Africa Basquetebol

27 fevereiro 2011

ANGOLA : D´Agosto e Libolo somam e seguem


Mesmo sem duas das suas principais unidades nomeadamente Olímpio Cipriano, lesionado, e Leonel Paulo, a cumprir castigo federativo, a formação do Grupo desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, o Atlético Petróleos de Luanda, por 82-59, em partida de maior cartaz da décima jornada da segunda volta do BAI Basket.

Ao contrário do que se esperava, os petrolíferos da capital aparaceram no desafio bastante apáticos, fundamentalmente nos primeiros dois períodos, onde o representante da vila da Calulo chegou a construir uma vantagem de 20 pontos de diferença (52-32). Feliciano Camacho e Abdel Moussa Bouckar, atletas que foram chamados para suprir as lacunas deixadas pelos internacionais angolanos Olímpio Cipriano e Leonel Paulo, não comprometeram a aposta feita pelo Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo.

Fruto da apatia da equipa do Eixo-viário, os libolenses foram para o intervalo com uma vantagem de 16 pontos (27-43).
Depois do merecido descanso, os pupilos do português Alberto Babo reentraram com outra postura, e chegaram a reduzir a desvantagem de 16 para 11 pontos, isto a meio do terceiro quarto.

Com o base Milton Barros em grande plano, atleta que se evidenciou na segunda edição da Supertaça Compal, prova que decorreu em Lisboa, capital portuguesa, o Recreativo do Libolo se recompôs para a tristeza dos adeptos da turma petrolífera que esperavam pelo um triunfo da sua equipa, que desde modo começa a se distanciar do trio de lideres formados pelo 1º de Agosto, Libolo e Grupo Desportivo Interclube, todos com 36 pontos, contra 31 do Petro, no quarto lugar.

Milton Barros, com 23 pontos, foi o cestinha da partida seguido do seu companheiro de equipa, Reggie Moore, com 21. No Petro, Braúlio Morais, esteve em evidência, com 18 pontos. Ainda ontem, para a décima jornada da segunda volta do BAI Baskedt, a formação da Lusíadas vergou o Sporting de Luanda, por 69-59, o Cduan vergou o Santos, por 105-74, ao passo Vila Clotilde derrotou o Vila Estoril, por 66-60.

Alberto Babo (Petro)
“Estivemos muito mal”

Alberto Babo, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, reconheceu no final da partida, que a sua equipa esteve mal em todos os aspectos, daí, terem perdido o desafio. “Penso que estivemos mal em todos os aspectos e quando assim acontece nada a dizer. O Libolo foi superior e acredito que vitória acabou por ser justa por aquilo que as duas equipas produziram”, finalizou

Raul Duarte (Libolo)
“Realizamos o melhor jogo”

Por seu lado, Raul Duarte, comandante do Libolo, afirmou no final do desafio que a sua formação realizou a melhor partida nesta etapa da prova. “Realizamos hoje a melhor partida nesta fase do campeonato porque fomos melhor em todos os aspectos. Os jogadores tiveram uma atitude excelente por isso, gostaria de agradecer o empenho que tiveram durante a partida”, disse

Militares cilindram aviadores
no Pavilhão do Codenm

Na outra partida não menos importante, o 1º de Agosto, campeão nacional e africano em título recebeu e venceu no seu reduto, a formação do Atlético Sport Aviação (ASA), por expressivos 101-58, desafio válido para a décima jornada da segunda volta da XXXIII edição do BAI Basket.O resultado volumoso espelha perfeitamente a superioridade do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), que na última tomou de assalto ao primeiro lugar da prova. Com este triunfo, a equipa rubro e negra continua no comando da prova com 36 pontos, os mesmos que o Libolo e Interclube nas posições imediatas. M.C


Ficha Técnica

Pavilhão Principal: Com pouco público
Arbitragem: Domingos Simão, Fernando Pacheco “Baganha” e Wilson Boaventura.

Petro de Luanda: Yuri Swuingui (1), Braúlio Morais (18), Roderick Nealy (7), Roberto Fortes (2), Paulo Barros (0), Paulo Santana (3), Miguel Kiala (7), Cedrick Isom (4), Wladimir Pontes (0), Hermenegildo Mbunga (6), Idelfonso Kiteculo (4), Carlos Morais (7).
Treinador: Alberto Babo

Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio (4), Francisco Sousa (1), Edson Ndoniema (8), Mayzer Alexandre (3), Abdel Bouckar (4), Simão Santos (5), Manuel Mariano (0), Adbel Gomes (2), Reggie Moore (21), Feliciano Camacho (11), Milton Barros (23), Edgar Chocolate (0).
Treinador: Raul Duarte

Marcha do marcador: 14-18, 27-43, 49-62, 59-82.

26 fevereiro 2011

CABO VERDE : BASQUETEBOL ARRANCA EM SÃO VICENTE

Este fim-de-semana acontece o pontapé de saída no campeonato regional de basquetebol em São Vicente. A prova conta com a participação das equipas de Atlético, All Blacks, Académica, Cruzeiros, Bela Vista, Tigers, Farense e Progresso. O Atlético, que vai defender o título, conquistou o torneio do torneio de abertura. Recorde-se que a Associação Regional de Basquetebol dessa ilha passou, recentemente, a contar com uma nova Direcção, presidida por Neusa Maniche, que quer levar a modalidade à preferia do Mindelo, criar escolas de formação e fazer do basquetebol um instrumento para combater a delinquência juvenil em São Vicente .

http://portonovobasket.blogspot.com/

CABO VERDE : BASQUETEBOL AJUDA A TIRAR CRIANÇAS DAS RUAS

A nova presidente da Associação Regional de Basquetebol de São Vicente quer utilizar a modalidade como instrumento para ajudar na resolução do problema de crianças em situação de risco. Neusa Maniche, eleita recentemente para o cargo, diz que um dos seus objectivos é utilizar a força do basquetebol para tirar as crianças das ruas e pô-las a jogar o basquetebol. Porto Novo Basket felicita-a pela ideia e faz votos para que ela encontre as parcerias necessárias para concretizar o seu projecto. A propósito, o nosso blog recorda uma iniciativa do jovem Érico Medina que, já há algum tempo, tentou fazer um trabalho interessante nesse sentido em Porto Novo. Pegou num grupo de adolescentes, que já evidenciava algum comportamento de risco, e utilizou o basquetebol para ajudar esses jovens a se livrarem dos problemas. Érico Medina, que teve que sair para estudar (está a licenciar-se em psicologia), mostrou que é possivel pegar no desporto e fazer dessa actividade um meio de solicalização e de integração de crianças e jovens. Uma iniciativa que Porto Novo Basket tenta retomar com a criação da escola de basquetebol, onde estão muitos jovens.

http://portonovobasket.blogspot.com/

CABO VERDE : Pavilhão coberto junta basket, Volei e Andebol


Faz muita falta um pavilhão coberto em Santo Antão. Disso, todos estão de acordo. As modalidades do basquetebol, voleibol e andebol têm estado unidos na sensibilização das autoridades competentes para a necessidade de Santo Antão dispor de um polidesportivo coberto. Um espaço desportivo do tipo faz, de facto, muita falta em Santo Antão. Porto Novo Basket regista com muita satisfação o facto de o presidente da Associação Regional de Voleibol de Santo Antão, José Salomão (foto), partilhar essa grande reivindicação. Lembramos que o edil do Porto Novo, Dr. Amadeu Cruz, garantiu recentemente que até 2012 a sua Câmara poderá lançar-se na construção (pelo menos iniciar as obras) do tão desejado pavilhão coberto nesse concelho

CABO VERDE : Técnico Rolando fala da preparação da équipa


Apesar da indefinição quanto ao início das competições em Santo Antão, Porto Novo Basket está, desde os finais de Dezembro, a preparar-se. A equipa, segundo o seu treinador, Rolando Almeida, já está numa fase adiantada de preparação, embora haja jogadores que ainda não estão no nível mais desejado, ou seja, há ainda muito trabalho para frente para que todos os atletas comecem a temporada ao mesmo nível, isto é, a um nível alto. É isso que espera o mister Rolando, que acredita que Porto Novo Basket irá apresentar-se muito forte está temporada. Uma equipa disciplinada e organizada, aliás, dois atributos fundamentais para o clube continuar na senda de sucesso. Muitos jogadores têm, ultimamente, deixado a equipa à procura de uma vida melhor em outras ilhas e/ou países. Depois da saída do Zé, Fila, Ericsson (para São Vicente), e do Erik (para Suécia), a equipa viu-se desfalcada de mais um jogador importante: o Fretson, que foi jogar num dos grandes clubes da Praia. Mas, o facto é que a equipa continua forte, com novos elementos, prontos dar o seu contributo. Rolando defende, por isso, que Porto Novo Basket deve continuar a apostar no projecto de formação, a única forma de suprir a saída desses jovens, que vão à procura de outras oportunidades.

CABO VERDE : André Delgado quer “arrumar” o basquetebol em Santiago Sul

Quase três anos depois, a região desportiva de Santiago Sul volta a ter uma associação de basquetebol. A encabeçar a nova direcção, está André Delgado, que no acto de tomada de posse esta quinta-feira, 24, diz que a prioridade agora é arrumar a casa, contactar os clubes para a sua inscrição, e assim, colmatar o longo atraso, pois o campeonato deveria arrancar em Outubro do ano passado.Para esta nova "aventura", André Delgado, que até então liderava a Comissão de Gestão, avança que conta com a colaboração dos clubes, da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) e ainda de algumas entidades da região.

E a nova direcção quer pôr a mão na massa, para arrancar com torneio de abertura em finais de Março.

