e negra.

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), com uma defesa pressionante e um ataque eficiente, conseguiu no terceiro quarto uma vantagem de 23 pontos (73-50), isto a quatro minutos e 45 segundos do fim do referido período. Nesta etapa, Luís Magalhães aproveitou para rodar o seu banco, tendo em vista o jogo de resposta que acontece já esta sexta-feira, 18, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes "Kikas", Mário Correia, e Felizardo Ambrósio trataram de ofuscar o Libolo que teve que render-se à superioridade da equipa militar. No derradeiro quarto, os libolenses conseguiram recuperar a desvantagem de 24 pontos para nove pontos. O norte-americano, Reggie Moore do Libolo foi o cestinha da partida, com 25 pontos, seguido do Mário Correia, do 1º de Agosto, com 20.

O triunfo, relança a formação militar treinada pelo português Luís Magalhães, que luta para resgatar o título perdido o ano transacto, curiosamente frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul. O trio de arbitragem liderado por Domingos Simão, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final.

Olímpio em subrendimento
Apesar de ter sido liberado pelo departamento médico do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul para disputar a partida da primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol , o internacional angolano, Olímpio Cipriano, esteve muito aquém do seu rendimento habitual. Cipriano que era dado como incerto no prélio de ontem, foi "repescado" à última da hora pelo técnico Raul Duarte. Nos primeiros dois períodos, o extremo base da formação libolense converteu apenas dois pontos.
Na etapa completar, o internacional angolano anotou 15 pontos mas, ainda assim, esteve muito longe dos seus níveis.

Declarações
dos técnicos

Rau Duarte (Libolo)
"Segunda parte foi melhor"
Raul Daurte, técnico principal do Libolo, reconheceu que a sua equipa nos primeiros dois quartos esteve muito aquém do seu rendimento.

"Nós jogamos mal os dois primeiros quartos. Mas, na segunda parte, melhoramos o nosso jogo e conseguimos uma boa recuperação. Acredito que é possível vencer por dez pontos para estarmos na final", prognosticou o técnico da formação libolense.

Paulo Macedo (1º de Agosto)
"Arbitragem esteve mal"
Paulo Macedo, adjunto do português Luís Magalhães, queixou-se da arbitragem constituída por Domingos Simão, António Bernardo e Francisco Tandu.

Os árbitros prejudicaram claramente o espectáculo. Penso que conseguimos cumprir com o nosso objectivo que era vencer a partida. "Vamos trabalhar para o jogo de resposta que acontece já na sexta-feira", disse um.


Ficha Técnica
Pavilhão do Codenm:
Completamente lotado

Arbitragem: Domingos Simão, António Bernardo e Francisco Tandu.

1º de Agosto: Filipe Abraão (5), Armando Costa (6), Adilson Baza (0), Mário Correia (20), Joaquim Gomes “Kikas” (12), Felizardo Ambrósio (12), Vladimir Ricardino (6), Helder Ortet (3), Adolfo Quimbamba (2 ), Carlos Almeida (10), Miguel Lutonda (13), Karton Mims (11).
Treinador: Luís Magalhães

Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio (15), Olímpio Cipriano (17), Francisco Sousa (2), Edson Ndoniema (9), Mayzer Alexandre (5), Abdel Moussa Bouckar (2), Simão Santos (0), Leonel Paulo (9), Abdel Gomes (0), Reggie Moore (25), Filiciano Camacho (7), Edgar Chocolate (0).
Treinador: Raul Duarte

Marcha do marcador: 36-29, 59-47, 81-64, 100-91


Petro de Luanda bate Interclube

O Atlético Petróleos de Luanda venceu ontem, à noite, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube por 78-63, em partida pontuável para a primeira -mão das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola. Os petrolíferos da capital, às ordens de Alberto Babo, souberam impor o seu jogo nos minutos finais, muito por conta dos seus valores individuais, com destaque para o norte-americano Roderik Nealy, que foi o cestinha do jogo com 33 pontos. O Interclube dificultou o adversário, sobretudo nos dois quartos iniciais, quando a estrutura montada pelo experiente técnico, José Carlos Guimarães, funcionava em pleno. Na ponta final, os petrolíferos da capital superiorizaram-se, tendo fixado o resultado final em 78-63.

