Africa Basquetebol

16 março 2011

ANGOLA : Militares e petrolíferos em vantagem na Taça


Com as suas principais unidades em campo, a formação do 1º de Agosto recebeu e venceu ontem, no Pavilhão do Codenm, o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 100-91, em partida referente à primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, com os favoráveis 59-47 ao cabo dos primeiros 24 minutos.

Duas igualdades marcaram o início de partida (3-3 e 7-7) com a formação forasteira a assumir o comando das operações. Mas, rapidamente, a equipa militar que teve em Carlos Almeida o seu melhor artilheiro nos lançamentos a longa distância, apoderou-se da liderança no placard ante a apatia do representante da vila de Calulo que não contou com os préstimos do internacional angolano, Milton Barros, que continua sob cuidados médicos.

Com Olímpio Cipriano, extremo base, em subrendimento (ver peça a parte), fundamentalmente nos primeiros dois períodos, a formação do Recreativo do Libolo, detentor da Taça de Angola, não conseguiu anular o jogo exterior dos hexa-camepões africanos, que ontem funcionou em pleno, para a alegria dos aficionados afectos à equipa rubro e negra.

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), com uma defesa pressionante e um ataque eficiente, conseguiu no terceiro quarto uma vantagem de 23 pontos (73-50), isto a quatro minutos e 45 segundos do fim do referido período. Nesta etapa, Luís Magalhães aproveitou para rodar o seu banco, tendo em vista o jogo de resposta que acontece já esta sexta-feira, 18, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes "Kikas", Mário Correia, e Felizardo Ambrósio trataram de ofuscar o Libolo que teve que render-se à superioridade da equipa militar. No derradeiro quarto, os libolenses conseguiram recuperar a desvantagem de 24 pontos para nove pontos. O norte-americano, Reggie Moore do Libolo foi o cestinha da partida, com 25 pontos, seguido do Mário Correia, do 1º de Agosto, com 20.

O triunfo, relança a formação militar treinada pelo português Luís Magalhães, que luta para resgatar o título perdido o ano transacto, curiosamente frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul. O trio de arbitragem liderado por Domingos Simão, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final.

Olímpio em subrendimento
Apesar de ter sido liberado pelo departamento médico do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul para disputar a partida da primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol , o internacional angolano, Olímpio Cipriano, esteve muito aquém do seu rendimento habitual. Cipriano que era dado como incerto no prélio de ontem, foi "repescado" à última da hora pelo técnico Raul Duarte. Nos primeiros dois períodos, o extremo base da formação libolense converteu apenas dois pontos.
Na etapa completar, o internacional angolano anotou 15 pontos mas, ainda assim, esteve muito longe dos seus níveis.

Declarações
dos técnicos

Rau Duarte (Libolo)
"Segunda parte foi melhor"
Raul Daurte, técnico principal do Libolo, reconheceu que a sua equipa nos primeiros dois quartos esteve muito aquém do seu rendimento.

"Nós jogamos mal os dois primeiros quartos. Mas, na segunda parte, melhoramos o nosso jogo e conseguimos uma boa recuperação. Acredito que é possível vencer por dez pontos para estarmos na final", prognosticou o técnico da formação libolense.

Paulo Macedo (1º de Agosto)
"Arbitragem esteve mal"
Paulo Macedo, adjunto do português Luís Magalhães, queixou-se da arbitragem constituída por Domingos Simão, António Bernardo e Francisco Tandu.

Os árbitros prejudicaram claramente o espectáculo. Penso que conseguimos cumprir com o nosso objectivo que era vencer a partida. "Vamos trabalhar para o jogo de resposta que acontece já na sexta-feira", disse um.


Ficha Técnica
Pavilhão do Codenm:
Completamente lotado

Arbitragem: Domingos Simão, António Bernardo e Francisco Tandu.

1º de Agosto: Filipe Abraão (5), Armando Costa (6), Adilson Baza (0), Mário Correia (20), Joaquim Gomes “Kikas” (12), Felizardo Ambrósio (12), Vladimir Ricardino (6), Helder Ortet (3), Adolfo Quimbamba (2 ), Carlos Almeida (10), Miguel Lutonda (13), Karton Mims (11).
Treinador: Luís Magalhães

Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio (15), Olímpio Cipriano (17), Francisco Sousa (2), Edson Ndoniema (9), Mayzer Alexandre (5), Abdel Moussa Bouckar (2), Simão Santos (0), Leonel Paulo (9), Abdel Gomes (0), Reggie Moore (25), Filiciano Camacho (7), Edgar Chocolate (0).
Treinador: Raul Duarte

Marcha do marcador: 36-29, 59-47, 81-64, 100-91


Petro de Luanda bate Interclube

O Atlético Petróleos de Luanda venceu ontem, à noite, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube por 78-63, em partida pontuável para a primeira -mão das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola. Os petrolíferos da capital, às ordens de Alberto Babo, souberam impor o seu jogo nos minutos finais, muito por conta dos seus valores individuais, com destaque para o norte-americano Roderik Nealy, que foi o cestinha do jogo com 33 pontos. O Interclube dificultou o adversário, sobretudo nos dois quartos iniciais, quando a estrutura montada pelo experiente técnico, José Carlos Guimarães, funcionava em pleno. Na ponta final, os petrolíferos da capital superiorizaram-se, tendo fixado o resultado final em 78-63.

Hélder Jeremias

ÉPOCA EDIÇÂO VENCEDOR
1985 I 1º de Agosto
1986 II 1º de Agosto
1987 III 1º de Agosto
1988 IV 1º de Agosto
1989 V Dínamos Lda
1990 VI Petro Lda
1991 VII Petro Lda
1992 VIII 1º de Agosto
1993 IX ASA
1994 X Petro Lda
1995 XI 1º de Agosto
1996 XII Petro Lda
1997 XIII Petro Lda
1998 XIV Petro Lda
1999 XV ASA
2000 XVI Petro Lda
2001 XVII Petro Lda
2002 XVIII 1º de Agosto
2003 XIX 1º de Agosto
2004 XX Petro Lda
2005 XXI 1º de Agosto
2006 XXII 1º de Agosto
2007 XXIII Petro Lda
2008 XXIV 1º de Agosto
2009 XXV 1º de Agosto
2010 XXVI R.Libolo
2011 XXVII ?????