“A associação vai trabalhar no sentido de evitar os constrangimentos de alguns anos atrás. Vamos ser uma associação aberta aos clubes, à federação e às entidades”, enfatiza Delgado, realçando “a necessidade de todos trabalharem com as mãos dadas a pensar no basquetebol”, uma modalidade que sempre teve bons praticantes e muita tradição na maior região desportiva do país.

Outra meta desta direcção, diz o presidente, será relançar o basquetebol sénior feminino em colaboração com Santiago Norte, reforçar a acção formativa, quer de árbitros, treinadores, dirigentes e dos jovens promessas. Para isso, pede “mais e melhor organização” para que a modalidade possa trilhar os caminhos do sucesso nesta nova etapa.

ANGOLA : Petro quer reduzir distância do Libolo


Depois de ter passeado classe ontem, frente à formação da Lusíada, o Petro de Luanda recebe hoje, no Pavilhão Principal da Cidedala Desportiva, a partir das 18h00, o Recreativo do Libolo, em partida de maior destaque da 10ª jornada da segunda volta da 33ª edição do BAI Basket. Os petrolíferos da capital que ocupam actualmente o quarto posto da edição número 33 do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, com 32 pontos, contra 34 do Recreativo do Libolo, que à semelhança do 1º de Agosto e Interclube lideram a prova, vão tentar incurtar a diferença em relação a um dos comandantes do BAI Basket.

Alberto Babo, português ao serviço da equipa petrolífera, tem à sua disposição as suas principais unidades para o embate desta noite. Apesar de reconhecerem o potencial da formação da vila de Calulo, no seio da equipa do Eixo-viário, não se fala noutro resultado senão o triunfo, dado ao aproximar do final da fase regular da prova, onde as equipas chamadas grandes procuram ocupar os lugares cimeiros para na fase de Grupos cruzarem com equipas teoricamente mais acessíveis.

Os internacionais angolanos, Carlos Morais e Roberto Fortes, bem como os norte-americanos Roderick Nealy e Cedrik Isom acompanhados pelos jovens Braúlio Morais Paulo Barros e Hermenegildo Mbunga vão procurar dificultar ao máximo o Recreativo do Libolo que vai contar já com os préstimos do poste Leonel Paulo, que ontem cumpriu castigo federativo, em virtude de ter sido expulso na última semana. Entretanto, o extremo Olímpio Cipriano que esteve sob cuidados médicos, devido a dores nas costas, tendo falhado a dupla jornada do último final de semana, poderá ser a grande novidade dos libolenses que tencionam manter-se no topo da tabela classificativa do BAI Basket.

Petrolíferos e libolenses vão seguramente proporcionar hoje aos adpetos uma boa partida de basquetebol, a julgar pela qualidade quer individual, quer colectivo dos dois plantéis. A equipa que souber explorar convenientemente os erros do seu opositor vai obviamente chamar a si a conquista dos dois pontos em disputa.A ronda 10 reserva ainda os seguinte encontros: Vila Clotilde - Vila Estoril, Sporting de Luanda - Universidade Lusíada, Sporting de Cabinda - Interclube e Santos - Cduan.

Militares recebem
aviadores no Codenm

Na outra partida não menos importante da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos a formação do 1º de Agosto um dos líderes da prova com 34 pontos, recebe no seu reduto (Pavilhão do Codenm), a partir das 18h00, o ASA. A jogar no seu reduto, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas apresenta-se a priori como o princiapl favorito à conquista da vitória. Mas, para tal, terão que provar em campo a sua superioridade. Já a equipa aviadora vai procurar contrariar ao máximo o favoritismo da equipa militar.

Depois de terem feito vida cara ao Libolo, na última semana, os pupilos de Carlos António Dinis vão procurar hoje, frente ao 1º de Agosto manter a mesma postura, ou seja, serem rigorosos na defesa e apostando sempre em jogadas de contra ataque. M.C

D’Agosto vence Maculusso
na estreia do torneio de abertura

A equipa sénior feminina do 1º de Agosto venceu quinta-feira, por 48-44, nesta cidade, a formação do Maculusso, no primeiro dia do torneio de abertura da época 2011 da província de Luanda em basquetebol, que se disputou no pavilhão multiuso da Sistec. Na partida em que dominou o equilíbrio, as jovens da Sistec, apesar da derrota, deram uma réplica às militares que se valeram das atletas altas que tem seu plantel. Ao intervalo as pupilas do técnico Aníbal Moreira, já venciam por 26-17, altura em que o Maculusso só pode queixar-se de si mesma pelo escasso número de jogadoras do seu plantel.

Na partida, a base Joana Sofia, foi a melhor cestinha com 18 pontos, seguida de Jaquiline Francisco com 11. A outra partida, entre o campeão em título (Interclube) e o Juventude de Viana, a disputar no 28 de Fevereiro, foi adiada sine-die a pedido dos Polícias.
A competição prossegue na próxima quinta-feira (dia 3), com a segunda jornada às 19h00.

25 fevereiro 2011

MOÇAMBIQUE : Senegal poderá acolher Afrobásquete masculino

O AFROBÁSQUETE-2011, marcado para Agosto, poderá ter como sede o Senegal, uma vez Angola ainda não ter decidido se efectivamente irá ou não acolher o evento em alternativa à Costa do Marfim, país que havia ganho a organização, porém, neste momento a braços com convulsões políticas.Maputo, Sexta-Feira, 25 de Fevereiro de 2011:: Notícias
A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) continua de braços atados quanto ao organizador do Campeonato Africano de Seniores Masculinos. Inicialmente a competição tinha sido marcada para a Costa do Marfim, só que, em face da instabilidade política e social que se vive naquele país depois das polémicas eleições de Novembro passado decidiu-se pelo seu cancelamento e abertura de candidaturas para novos países interessados na sua realização.

Imediatamente perfilaram Angola, Madagáscar e Tunísia: o primeiro com larga experiência na organização de eventos desta natureza e detentor de infra-estruturas a qualquer momento prontas para o efeito; o segundo apenas com o historial de ter acolhido o Afrobásquete de seniores femininos há dois anos; e o terceiro logo riscado da agenda depois da revolução popular que levou à queda do presidente.

Perante estas duas realidades, a FIBA-África, que no mês transacto esteve reunida ao mais alto nível, contando com os presidentes das confederações zonais, inclinou-se mais para a candidatura angolana, até porque estes, no campeonato que organizaram em 2007, se responsabilizaram pelo pagamento das despesas das 16 selecções participantes, facto que aliviou em grande medida a pressão dos países e mesmo do próprio organismo reitor da bola-ao-cesto continental.

No entanto, a proposta de Angola ser sede do Afrobásquete-2011, avançada pela respectiva federação, em nenhuma ocasião teve anuência do Ministério da Juventude e Desportos, alegadamente porque era extemporânea. Na sua explicação, o Governo afirma que o orçamento deste ano há muito que foi aprovado e não contempla o Campeonato Africano de Basquetebol, daí ser absolutamente impossível a organização da prova tal como pretende a federação.

Ora, porque o impasse entre Governo e federação prevalece em Angola, numa altura em que faltam escassos seis meses para a prova, o Senegal entrou na corrida e a FIBA-África poderá não ter outra alternativa senão, de facto outorgar, a organização do Afrobásquete-2011 aos senegaleses.

Aliás, o próprio organismo continental da modalidade vê-se bastante pressionado face à diversidade de eventos este ano, dado que, para além do campeonato de masculinos decorrerá o de femininos em Outubro, no Mali, assim com os X Jogos Africanos de Maputo-2011, cujas eliminatórias zonais já estão em curso.

Recorde-se que, por mérito próprio, Moçambique conquistou o direito de disputar o Afrobásquete-2011, depois de vencer a qualificação da Zona VI. Outros países apurados são: Angola, campeã em título, Costa do Marfim, então país organizador, Tunísia, Camarões, Senegal, Mali, Marrocos, Nigéria, Togo, República Centro-Africana, Chade, Egipto e três convidados que sairão do grupo composto pelo Ruanda, RD Congo, Argélia, África do Sul e Cabo Verde.

24 fevereiro 2011

ANGOLA : Maculusso e 1º de Agosto abrem época no sector feminino


As formações do Grupo Desportivo O Maculusso e 1º de Agosto defrontam-se esta noite, a partir das 19h00, no campo do Maculusso, em desafio referente à primeira jornada do torneio de abertura de basquetebol em seniores masculinos. Ao contrário da época transacta, a competição, uma organização da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) contará com a participação do Grupo Desportivo Interclube A, Interclube B, 1º de Agosto, Juventude de Viana e Grupo Desportivo O Maculusso.

Entretanto, apesar de jogar fora do seu habitat, a equipa militar, vice-campeã provincial e nacional vai procurar vergar as pupilas de Januário dos Santos. Depois de ter perdido todas as competições da época transacta a favor da formação do Grupo Desportivo Interclube, tendo inclusive vencido a Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, a equipa rubro e negra vai procurar, nesta nova temporada, resgatar a mística perdida o ano passado.

Com um plantel rejuvenescido, Higino Garcia, técnico principal do 1º de Agosto, vai tentar anular o favoritismo caseiro da também jovem equipa do Grupo Desportivo O Maculusso.Apesar do favoritismo da equipa militar, a julgar pela experiência de algumas jogadoras, o equilíbrio deverá ser a tónica dominante do confronto de mais logo. A jornada número um do torneio de abertura fica completa apenas no sábado, dia 26, quando a formação do Grupo Desportivo Interclube receber no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 16h00, o Juventude de Viana.