Hélder Jeremias

ÉPOCA EDIÇÂO VENCEDOR
1985 I 1º de Agosto
1986 II 1º de Agosto
1987 III 1º de Agosto
1988 IV 1º de Agosto
1989 V Dínamos Lda
1990 VI Petro Lda
1991 VII Petro Lda
1992 VIII 1º de Agosto
1993 IX ASA
1994 X Petro Lda
1995 XI 1º de Agosto
1996 XII Petro Lda
1997 XIII Petro Lda
1998 XIV Petro Lda
1999 XV ASA
2000 XVI Petro Lda
2001 XVII Petro Lda
2002 XVIII 1º de Agosto
2003 XIX 1º de Agosto
2004 XX Petro Lda
2005 XXI 1º de Agosto
2006 XXII 1º de Agosto
2007 XXIII Petro Lda
2008 XXIV 1º de Agosto
2009 XXV 1º de Agosto
2010 XXVI R.Libolo
2011 XXVII ?????

15 março 2011

MOÇAMBIQUE : Naftal Chongo no Mundial de Sub-19


NEM tudo é uma catástrofe no desporto moçambicano. A despeito dos maus resultados que têm caracterizado o desempenho dos nossos clubes e selecções nas competições internacionais, a classe da arbitragem luta por conseguir o prestígio do país, tal como o fará o juiz internacional da bola-ao-cesto Naftal Chongo, seleccionado para dirigir a 10ª edição do Campeonato do Mundo de Basquetebol Masculino em Sub-19, a decorrer entre os dias 30 de Junho e 10 de Julho, na Letónia.

A nomeação de Naftal Chongo, que, à semelhança doutro árbitro internacional moçambicano Abreu João, vive e trabalha na África do Sul, é resultado do seu excelente desempenho em provas internacionais de grande vulto, facto que levou a Federação Internacional de Basquetebol a incluí-lo no grupo dos juízes que dirigirão este Mundial, que terá como palco as cidades de Liepaja, Valmiera e Riga, a capital da Letónia.

O campeonato será disputado por 16 selecções, com o Continente aAfricano a ser representado por dois países do norte, designadamente Egipto e Tunísia, há pouco tempo palco de manifestações a favor da restauração da democracia. As outras equipas são: Austrália, Argentina, Brasil, Canadá, China, Taiwan, Croácia, Coreia, Estados Unidos da América, Letónia, Lituânia, Polónia, Rússia e Sérvia.

Naftal Chongo estará baseado em Valmiera, sede dos Grupos A e B.

ANGOLA : Cestos aquecem na Taça


As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo defrontam-se hoje, no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, para a primeira-mão das meias-finais da Taça de Angola. Aguarda-se por uma partida equilibrada, tendo em conta as qualidades técnica e competitiva das equipas, além dos valores individuais de cada plantel.

Lutonda, Kikas, Felizardo Ambrósio e Armando Costa são, entre outros, os nomes que poderão subsair no conjunto “militar” que joga em “casa”, enquanto Cipriano, Roggie Moore, Milton Barros e Leonel Paulo vão procurar contrariar o ligeiro favoritismo do adversário, que nos últimos tempos se tem superiorizado no confronto directo. Estas formações foram as finalistas da taça na edição transacta, tendo os “libolenses” ganho o troféu. Mas nos encontros mais recentes no campeonato nacional e na Taça Compal o 1º de Agosto levou à melhor.

Para atingirem as meias-finais, o 1º de Agosto eliminou o Atlético Sport Aviação (ASA), ao vencer o jogo da segunda mão, por 87-58, ao passo que o Recreativo do Libolo superou a Universidade Lusíada, por 98-70. No outro desafio das meias-finais, o Petro de Luanda recebe, a partir das 18h00, no pavilhão principal da Cidadela, o Interclube. Os jogos da segunda "mão" estão marcados para sexta-feira. O Libolo é o detentor do troféu.


