Africa Basquetebol

17 março 2011

ANGOLA : Libolo ensaia estratégia para o prélio de resposta


Depois de ter cumprido ontem, um dia de repouso, a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul realiza na manhã de hoje, quinta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a primeira sessão de treinos do dia, tendo em atenção o jogo de amanhã, frente ao 1º de Agosto, referente à segunda “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.

Em desvantagem na eliminatória, fruto do desaire da primeira “mão” das meias-finais da segunda competição mais importante a nível da “bola ao cesto”, os libolenses começam a partir de hoje a ensaiar as estratégias para anular os nove pontos da equipa militar e, consequentemente atingir pelo segundo ano consecutivo a final da Taça de Angola. Raul Duarte, técnico principal do representante da vila de Calulo, vai procurar nas duas sessões de treinos do dia corrigir as debilidades que a sua equipa apresentou na última terça-feira, no Pavilhão do Codenm, em que foi batido, por 100-91.

Os aspectos defensivos vão seguramente dominar a sessão de treinos desta manhã, que poderá contar já com a presença do internacional angolano, Milton Barros (ver peça a parte) que falhou o desafio da primeira “mão”, em virtude de estar adoentado.
As perdas excessivas de bola durante o jogo será igualmente uns dos temas a ser abordado pelo técnico Raul Duarte, que quer ver esse fosso diminuido no prélio de amanhã.

Apesar do resultado desfavorável (100-91), o timoneiro da formação libolense assegurou a comunicação social que é um resultado completamente ultrapassavel pelo que, espera que os seus pupilos não voltem a cometer inúmeros erros, tal como aconteceu no desafio da última terça-feira. Aquele responsável disse por outro lado, na qualidade de detentor do ceptro, a sua equipa tem a obrigação de dignificar amanhã o espectáculo da “bola ao cesto”, exibindo-se ao seu melhor nível. A segunda “mão” das meais-finais da Taça de Angola disputa-se amanhã, sexta-feira, com Libolo a receber o 1º de Agosto e Interclube e recepcionar o Atlético Petróleos de Luanda, partidas marcadas para as 19h00.

Sede do Afrobasket
continua indefinido

O país que vai acolher o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos de 2011, vulgo Afrobasket, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de 2012, a decorrer em Londres, Inglaterra, continua indefinido, segundo deu a conhecer o Chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, António Celestino Sofrimento Manuel. De acordo com aquele dirigente, o órgão que tutela a modalidade no continente berço da humanidade, no caso, a Fiba-Afrique, ainda não definiu até aqui opaís que vai acolher o certame, uma situação que está a aflingir as selecções apuradas para a referida competição.

“Sei que a Fiba-Afrique esteve reunida no último fim-de-semana a fim de encontrar a sede do país organizar mas enfilizmente não sairam resultados positivos. Esta situação como deve compreender está a preocupar as selecções dado que estamos a cinco meses do início da referida prova”, disse o executivo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Dois países estão na corrida para albergar o evento. Trata-se do Madagáscar e de Marrocos.

Milton Barros
pode integrar o grupo

Depois de ter falhado o desafio da primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola, em virtude de estar adoentado, o internacional angolano, Milton Barros, base, poderá integrar esta manhã a primeira sessão de treinos do dia, segundo apurou o Jornal dos Desportos, junto do director para o basquetebol daquele agremiação desportiva, Jorge Varela.

“O Milton Barros como sabem falhou o jogo da primeira “mão”, em virtude de estar adoentado. Neste momento recupera satisfatóriamente do paludismo e poderá integrar o treino de hoje”, assegurou Jorge Varela. Caso se confirme o regresso do internacional angolano, Raul Duarte verá o seu leque de opções aumentada na posição um (base), onde Domingos Bonifácio actual de forma limitada. M.C

Olímpio Cipriano
sob cuidados médicos

Apesar de ter disputado o jogo da primeira “mão” das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, o internacional angolano, Olímpio Cipriano, continua a queixar-se de dores nas costas, fruto da queda aparatosa que teve a quando da disputa da segunda edição da Supertaça Compal, prova realizada em Lisboa, Portugal, ganha pela formação militar.

Terça-feira, frente ao 1º de Agosto, o extremo base teve mais uma queda, após terminar uma jogada em “smach” e voltou a resentir-se de fortes dores nas costas, elevando deste modo as preocupações da equipa técnica liderada por Raul Duarte. Olímpio Cipriano vai ser reavaliado pelo corpo médico do Libolo que deverá dar o veredito final se o atleta poderá ou não integrar a sessão de treinos desta manhã.

Entretanto, em declarações ao Jornal dos Desportos, Jorge Varela, director para o basquetebol do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo, afirmou que após o regresso da equipa ao país, vindo de Lisboa, Olímpio Cipriano foi subtido a vários exames mas, infelizmente, não detectou qualquer anomalia, no entanto, o atleta continua a queixar-se de fortes dores. Ainda de acordo com aquele responsável, se a situção se mantiver, o atleta deverá seguir nos próximos dias para Lisboa, Portugal, onde será submetido a novos exames, dado que o BAI Basket regista um interregno.