Com maior ou menor dificuldade, as campeãs nacionais e africanas em título (Interclube) vão seguramente arrebatar os dois pontos em disputa. A prova reata no dia 3 de Março, com a disputa da segunda jornada. O Maculusso recebe às 19h00 o Interclube, ao passo que no dia 5 de Março, Interclube B medirá forças no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 9h00, com o Juventude de Viana. O torneio de abertura será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se campeã a formação que amealhar o maior número de pontos.

23 fevereiro 2011

ANGOLA : pavilhão gimno-desportivo de Ndalatando


O Recreativo do Libolo derrotou ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o ASA, por 95-90, em partida referente à sexta jornada da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos “BAI Basket”. Ao intervalo, a equipa aviadora vencia por 42-36. Com este triunfo, o representante da vila de Calulo alcançou o 1º de Agosto e o Interclube na liderança do BAI Basket, com 32 pontos.

Apesar do equilíbrio que se verificou em algumas etapas do desafio, fundamentalmente nos últimos dois períodos, a formação do Aeroporto comandada por Carlos António Dinis chegou a pregar susto ao Libolo, que perdeu o primero quarto por 18-13. Com uma defesa bastante organizada e contra-ataques rápidos, os pupilos de Carlos António Dinis conseguiram um parcial de 24-23, o que perfez 42-36 ao cabo dos primeiros 24 minutos.

Sem o extremo base, Olímpio Cipriano, que contraiu uma lesão na segunda edição da Supertça Compal, os libolenses tiveram no norte-americano Reggie Moore o salva vidas. Em 41 minutos e 36 segundos, Reggie Moore, anotou nada mais, nada menos, que 38 pontos, sendo por isso, o cestinha da partida. A perder por 91-83, a equipa aviadora conseguiu reduzir para quatro pontos (91-87), quando restava jogar um minuto e 25 segundos.

Os pupilos de Raul Duarte conseguiram manter a serenidade em campo, ao contrário da equipa aviadora, que se mostrou bastante nervosa nos momentos cruciais da partida. Reggie Moore e Leonel Paulo foram os reis dos ressaltos. O norte-americano consegiu 14 ressaltos, sendo 12 defensivos e dois ofensivos, ao passo que o internacional angolano conseguiu 13 ressaltos (11/2).

Carlos Júlio e Raul trocam mimos

O treinador principal do Recreativo do Libolo, Raul Duarte, e o árbitro internacional, Carlos Júlio, trocaram mimos no final da partida de ontem, em que a formação do ASA saiu derrotada por 95-90. No soar do apito final, o internacional angolano, Leonel Paulo, atleta que representa as cores do Recreativo do Libolo, foi expulso em virtude de ter agredido um adversário. Carlos Júlio em cima da jogada viu a acção protagonizada pelo jovem atleta. Raul Duarte não gostou da decisão do árbitro, tendo trocado palavras com o árbitro Carlos Júlio.

Associação define molde de disputa

O torneio de abertura de basquetebol em seniores femininos de Luanda com arranque previsto para amanhã, quinta-feira, dia 24, será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, segundo deu a conhecer Lugero Gomes, um dos membros da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda. “A prova será disputada no sistema de todos contra todos em uma volta”, disse, Lugero Gomes.

Entretanto, o responsável reiterou uma vez mais que estão criadas as condições técnicas e administrativas para que amanhã, a prova comece a ser disputada sem qualquer sobressalto. Ao contrário do que estava inicialmente marcado, as formações do Grupo Desportivo O Maculusso e o 1º de Agosto vão abrir a jornada número um, partida agendada para as 19h00, no campo do Maculusso. A ronda um fica completa apenas no dia 26, sábado, quando o Interclube A receber no Pavilhão 28 de Fevereiro, a formação do Juventude de Viana, a partir das 16h00. O toneio de abertura referente à época 2011 vai contar com as participações do Interclube A, Interclube B, 1º de Agosto, Grupo Desportivo O Maculusso e Juventude de Viana.

22 fevereiro 2011

ANGOLA : Aviadores e Libolenses travam mais um despique


As formações do ASA e do Recreativo do Libolo travam hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, mais um despique, em partida a contar para a sexta jornada da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

Apesar de ter pela frente o terceiro classificado do BAI Basket, com 30 pontos, a formação do Aeroporto, orientada técnicamente por Carlos António Dinis, vai procurar contrariar ao máximo o favoritismo do representante da vila de Calulo, equipa que recentemente ocupou o segundo lugar da segunda edição da Supertaça Compal, prova disputada de 11 a 13 do mês em curso, em Lisboa, Portugal.
Ontem, na penúltima sessão de treinos, Carlos Dinis e o seus adjuntos trabalharam mais os aspectos técnios e tácticos com realce para as jogadas de contra ataque.

Com uma equipa que tem se valido mais pelo seu jogo colectivo, Carlos Dinis vai seguramente na partida desta noite, tentar anular as estrelas da formação do Recreativo do Libolo, casos de Olímpio Cipriano, Milton Barros, Reggie Moore, Mayzer Alexandre, Domingos Bonifácio, Abdel Bouckar, atletas que têm se evidenciado no conjunto libolense. Sem o poste norte-americano, Omar Peterkim, que regressa à equipa depois de ter abandonado a agremiação no fim da época transacta, o Libolo vai procurar transpor mais um obstáculo no BAI Basket.

Clinicamente a formação do Recreativo do Libolo respira boa saúde, facto que deixa satisfeito o seu técnico, Raul Duarte, que deste modo, vai utilizar as suas principais unidades. Perspectiva-se no entanto, uma boa partida de basquetebol, em que o equilíbrio será a tónica dominante do desafio.

21 fevereiro 2011

CABO VERDE : Mais um troféu para as vitrinas do clube Porto Novo


A temporada 2009/2010 foi muito positiva para a instituição Porto Novo Basquetebol Clube – Associação. Foi positiva em tudo. A equipa conquistou o torneio da abertura, taça São João 2010, taça Santo Antão e o campeonato regional. Fez a sua estreia nas provas nacionais. Além das conquistas dentro do campo, clube lançou a sua escola de basquetebol, iniciou o projecto basket feminino, adquiriu alguns materiais e beneficiou do programa bolsa atleta. Mas, sobretudo, a Direcção conseguiu concluiu o processo de legalização do clube, que está bem lançado para ser, a curto prazo, uma instituição respeitada. Neste momento, as equipas (seniores masculina e feminina e júnior masculina) preparam-se tendo em vista as competições, esta temporada. Actualmente, o clube tem no seu seio cerca de 70 jovens atletas. Para os tempos mais próximos, um dos grandes propósitos do Porto Novo Basquetebol Clube – Associação é assinalar condignamente o seu 10º aniversário. O clube foi fundado a 14 de Março de 2001.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : Festa na recepção da Taça de campeão regional


Os jogadores do Porto Novo Basket receberam, este sábado, a taça de campeão regional referente à época passada. O troféu foi, naturalmente, recebido em festa. Aliás, com muita festa. E, para marcar o momento, a equipa campeã em título fez um jogo amigável, que serviu também para o treinador Rolando aquilatar o nível de preparação dos jogadores.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : Jogo de basquetebol no polivalente Tinin


Este sábado, dia 19 do corrente, realiza-se um grande jogo de basket no polivalente Tinin, na Cidade do Porto Novo. A iniciativa é da equipa do Porto Novo Basket e tem por objectivo, além de propiciar aos espectadores um bom espectáculo, avaliar a preparação dos atletas, tendo em vista a sua participação nas provas, esta temporada. O jogo tem lugar a partir de 16 horas (4 da tarde). Porto Novo Basket vai ainda receber a taça de campeão (foto). Os jogadores convidam a todos a assistirem a este jogo. Porto Novo Basket agradece a vossa presença.

http://portonovobasket.blogspot.com/

CABO VERDE : Campeonato de basquetebol arranca em S. Vicente

Oito equipas iniciam na próxima semana a disputa do campeonato regional de basquetebol no polidesportivo de Monte Sossego, em S. Vicente. O actual detentor do título, o clube Atlético, venceu o Torneio de Abertura na passada semana – após derrotar a Académica – e defronta o All Blacks no primeiro jogo de domingo, 27 de Fevereiro, referente à segunda jornada. O jogo de abertura do campeonato será no sábado, entre as equipas Progresso e Farense. Académica, Cruzeiros, Bela Vista e Tigers são as restantes equipas que disputam o regional de S. Vicente.

Este será o primeiro campeonato organizado pela recém-eleita direcção da Associação de Basquetebol de S. Vicente, liderada agora por Neusa Maniche –já empossada no cargo por Kitana Cabral, presidente da Federação da modalidade.

“Temos alguns objectivos traçados e um deles será tentar usar a força do basquetebol para tirar as crianças da rua e metê-las dentro de um recinto desportivo; queremos igualmente levar o basquetebol para as periferias da ilha de S. Vicente e criar escolas de formação”, revela Neusa Maniche, que deve iniciar brevemente uma formação de árbitros, a ser ministrada por Paulo “Ribú”, juiz internacional de basquetebol, residente em S. Vicente.

Fora o campeonato sénior masculino, a ABSV agendou uma competição a nível do escalão júnior. Outro objectivo traçado, mas que parece um pouco difícil de ser concretizado, é a realização de um campeonato feminino. É a escassez de equipas que ameaça contrariar as intenções da associação liderada por Neusa Maniche.

CABO VERDE : Santiago Sul já tem Associação regional de basquetebol


Toma posse no próximo dia 24 a recém-criada Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul (ARBSS). Liderada por André Delgado, a nova direcção quer deixar para a história os sucessivos atrasos e a desorganização, para além de fazer acontecer o torneio de abertura, o campeonato regional e os habituais campeonatos dos escalões de formação. Depois de dois anos a funcionar com uma Comissão de Gestão, os dirigentes chegaram finalmente a um consenso e criaram um corpo directivo para comandar os destinos do basquetebol em Santiago Sul. A nova direcção será liderada por André Delgado, que até aqui presidia a Comissão de Gestão, criada pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB).