Técnico libolense
afirma aspirações

O treinador-adjunto da equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo, Ricardo Rodrigues, afirmou, ontem, segunda-feira, em Luanda, que o grupo está em condições de vencer o 1º de Agosto, hoje, na partida das meias-finais da Taça de Angola. Ao falar à imprensa no final do treino matinal, realizado no pavilhão da Cidadela, o técnico disse que os atletas estão aptos para o desafio marcado para às 18h00, no recinto do Rio Seco, o qual reconhece ser bastante difícil porque terá um adversário muito experiente.

“Queremos fazer um bom jogo nesta primeira-mão. Vencer de preferência e pensar no desafio de resposta no nosso campo sexta-feira”, referiu. Garantiu que os níveis de motivação são altos por se tratar de uma prova a eliminar e o seu conjunto almeja revalidar o título da segunda maior competição do basquetebol nacional. Ricardo Rodrigues informou que clinicamente o grupo está bem e a equipa técnica conta com todos os atletas para este desafio. Para chegar à final, a formação do Kwanza Sul afastou a Universidade Lusíada de Angola.

14 março 2011

ANGOLA : Rio Seco vai fervilhar com smaches amanhã


Smaches e triplos vão dominar amanhã o confronto entre o 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, no jogo da primeira-mão das meias-finais da Taça de Angola, no pavilhão do Rio Seco. Ávidos pela conquista do troféu, os militares e libolenses defrontam-se sob o signo de vingança.

Luís Magalhães, técnico do 1º de Agosto, aspira reaver o título perdido no ano passado a favor de Raul Duarte, do Recreativo de Libolo, numa final que primou pela excelência. Com nova roupagem, a equipa do Rio do Seco não vai deixar os jovens do Calulo usufruírem de vantagens em casa, no jogo da segunda-mão agendado para o dia 18, até porque há razões que indiciam vitória folgada dos militares. São líderes do campeonato nacional.

As motivações do técnico de Libolo estão direccionadas para travar a fúria de Luís Magalhães. Raul Duarte guarda más recordações na presente época. Derrotas pesadas. Por essa razão, a vingança vai falar mais alto. Haja chuva, haja sol, haja frio, haja calor, o pavilhão do Rio do Seco vai aquecer em todos os lados. Felizardo Ambrósio, Adolfo Quimbamba e Joaquim Gomes “Kikas” assumem as despesas dos militares, no confronto directo com as tabelas. Do lado do Recreativo do Libolo, Olímpio Cipriano é a máquina dos smaches e dos triplos. Quem segura quem é a questão do jogo.

O 1º de Agosto deixou o ASA para trás nos quartos-de-final, com duas vitórias folgadas. No jogo da segunda-mão, os aviadores viram a bola entrar na cesta e totalizar 87 pontos dos atletas do Rio Seco, contra 58. O Recreativo de Libolo evitou acelerar diante dos estudantes da Universidade Lusíada. Os 98 pontos a favor contra 70 ditaram a passagem às meias-finais.

Interclube versus petro
Na outra meia-final, o jogo entre Interclube e Petro de Luanda não é de difícil prognóstico, a julgar pela qualidade dos dois planteis. Os polícias formam um conjunto que supera os petrolíferos nos jogos das tabelas. Eduardo Mingas é o rei nos confrontos com o Petro de Luanda. Para o campeonato nacional, os petrolíferos queixaram-se da debilidade na defesa, aproveitada por Mingas. Amanhã, a sorte pode repetir-se. Não há “gigante” na equipa do eixo-viário que supere a pressão de Mingas.

Por outro lado, o técnico do Interclube, José Carlos Guimarães, sempre assumiu o discurso de vencedor, desde que conquistou o campeonato provincial. A terceira posição na tabela geral do nacional dá-lhe garantia de vencer a partida sobre o quarto classificado, o Petro de Luanda. Babo, técnico do Petro, vive a expensas da inspiração dos atletas. Os sistemas tácticos ensaiados não surtiram efeitos até agora. Aliás, é corrente o grito do Catetão: não luta para o título, mas forma um conjunto para o futuro.