E depois da posse, marcada para o dia 24, a primeira acção da ARBSS será traçar o plano de actividades para a nova época. Sem tempo a perder, André Delgado avança que no mês de Março deverá acontecer o torneio de abertura, com a concorrência das equipas de ABC, Seven Stars, Prédio, Bairro e, quiçá, Lém-Ferreira e outras. Em Abril, a bola vai ao cesto para os campeonatos regionais sénior.

Entretanto, Delgado diz que este ano a inscrição de atletas é a prioridade das prioridades, para que as provas aconteçam sem sobressaltos. “Santiago Sul não poderia ficar na instabilidade. Tínhamos que chegar a um consenso para que a modalidade possa trilhar sem problemas”, salienta o presidente, avançando ainda que 90 por cento do corpo directivo já está constituído. “Falta apenas colocar as pessoas nas suas áreas de preferência”, conclui.

CABO VERDE : Waldir Soares assina com Pantera Negra


Waldir Soares, ex-presidente da Associação Regional de Basquetebol do Sal (ARBS), vai estar durante esta época de 2010/11 ao serviço da Pantera Negra. Além de jogar pelos seniores masculinos, o ex-internacional vai também comandar a equipa feminina. O contrato foi assinado esta semana, dias depois que a equipa Pantera Negra assumiu a sua nova direcção. Waldir Soares deve entrar em campo já nos próximos jogos, quando o novo presidente da ARBS redefinir os calendários da época 2010/11.

Waldir Soares assume ainda a responsabilidade de ser o novo técnico da equipa feminina da Pantera Negra. Os treinos já “rolam”, para as “panterinhas” entrarem em campo em forma. As meninas da Pantera Negra estiveram até à última época sob o comando de Paulo Cabral.

A entrada de Waldir Ramos na Pantera Negra faz parte de uma nova estratégia do clube. Os seniores masculinos eram quase todos jovens jogadores. “Queremos reforçar a equipa com basquetebolistas experientes. O Waldir é um veterano com um bom ‘curriculum’ na modalidade”, explica um dos dirigentes.

Em conversa com Lance, Waldir Soares, que deixou recentemente o cargo de presidente da Associação Regional de Basquetebol do Sal, afirma ter recebido várias propostas para integrar equipas tanto do Sal como da Praia, mas preferiu ficar com a Pantera Negra, um clube muito conceituado.

ANGOLA : Velhas guardas "brilham" na festa da AMUD


A equipa do Girassol, em velhas guardas, venceu hoje, no pavilhão da Cidadela, a formação das Welwitchias por 40-24, em partida enquadrada nas festividades do 2º aniversário da Associação Mulher e Desportos (AMUD).

Fruto da idade avançada das jogadoras, uma vez que nenhuma se encontra no activo, o jogo foi disputado durante 40 minutos, divididos em 20 corridos. Serviu para as veteranas fazerem “gosto à mão”, numa partida em que prevaleceu a convivência em detrimento da competitividade.
As antigas internacionais angolanas Adriana Sebastião (ex-Vila Clotilde), Antónia Cruz (ex-1º de Agosto), do lado das Welwitchias, e Eva Nogueira (1º de Agosto), pelo Girassol, mostraram alguns dotes técnicos, levando os presentes aos anos 70 e 80 épocas que brilhavam como jogadoras profissionais.
Na primeira partida do dia, em iniciados femininos, as Formiguinhas derrotaram o 1º de Agosto por 11-6, com 4-2 ao intervalo a favor das formiguinhas.
Em sénior feminino, o 1º de Agosto perdeu frente ao Desportivo do Maculusso por 35-43, num jogo onde as equipas compareceram sem as principais jogadoras e utilizaram algumas juniores.
No final da jornada, os membros da AMUD efectuaram o corte do bolo do seu 2º aniversário, na presença das atletas e convidados.

A AMUD tem como objectivo incentivar a presença de cada vez mais mulheres na prática desportiva, tanto como dirigentes ou atletas.
A associação tem como objectivos, dentre outros, tentar inverter o quadro actual que indica diminuta participação feminina no desporto, campanhas para massificação nos bairros, palestras e seminários, além de apelos e advocacia, no sentido da criação de um diploma legal referente à temática da inserção da mulher no desporto.

ANGOLA : Militares e Polícias lideram BAI Basket


Após a conclusão da dupla jornada do final de semana, as formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube partilham a liderança da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), ambos com 32 pontos.
O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) que à entrada da quinta jornada ocupava a segunda posição da prova, com 28 pontos, vergou na última sexta-feira o Grupo Desportivo Interclube, por 95-85, equipa que até então ocupava o primeiro lugar do BAI Basket, com 29 pontos.

Depois da excelente prestação que tiveram na segunda edição da Supertaça Compal, prova disputada em Lisboa, Portugal, culminando com a conquista do troféu, a equipa rubro e negra arrasou na dupla ronda do final de semana do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, ao alcançar dois importantes triunfos que o catapultaram para o primeiro lugar, a par do Interclube, ambos com 32 pontos.

A luta entre os seis primeiros classificados do “Nacional”, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube, Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, Atlético Petróleos de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA) e Cduan continua cada vez mais interessante, com alterações constantes na tabela classificativa. Em função das alterações constantes na classificação, adivinha-se uma ponta final bastante equilibrada para a definição dos seis primeiros lugares, reservados às equipas que posteriormente vão lutar pelo título da edição número 33 do BAI Basket.

GD Maculusso
ergue “Troféu Amud”

A equipa do Desportivo Maculusso sagrou-se ontem vencedora da primeira edição do “Troféu Amud” em basquetebol sénior feminino ao derrotar a congénere do 1º de Agosto por 43-35. A disputa do troféu marcou o momento mais alto das comemorações do segundo aniversário da Associação Angolana Mulher e Desporto (Amud), que se assinalou ontem. A equipa do Maculusso esteve à frente do marcador desde o primeiro quarto e soube segurar a vantagem durante todo o jogo, mostrando mais serenidade no momento do lançamento e maior maturidade defensiva.

Diante de uma plateia composta por deputadas, mulheres desportistas de várias disciplinas, as basquetebolistas exibiram-se ao seu melhor nível. A arbitragem da dupla Deidre Figueira, primeira categoria nacional e Yolanda Neto, segunda categoria provincial, esteve à altura da festa. Na festa do desporto feminino exibiram-se três gerações do basquetebol, as que aspiram alcançar o patamar mais alto, as que actualmente defendem as cores dos clubes principais e outras que já tiveram glórias com a modalidade.

Antes do jogo principal, as equipas iniciadas do 1º de Agosto e das Formiguinhas do Cazenga defrontaram-se, com vitória para as Formiguinhas por 11-6. No segundo jogo da tarde, as ex-praticantes da formação do Girassol, onde despontaram nomes como Valódia Miguel, Beti Dombaxi, Chana Gourgel bateram, 40-24, a similar das Welwitchias, comandadas pela ex-internacional Didi Stela. Toninha Cruz, Tucha Gomes, Rosa Cardoso, são alguns nomes que alinharam pela equipa das Welwitchias. No final, as participantes receberam medalhas e à equipa vencedora a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, ofereceu a taça correspondente à primeira edição do Troféu Amud.

Silva Catuti


Toneio de abertura
arranca quinta-feira

A Associação Provincial de Luanda faz disputar a partir desta quinta-feira, dia 24, o torneio de abertura na categoria de seniores femininos.
De acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, na primeira jornada, a formação do Grupo Desportivo Interclube, campeã provincial e nacional em título, mede forças com a equipa do Juventude de Viana, isto no dia 26.
Na quinta-feira, o Grupo Desportivo O Maculusso recebe no seu reduto a formação do 1º de Agosto, vice-campeã provincial e nacional, isto às 19h00.
O Grupo Desportivo Interclube faz-se representar com duas equipas (A e B).
Assim sendo, o toneio de abertura referente à época 2011 conta com as participações do Interclube A, Interclube B, 1º de Agosto, Grupo Desportivo o Maculusso e Juventude de Viana. M.C

20 fevereiro 2011

ANGOLA : 1º de Agosto e Maculusso animam hoje festa da Amud

As equipas do 1º de Agosto e do Desportivo Maculusso descem hoje, às 16H00, ao tapete do pavilhão principal da Cidadela Desportiva para decidir quem fica com a taça da primeira edição do “Troféu Amud” em basquetebol sénior feminino. O jogo enquadra-se nas festividades do segundo aniversário da Associação Angolana Mulher e Desporto (Amud), que hoje se assinala.

A festa da Amud vai ser prestigiada com a presença da Ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, deputadas e desportistas de várias modalidades e inscreve, antes do jogo principal, uma partida de iniciados femininos e outro jogo de antigas estrelas.

No programa do troféu está prevista a intervenção de Teresa Quarta, presidente da Amud, que deve avançar as perspectivas de actuação da associação para o ano de 2011. A Amud trabalha para a inversão do quadro de participação feminina no desporto em Angola, desde a sua constituição em 20 de Fevereiro de 2009.

A formação de técnicos formadores e de árbitros, bem como o fomento de actividades desportivas no sector feminino são alguns dos objectivos a que se propõe a Amud em 2011. A Amud realizou no ano passado a Conferência Nacional Mulher e Desporto na cidade de Benguela, que contou com a participação de representantes de todas as províncias, além de diversas actividades ligadas à efeméride.

19 fevereiro 2011

ÃNGOLA : 1º de Agosto vence Inter e isola-se na liderança do Bai-Basket

Ao vencer hoje (sexta-feira), no pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube por 95-85, o 1º de Agosto isolou-se na liderança do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculinos (BAI-BASKET), com 32 pontos.

O poste "militar" Kikas Gomes foi o homem do jogo, com um duplo-duplo, sendo 30 pontos e 15 ressaltos. Felizardo Ambrósio com 16 e Carlos Almeida com 14 foram também das unidades mais produtivas nos campeões nacionais.
Além dos pontos, a outra grande disparidade entre as duas equipas foi a capacidade de ressaltos, sendo que o 1º de Agosto ganhou 50 contra apenas 33 do Interclube.
Do lado do Interclube, que desceu para o terceiro posto com 30 pontos, Eduardo Mingas e Euclides Camacho foram os melhores cestinhas com 23 e 22 pontos respectivamente.
O 1º de Agosto foi a equipa mais esclarecedora no campo, com defesa e ataques bem definidos, ao contrário do seu adversário que cometeu muitos erros nas constantes mudanças defensivas que começou a efectuar ainda no primeiro tempo.

Foi assim que os pupilos de Luís Magalhães começaram a construir a vitória sobre o conjunto da "polícia" e no intervalo já venciam por 50-34.

No reatamento, fruto da experiência do plantel, foram gerindo a vantagem, tendo mesmo atingido aos 21 pontos (64-43). Quando se pensava que o vencedor estava encontrado, eis que o Interclube recupera e, na ponta final, reduz a diferença para cinco pontos (80-75).

Mas tudo não passou de uma "ameaça", porque logo depois o 1º de Agosto voltou a assumir as rédeas do jogo "esticar" o marcador, terminando o encontro na frente por 10 pontos de diferença
(95-85).

Interclube: Edmundo Ventura (08), Wilson Da mata (00), Eduardo Mingas (23), Simão Panzo (02), Jorge Tati (00), Muamba Ilunga (02), Lifetu Selengue (09), Luís Costa (04), Yubi Major (00), Joaquim Xavier (00), Euclides Camacho (22), José Nascimento (15).

Técnico: José Carlos Guimarães

1º de Agosto: Filipe Abraão (03), Armando Costa (07), Adilson Baza (05), Mário Correia (03), Kikas Gomes (30), Felizardo Ambrósio (16), Hélder Ortet (10), Adolfo Quimbamba (00), Carlos Almeida (14), Miguel Lutonda (00), Karlton Mims (07), Hermenegildo Santos (00).

Técnico: Luís Magalhães

ANGOLA : Festa feminina na Cidadela


As equipas seniores femininas de basquetebol do 1º de Agosto e do Maculusso defrontam-se amanhã, a partir das 15h00, no pavilhão principal da Cidadela desportiva, no âmbito das festividades do segundo aniversário da Associação Angolana Mulher e o desporto (AMUD), informou a Angop. Antes da partida entre a segunda e a terceira classificada do Campeonato Nacional, vai haver jogos entre as equipas de iniciados e de cadetes da escola de formação desportiva “As Formiguinhas do Cazenga”, de acordo com Teresa Quarta, presidente do grémio, em funções desde 20 de Fevereiro de 2009.

A dirigente acrescentou que as actividades para saudar a efeméride englobam também uma partida amistosa entre as antigas praticantes de basquetebol. Teresa Quarta disse que o primeiro ano foi reservado à organização interna da instituição e que as acções práticas tiveram início somente em 2010. Considerou positivo o balanço das acções realizadas até agora, mas lamentou o facto da associação não possuir ainda uma sede social e estar dependente de patrocínios para desenvolver as suas actividades.

Formação é prioridade
A Associação Angolana Mulher e o Desporto (AMUD), constituída a 20 de Fevereiro de 2009, tem como prioridade, no segundo ano de existência, a formação de formadores, monitores e árbitras. A presidente da organização referiu que também vai ser dada atenção ao fomento de actividades desportivas no seio das mulheres, com a colaboração das federações nacionais e governos provinciais. Teresa Quarta, que é também vice-presidente do Comité Nacional Olímpico de África (ACNOA), indicou que o grande objectivo é tornar a AMUD uma instituição de utilidade pública. Explicou que o processo para tal se encontra, desde 2009, no Ministério da Justiça e que até agora não obteve resposta.

Em dois anos de existência, a AMUD realizou, no ano passado, uma Conferência Nacional Mulher e Desporto, na cidade de Benguela, que contou com a participação de representantes de todas as províncias, além de diversas actividades ligadas a efemérides. A associação tem como objectivos, dentre outros, tentar inverter o quadro actual que indica diminuta participação feminina no desporto, campanhas para massificação nos bairros, palestras e seminários, além de apelos e advocacia, no sentido da criação de um diploma legal referente à inserção da mulher no desporto.

18 fevereiro 2011

ANGOLA : Interclube e 1º de Agosto acertam contas no BAI Basket


Depois do interregno de uma semana, em face da disputa da Supertaça Compal, em Lisboa, as emoções do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket) regressam hoje às quadras, com o aliciante Interclube e 1º de Agosto, partida agendada para as 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, referente à quinta jornada da competição. A formação da Polícia que na primeira volta teve a “ousadia” de arrancar um triunfo em pleno Pavilhão do Codenm, por 81-68, vai procurar repetir a proeza na partida desta noite.

Líderes do BAI Basket, com 29 pontos, menos um que a equipa militar, que ocupa actualmente a segunda posição, os pupilos de José Carlos Guimarães prometem contrariar ao máximo o favoritismo da equipa rubro e negra, que recentemente conquistou a segunda edição da Supertaça Compal, prova que decorreu de 11 a 13 do mês em curso, em Lisboa, Portugal. O interregno de uma semana que o BAI Basket sofreu, em nada vai afectar o rendimento da equipa da Polícia, segundo deu a conhecer o técnico principal, José Carlos Guimarães.

Durante este período, José Carlos Guimarães, traçou um plano de preparação que a sua formação cumpriu na integra pelo que, na partida desta noite, espera-se um Interclube bastante agressivo frente aos campeões nacionais em título. Com a lição muito bem estudada, em função do desaire caseiro que sofreu na primeira volta, a equipa militar, motivada com a conquista da segunda edição da Supertaça Compal, vai procurar ofuscar o actual líder do BAI Basket, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro.

O “arsenal” utilizado na Supertaça Compal está à disposição do técnico l ao serviço do 1º de Agosto, que desta forma, vai poder contar com as suas principais unidades, com destaque para Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Karton Mims, Adilson Baza entre outros. Vladimir Ricardino que falhou a Supertaça Compal, por lesão, poderá integrar o grupo que se desloca esta noite ao Pavilhão 28 de Fevereiro. Hoje, o Pavilhão 28 de Fevereiro vai seguramente registar mais uma enchente, para testemunhar o embate das equipas que lideram nesta altura o BAI Basket.

Petro e Libolo
com tarefas facilitadas

As formações do Petro de Luanda e do Recreativo do Libolo têm as suas tarefas facilitadas no arranque da quinta jornada do BAI Basket, já que vão enfrentar adversários teoricamente inferiores. O representante da vila de Calulo recebe às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois, o Cduan, ao passo que os petrolíferos da capital medirão forças com a equipa do Vila Clotilde, partida agendada para as 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. A formação do Libolo ocupa actualmente a terceira posição, com 27 pontos, enquanto o Petro de Luanda está no quarto lugar, com 25 pontos.

Ainda hoje, estão agendadas as seguintes partidas: ASA – Santos, às 15h30, Sporting de Cabinda – Lusíada, às 18h00, Vila Estoril – Sporting de Luanda, às15h30, no Anexo número dois. Amanhã, sábado, a competição prossegue com a disputa da sexta jornada que compreende os seguintes desafios: Lusíada – Libolo, às 19h00, 28 Fevereiro, Vila Estoril – Interclube, às 16h00, 28 de Fevereiro, Petro – ASA, às 18h00, Pavilhão Principal, Vila Clotilde – Cduan, às 15h30, Sporting de Luanda – Santos, às 15h30, e 1º de Agosto – Sporting de Cabinda, às 18h00, Rio Seco. M.C

17 fevereiro 2011

CABO VERDE : Porto Novo recebe a Taça de campeão

A equipa do Porto Novo Basket recebe este sábado a taça de campeão 2009/2010. O troféu vai ser entregue ao capitão Nielvis pelo ex-Presidente da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão, Abílio Gomes, aproveitando um jogo amigável que a equipa vai realizar depois de amanhã, dia 19 do corrente. Graças ao esforço dos atletas, uma das tabelas que estava estragada está a ser concertada. A equipa convida os amantes do basquetebol e os portonovenses, em geral, a assistirem a este jogo amigável. A direcção do clube enaltece o esforço dos jogadores em criar as mínimas condições para poderem jogar nesse espaço que parece esquecido pelas autoridades competentes.

http://portonovobasket.blogspot.com

ANGOLA : Felizardo Ambrósio Miller afirma lealdade ao D´Agosto

Apesar de estar ainda ter contrato com a formação do 1º de Agosto, o internacional angolano Felizardo Ambrósio não escondeu o desejo de abraçar o profissionalismo no exterior do país, numa liga onde lhe permita elevar as suas qualidades basquetebolísticas.Em declarações ao Jornal dos Desportos, aquando da conquista da segunda edição da Supertaça Compal pela equipa militar, prova que decorreu em Lisboa, de 11 a 13 do mês em curso, o poste de 23 anos de idade e 2,02 m de altura, que foi eleito como o MVP (Jogado Mais Valioso) do torneio, confessou o seu amor pelo clube militar, pelo que uma eventual saída será sempre com a anuência dos hexacampeões africanos.

“Estou ainda ligado contratualmente à direcção do 1º de Agosto e devo dizer que me sinto muito bem neste clube, a direcção é maravilhosa e as condições de trabalho são excelentes. Apesar de me sentir feliz no 1º de Agosto, não descarto a possibilidade de um dia abraçar o profissionalismo e quando isso acontecer, terá de ser uma proposta melhor que a do 1º e Agosto, porque caso contrário, prefiro terminar a minha carreira na equipa militar”, asseverou o atleta, que foi preponderante na conquista do sexto título africano pela equipa rubro-negra, em Dezembro último, no Benin.

O “Bazuqueiro”, como é conhecido nas lides do basquetebol, chegou à Selecção Nacional em 2007, tendo se sagrado campeão pela primeira vez africano aos 19 anos de idade. Aos 23 anos, Felizardo Ambrósio tem-se assumido como o rei das tabelas quer ao serviço da formação militar, quer ao serviço do cinco nacional.

A exibição patenteada na Supertaça Compal deixou maravilhados os dirigentes do Benfica de Lisboa e do FC do Porto, que mostraram interesse nos préstimos do internacional angolano, mas, devido aos baixos salários que se praticam no campeonato luso, ficou de fora qualquer proposta para a contratação de Felizardo Ambrósio. O bicampeão africano revelou admiração pela liga francesa, que considera bastante competitiva. “Se um dia partir para o profissionalismo, a minha preferência vai para a liga francesa, por ser um campeonato altamente competitivo”.

Entretanto, a facto de ter herdado a camisola número 9, tanto no 1º de Agosto, como na Selecção, de um dos melhores jogadores angolanos, no caso, Ângelo Victoriano, tem servido de motivação para a carreira do jovem atleta. “Não há dúvidas de que o Ângelo Victoriano foi um dos melhores jogadores que Angola já teve. E quando ele me deu a camisola, senti uma grande responsabilidade, daí que tenho trabalhado muito para dignificar a camisola número 9 do 1º Agosto e da Selecção Nacional”, finalizou.

Guimarães promete
Interclube lutador

O técnico principal do Interclube, José Carlos Guimarães, assegurou ao Jornal dos Desportos que a sua formação, actual líder do Campeonato Nacional de basquetebol, com 29 pontos, vai lutar até ao limite, quando receber amanhã, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o 1º de Agosto, segundo classificado com 28, em partida referente à quinta jornada do Campeonato Nacional da competição.

Apesar de reconhecer as potencialidades da equipa rubro-negra, formação campeã nacional em título, José Carlos Guimarães afirmou que a sua equipa vai fazer de tudo para contrariar o favoritismo dos militares.“Reconhecemos que teremos pela frente uma grande equipa, recheada de valores individuais e com um conjunto coeso. Mas, ainda assim, tudo faremos para contrariar o favoritismo do 1º de Agosto. Estamos conscientes das dificuldades que iremos encontrar, mas o pensamento continua a ser o de vitória”, asseverou o comandante da equipa da Polícia. MC

15 fevereiro 2011

CABO VERDE : Escola João Varela de parabéns

A escola técnica João Varela (Porto Novo) ganhou o passaporte para a fase final dos jogos escolares, na modalidade do basquetebol. A equipa da escola João Varela eliminou (vitoria nas duas mãos) a sua congénere do liceu Suzete Delgado (Ribeira Grande) e estará presente na fase final dos jogos escolares, que deverão realizar-se em São Vicente, em breve. E de realçar que uma boa parte dos jovens integrantes da equipa da escola técnica João Varela pertence à escola de basquetebol do Porto Novo Basket. É caso para dizer que o futuro promete.

fonte : http://portonovobasket.blogspot.com/

CABO VERDE : Equipa feminina do Porto Novo


A equipa feminina do Porto Novo Basket prossegue, entusiasmada, os preparativos na esperança de poder competir já esta época. Sob o comando técnico do professor Abílio Gomes, equipa trabalha já há algum tempo e já se pode constatar o excelente trabalho que está a ser feito. O professor Abílio se manifesta, aliás, entusiasmado com este novo desafio, pelo que garante que vai continuar à frente da equipa feminina do Porto Novo Basket. A equipa está também animada. A Direcção do Porto Novo Basket espera que a Associação Regional de Futebol de Santo Antão consiga criar condições mínimas para a realização das provas nas diferentes categorias.

CABO VERDE : Campeonato sem data marcada

Os novos dirigentes da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão devem reunir-se brevemente para discutir aspectos ligados às competições. Um dos assuntos a discutir será, certamente, a data do início do campeonato regional. Os clubes começam a ficar preocupados com a demora no arranque das provas. Os novos órgãos directivos da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão foram eleitos em Dezembro passado. A Direcção é presidida pelo ex-técnico da equipa de basquetebol do Rosariense, Adelino Fortes, que sucedeu no cargo o professor Abílio Gomes.

ANGOLA : Qualidade dos angolanos encanta técnico espanhol


A qualidade patenteada pelas equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo, campeão, e vice-campeão da segunda edição da Surpetaça Compal em basquetebol sénior masculino, encantou o técnico espanhol ao serviço do FC Porto, formação que lidera o Ramon Suaréz Lopes reconheceu o potencial dos angolanos, que estiveram simplesmente impecáveis, tendo feito rasgados elogios ao 1º de Agosto.

“Estou encantado com a qualidade do basquetebol tanto do Recreativo do Libolo quanto do 1º de Agosto, adversário com quem perdemos para a decisão do título”, disse. O técnico espanhol acrescentou: “os jogadores das duas equipas são evoluídos do ponto de vista técnico, com uma capacidade física impressionante”. Por essa razão, “o 1º de Agosto é uma verdadeira máquina de praticar o basquetebol”.

Ramon Suarez rendeu-se à exibição das duas equipas angolanas. “O 1º de Agosto mereceu conquistar a Supertaça Compal, assim como estaria bem entregue ao Libolo, se vencesse a competição”. O timoneiro do FC Porto tem razões suficientes para atribuir o título às equipas angolanas, pois viu-as vergarem o seu conjunto, que está neste momento embalado rumo à conquista do campeonato português.

Questionado sobre as semelhanças e diferenças entre o basquetebol português e o angolano, Ramon Suaréz foi categórico ao afirmar “que o angolano não difere muito do estilo europeu. Os jogadores são bem dotados tecnicamente, além da capacidade física, que é bastante impressionante”, factor que, no seu entender, “pesou muito na prestação”. Ramon Suaréz apontou outra qualidade do basquetebol angolano, que dificilmente se vê nas equipas europeias.

“É o facto de existir jogadores que conseguem desequilibrar qualquer equipa em jogadas de um para um. Nas equipas europeias, é difícil encontrarmos jogadores com essas qualidades e, felizmente, vocês têm”, disse o técnico portista, numa clara alusão aos internacionais angolanos Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Miguel Lutonda, bem como o norte-americano Reggie Moore.

Por último, Ramon Suaréz felicitou a Compal, patrocinadora da Supertaça, pela iniciativa que teve em fazer disputar anualmente a referida competição de forma alternada, entre Angola e Portugal, tendo garantido que tudo vai fazer para que, em 2012, possa disputar a terceira edição do certame, a decorrer em Angola. O 1º de Agosto ocupou a primeira posição, com seis pontos, seguido do Libolo, com cinco, ao passo que o FC Porto e SL Benfica ocuparam as duas últimas posições, com quatro pontos cada.

Macedo aponta
baterias à competição interna

Depois de ter arrebatado domingo último, em Lisboa, a segunda edição da Supertaça Compal, em basquetebol sénior masculino, o 1º de Agosto aponta agora as baterias para o Campeonato Nacional, disse Paulo Macedo, um dos adjuntos do português Luís Magalhães.“A conquista da Supertarça Compal fica para a história, porque, agora, vamos ter de centrar as nossas atenções no Campeonato Nacional”, asseverou Macedo.

Questionado sobre o embate da próxima sexta-feira, no Pavilhão 28 de Fevereiro, frente ao Interclube, formação que lidera o campeonato, com 29 pontos, Paulo Macedo reconheceu as dificuldades que vão encontrar, mas, ainda assim, a vitória é o grande objectivo. “O jogo de sexta-feira vai ser difícil para as duas equipas. Daremos o nosso melhor no sentido de alcançar a vitória, respeitando sempre o adversário”, disse.

Duarte valoriza
empenho do grupo

O técnico principal do Recreativo do Libolo, Raul Duarte, valorizou o empenho dos seus pupilos, que conseguiram um honroso segundo lugar na sua estreia na Supertaça Compal. Apesar de não poder contar com os préstimos do internacional angolano Leonel Paulo, devido ao falecimento de um irmão, o representante da vila de Calulo exibiu-se ao mais alto nível, tendo recebido elogios dos treinadores do FC Porto e do SL Benfica.

“O segundo lugar deve ser atribuído aos atletas pelo empenho evidenciado nas três partidas. Fizemos tudo para conquistar a Supertaça, mas, infelizmente, contra o 1º de Agosto, as coisas não nos correram bem. Vamos continuar a trabalhar para que, na próxima época, possamos competir novamente”.

Mário Saldanha regozijado
com êxito da organização

O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, mostrou-se regozijado pelo êxito da competição, tendo felicitado as quatro equipas que, de 11 a 13 do mês em curso, disputaram, em Lisboa, a segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. “Foi uma organização excelente a todos os níveis. Gostaria de agradecer mais uma vez ao nosso patrocinador, por um lado, e por outro, agradecer às quatro equipas que participaram do torneio, dada a qualidade que evidenciaram durante a competição. Acredito que o público vibrou durante os três dias de competição”, disse Mário Saldanha.

Mário Saldanha aconselhou a sua congénere angolana a arregaçar as mangas a fim de começar a preparar a terceira edição da prova, para que seja melhor que a de Lisboa. “Gostaria que a federação angolana começasse já a preparar a terceira edição. É preciso que as duas federações estejam em sintonia para que a prova de Luanda seja melhor”, disse.

Salários afastam
angolanos das equipas portuguesas

O técnico do SLBenfica, Henriques Vieira, disse que o clube teve interesse em contratar jogadores angolanos, mas o salário que a maior parte aufere é muito elevado para o campeão português. O treinador revelou à Angop, no encerramento da Supertaça Compal, que a intenção de contar com os préstimos de alguns jogadores angolanos é antiga, mas o obstáculo continua a ser o salário.

Explicou que, mesmo durante a Supertaça Compal, se informou sobre a disponibilidade de alguns jogadores, sem adiantar nomes e clubes, mas que o problema salarial se mantém. “Angola tem muitos valores e gostaríamos de contar com alguns, mas o salário de dois jogadores nas grandes equipas é superior ao total do nosso plantel”, frisou.

Por sua vez, Mocho López, técnico do FC Porto, adiantou que viu muitos jogadores interessantes, mas que para a presente época não é possível. Ainda assim, garantiu que pode recorrer ao mercado angolano na próxima época, embora também receie os custos das “estrelas” do país decacampeão africano. Durante a Supertaça Compal, ganha pelo 1º de Agosto, o norte-americano Reggie Moore, e os angolanos Olímpio Cipriano e Felizardo Ambrósio foram os principais destaques.

Raul Hendrick realça domínio
dos representantes nacionais

As equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo deram uma lição de basquetebol às equipas portuguesas do FC Porto e do Sport Lisboa e Benfica. A afirmação é do presidente do clube militar, Raúl Hendrick. O dirigente desportivo disse à Angop, no final do torneio ganho por 1º de Agosto, que o domínio das equipas angolanas é a prova do alto nível do basquetebol praticado no país e que serviu de lição para as equipas portuguesas e a modalidade, no geral.

“Angola deu aulas de basquetebol a Portugal. Mostrámos porque somos os melhores de África. Vamos continuar a trabalhar para desenvolver a modalidade no nosso país”, sublinhou, felicitando a sua equipa e a do Libolo pela prestação na prova, que fez disputar a sua segunda edição. Quanto à possibilidade de as equipas angolanas perderem alguns jogadores para o basquetebol português, Raúl Hendrick disse que isso dificilmente vai acontecer, pelo facto dos mesmos encontrarem melhores condições nas formações angolanas. “Muitos já jogavam em Portugal e agora se encontram nas nossas equipas”, acrescentou.

Desempenho do Libolo
deixa o técnico satisfeito

O técnico do Recreativo do Libolo, Raúl Duarte, disse que a sua formação demonstrou, na Supertaça Compal em basquetebol, que em Angola se joga ao mais alto nível e que estão prontos para conquistar o campeonato nacional. Falando à imprensa, no final do jogo em que venceram o SL Benfica por 109-107, afirmou que o conjunto dignificou o basquetebol angolano. Apesar da vitória, o importante foi dar espectáculo e praticar bom basquetebol, de forma a agradar os adeptos.

“Foi um jogo muito bonito. Acredito que nenhum dos presentes se arrependeu de assistir a este encontro”, disse. Quanto ao nível competitivo esperado, Raul disse que o grupo já o atingiu, apesar da saída de jogadores influentes e apontou como exemplo o equilíbrio nos jogos com o 1º de Agosto. “O 1º de Agosto tem um conjunto coeso e formado há muito tempo. Temos uma equipa nova e jogamos de igual por igual”, sublinhou.

ANGOLA : 1º de Agosto e Libolo prestigiam Angola

A conquista dos dois primeiros lugares da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino pelas equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo prestigiaram ainda mais a imagem de Angola no exterior, disse hoje, segunda-feira, em Luanda o treinador Anselmo Monteiro.

Em declarações à Angop, Anselmo Monteiro disse que esta vitória serve para promover ainda mais o basquetebol que se faz em Angola e mostrou mais uma vez ser o melhor do continente.
“Eles souberam dignificar Angola e ficou bem visível que existe uma grande diferença entre o basquetebol de Angola e de Portugal. Mas é preciso continuar a trabalhar para manter-se no topo”, argumentou.
Disse que as equipas angolanas estiveram bem melhor do ponto de vista técnico e atlético, em relação à edição de 2010 no pavilhão da Cidadela em Luanda

Anselmo Monteiro é treinador da equipa de juniores masculinos do Petro de Luanda e realçou que os jovens das duas formações angolanas não se sentiram intimidados em jogar num terreno pouco comum.

Ao conquistar a Supertaça Compal, o 1º de Agosto embolsou dez mil euros, o prémio destinado ao vencedor do torneio, disputado em Lisboa (Portugal) de 11 a 13 deste mês.
Na segunda posição ficou o Recreativo do Libolo (7.500 euros), terceiro o FC Porto (5000) e quarto o Sport Lisboa e Benfica (2.500). A terceira edição terá lugar em 2012 em Angola.
A prova, que faz parte dos calendários anuais das federações de Angola e Portugal, visa estreitar a relação entre ambas.

A primeira edição da Supertaça Compal disputou-se em Luanda na qual o Sport Lisboa e Benfica foi o vencedor.

14 fevereiro 2011

ANGOLA : Felizardo Ambrósio eleito MVP da Supertaça Compal

O poste do 1º Agosto Felizardo Ambrósio foi eleito Jogador Mais Valioso (MVP) da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculina, prova conquistada domingo pela sua equipa.

Na última jornada, o poste de 2,02 metros efectuou um duplo-duplo (31 pontos e 12 ressaltos) e ajudou a formação “rubro-negra” a vencer o FC Porto por 96-87. Na ronda anterior, Ambrósio já havia sido o melhor com 22/20.
O jogador internacional pela selecção nacional, de 24 anos de idade, recebeu um troféu individual.
Outro candidato ao mesmo troféu foi o poste norte-americano do Recreativo do Libolo Reggie Moore.

ANGOLA : Elevados salários afastam jogadores angolanos dos clubes portugueses

- O técnico da formação do Sport Lisboa e Benfica, Henriques Vieira, informou que o clube teve interesse em contratar jogadores angolanos, mas que o salário que a maior parte deles aufere é muito elevado para o campeão português.

Em declarações à Angop, no encerramento da Supertaça Compal, que Lisboa (Portugal) albergou de 11 a 13 deste mês, o treinador informou que a intenção de contar com os préstimos de alguns jogadores angolanos é antiga, mas que o obstáculo continua a ser o salário.
Explicou que mesmo durante a Supertaça Compal se informou sobre a disponibilidade de alguns, sem adiantar nomes e clubes, mas que o problema salarial mantém-se. “Angola tem muitos valores e nós gostaríamos de contar com uns, mas o salário de dois jogadores nas grandes equipas é superior ao total do nosso plantel”, frisou.
Por sua vez, Mocho López, técnico do FC Porto, adiantou que viu muitos jogadores interessantes, mas que para presente temporada não será possível. Ainda assim, garantiu que poderá recorrer ao mercado angolano na próxima temporada, embora também receie os custos das “estrelas” do país 10 vezes campeão africano.
Durante a Supertaça Compal, ganha pelo 1º de Agosto, o norte-americano Reggie Moore, os angolanos Olímpio Cipriano e Felizardo Ambrósio foram os principais destaques.

ANGOLA : "Angola deu lição a Portugal na Supertaça Compal" - Raúl Hendrick

Ao terminarem na primeira e segunda posições da Supertaça Compal, disputada de 11 a 13 em Lisboa (Portugal), as equipas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo deram uma lição de basquetebol às equipas portuguesas do FC Porto e Sport Lisboa e Benfica, afirmou o presidente da formação “militar” Raúl Hendrick.
Em declarações à Angop, no final do torneio que consagrou o 1º de Agosto, o dirigente desportivo disse que o domínio das equipas angolanas é prova de que praticam um basquetebol de alto nível e que serviu de lição para as equipas portuguesas e a modalidade no geral.
“Angola deu aulas de basquetebol a Portugal, mostrámos porque somos os melhores de África. Vamos continuar a trabalhar para desenvolver a modalidade no nosso país”, sublinhou, felicitando a sua equipa e o Libolo pela prestação na prova que fez disputar a sua segunda edição.
Quanto à possibilidade de as equipas angolanas perderem alguns jogadores para o basquetebol português, Raúl Hendrick disse que dificilmente vai acontecer, pelo facto dos mesmos encontrarem melhores condições nas formações angolanas.
“Muitos já jogavam em Portugal e agora se encontram nas nossas equipas”, acrescentou.

ANGOLA : Raúl Duarte diz que Libolo dignificou Angola


O técnico da equipa do Recreativo do Libolo, Raúl Duarte, disse que a sua formação demonstrou, na Supertaça Compal em basquetebol, que em Angola se joga ao mais alto nível e que estão prontos para conquistar o campeonato nacional.

Falando à imprensa, no final do jogo em que venceram o Sport Lisboa e Benfica (109-107), explicou que o conjunto que orienta esteve bem na prova, disputada no pavilhão de Campo Pequeno, e dignificou a modalidade em Angola.
Frisou que, apesar da vitória, o importante foi dar espectáculo e praticar bom basquetebol, por forma a agradar os adeptos. “Foi um
jogo muito bonito,acredito que nenhum dos presentes arrependeu-se de assistir este encontro”, referiu.
Disse que o grupo, apesar da saída de jogadores influentes, já atingiu o nível esperado e apontou o equilíbrio nos jogos com o 1º de Agosto como exemplo. “O 1º de Agosto tem um conjunto coeso que está formado a muito tempo, nós temos uma equipa nova e jogamos de igual por igual”, sublinhou.
O Libolo terminou a segunda edição da Supertaça Compal na segunda posição com cinco pontos, menos um que o campeão 1º de Agosto.

ANGOLA : Libolo despede-se com triunfo da competição

Com 41 pontos do poste Reggie Moore e 30 do extremo Olímpio Cipriano, o Recreativo do Libolo venceu hoje, no pavilhão de Campo Pequeno em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica por 109-107, após prolongamento.

Com esta vitória, a formação orientada por Raúl Duarte queda-se na segunda posição, numa prova ganha pelo 1º de Agosto.
Mais uma vez, o Libolo, que participou no torneio como vencedor da Taça de Angola, dependeu da inspiração de Reggie Moore, indicado pela terceira vez consecutiva Jogador Mais Valioso (MVP), e Olímpio Cipriano, com 41 e 30 pontos respectivamente, sendo mais de metade dos pontos da equipa.
As duas equipas protagonizaram um bom jogo. O Libolo entrou motivado com a vitória sobre o FC Porto na ronda anterior e manteve o mesmo ritmo frente ao Benfica, com defesa a zona e constantes saídas para o ataque em velocidade, com Milton Barros como condutor.
Heshimu Evans (25 pontos) e António Tavares (22) foram os jogadores mais inconformados do campeão português e então detentor do troféu Compal, que terminou o torneio sem qualquer vitória.
Depois de três períodos equilibrados, as equipas disputaram o último como uma final. Apesar de se tratar de uma prova sem carácter competitivo, ambas se empenharam na procura da vitória. De um lado o Libolo ainda com esperanças de se sagrar campeão e do outro o Benfica que procurava pelo menos uma vitória.
Foi um quarto muito emotivo que terminou empatado (100-100), obrigando as equipas a mais cinco minutos extras.
Nesta fase, tanto uma como outra demonstrou algum desgaste físico. A sete segundos do final a formação angolana perdia por 106-107, mas um triplo de Cipriano inverteu o quadro e deu vitória ao Libolo por 109-10

Libolo: Olímpio Cipriano (30), Francisco Sousa (00), Domingos Bonifácio (00), Edson N'doniema (08), Manuel Mariano (00), Mayzer Alexandre (03), Abdel Gomes (02), Reggie Moore (41), Abdel Bouckar (09), Simão Santos (00), Milton Barros (16), Edgar Chocolate (00).
Técnico: Raúl Duarte.

Benfica: António Tavares (22), Heshimu Evans (25), Michael Willians (09), Diogo Carreira (15), Rodrigo Mascarenhas (06), Miguel Minhava (06), Elvis Évora (14), Gregory Jenkins (06), Ekjersey Viana (04).
Técnico: Henrique Vieira

ANGOLA : Militares vencem Supertaça Compal


O internacional angolano Armando Costa, base de 1,90 metros de altura e 27 anos de idade, mostrou-se satisfeito por ter integrado o plantel da formação militar que, de 11 a 13 do mês em curso, competiu na segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol seniores masculinos, prova que decorreu em Lisboa. O bicampeão africano, reabilitado a meio da presente época desportiva, tinha contraído uma lesão no joelho direito a meio da época passada, o que o levou a parar durante seis meses.

Para o internacional angolano, a Supertaça Compal veio em boa altura, na medida em que aproveitou para ganhar ritmo competitivo, tendo em vista numa primeira fase os compromissos domésticos. “Embora os meus colegas tenham já vários jogos nas pernas, esta competição veio para mim em boa altura, dado que fiquei vários meses parado e precisava de jogos para ganhar o ritmo competitivo para os diferentes desafios, em primeiro lugar o Campeonato Nacional e a Taça de Angola”, asseverou o camisola cinco da formação militar.

Depois de falhar o Campeonato do Mundo, prova disputada na Turquia, no qual o cinco nacional ocupou o 15º lugar na classificação geral, Armando Costa, que se estreou no Afrobasket’2005, na Argélia, quer regressar à Selecção que vai à procura do passe para os Jogos Olímpicos de Londres. “De momento, estou já a 70 por cento da minha forma desportiva. Vou continuar a trabalhar para merecer a confiança do seleccionador nacional, a fim de estar presente no Afrobasket, uma competição importante, porque vai qualificar o único representante do continente africano aos Jogos Olímpicos de Londres”, disse.

O internacional angolano assegurou que a edição número 33 do BAI Basket está muito mais competitiva comparativamente ao ano transacto, pelo que antevê uma ponta final bastante disputada. “Não há dúvidas de que a presente edição do BAI Basket está muito mais competitiva do que a da época passada”.

Delegações angolanas
chegam hoje a Luanda

As delegações do 1º de Agosto, do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo e dos membros da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) que participaram, em Lisboa, na segunda edição da Supertaça Compal, desembarcam hoje no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por volta das 19h00. A comitiva angolana deixa em princípio a capital portuguesa por volta das 11h00 locais.

Pouca afluência
marca Supertaça
Apesar do comité organizador da segunda edição da Supertaça Compal ter estipulado preços módicos, a competição que ontem encerrou as suas cortinas no Campo Pequeno, ficou marcada por pouca afluência do público. Ao contrário do que se esperava e muito em função da pouca divulgação feita pela comunicação social portuguesa, nos três dias que durou a prova foi notória a pouca afluência do público.

Os poucos que marcaram presença foram na sua maioria angolanos residentes em Portugal. Para a bancada geral, o bilhete custou cinco euros para um dia, 10 euros para a bancada geral para os três dias, sete euros para o camarote com catering para um dia, 20 euros para o camarote com catering para três dias. O bilhete mais caro custou 75 euros.

O brilho
de Reggie Moore

O norte-americano ao serviço do Libolo do Kwanza-Sul, Reggie Moore, extremo-poste de 1,98 metros de altura e 29 anos de idade, 119 quilos de peso, foi o atleta que mais se destacou na Supertaça Compal, prova que viu ontem cair o pano. O norte-americano, que na derradeira jornada foi o grande carrasco do Sport Lisboa e Benfica, tendo apontado 41 pontos, na vitória da sua formação, por 109-107, após prolongamento, foi eleito por três ocasiões o MVP (Jogador Mais Valioso) do torneio.

No tempo regulamentar, as equipas estavam igualadas a 100 pontos. A cumprir o seu terceiro ano na equipa da vila de Calulo, Reggie Moore é um verdadeiro comandante, juntamente com o internacional angolano Olímpio Cipriano. A dupla arrasou os portugueses que tiveram de se render ao talento dos jogadores.

Omar Peterkim
regressa ao Libolo

O norte-americano Omar Peterkim, poste de 2,4 metros de altura, que no fim da época passada deixou a formação do Libolo do Kwanza-Sul, regressa amanhã a Luanda, para integrar a equipa da vila de Calulo, segundo fez saber Jorge Varela, um dos responsáveis para o basquetebol daquela agremiação desportiva.

Jorge Varela assegurou, em declarações ao Jornal dos Desportos, que o norte-americano vem com o propósito de ajudar a equipa a materializar os objectivos da presente época, que passa pela conquista da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket, para além de reconquistar a segunda maior competição da “bola ao cesto”, no caso a Taça de Angola.

“Não há dúvidas de que a equipa evoluiu bastante nesses últimos tempos. Se conseguirmos manter ou melhorar ainda mais os nossos índices de produtividade, vamos conseguir materializar os nossos objectivos, que passam pela conquista do BAI Basket e a Taça de Angola”, assegurou. Omar Peterkim regressa amanhã, para ajudar a equipa de Calulo a cumprir as metas traçadas para a presente época.


D’Agosto
conquista Supertaça Compal

O 1º de Agosto conquistou, ontem, no Campo Pequeno, a segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino, ao derrotar, na derradeira jornada, o FC Porto, por 96-87. Os militares destronam, deste modo, o Sport Lisboa e Benfica, vencedor da primeira edição. Apesar do português Luís Magalhães, técnico ao serviço do clube central das Forças Armadas Angolanas, ter minimizado a competição, o 1º de Agosto, campeão nacional e africano em título, chegou a Lisboa, viu e venceu.

De facto, a formação militar, que mais uma vez contou com as suas principais unidades, casos de Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Karton Mims, Armando Costa, Carlos Almeida, Miguel Pontes Lutonda, para além do irreverente Hélder Ortet, jovem que aos poucos se impõe no plantel rubro e negro, superiorizou-se entre as demais equipas. Aliás, os militares foram a única equipa na competição que conseguiu fazer o pleno na prova, ou seja, em três partidas disputadas, o conjunto do Rio Seco obteve igual número de vitórias.

Apesar do domínio territorial dos militares, o quarto inicial foi jogado sob o signo de equilíbrio, tendo a equipa angolana perdido por escasso um ponto (25-26). Nos quartos subsequentes, os hexacampeões africanos, com uma defesa organizada e um ataque eficiente, onde era privilegiada a circulação da bola em todas as zonas da quadra, chegaram à vantagem de 18 pontos. Com o jogo completamente controlado, a equipa militar limitou-se a gerir o resultado, fixando-o no final em 96-87.

Com 31 pontos, em 38 minutos e 42 segundos, o poste do 1º de Agosto, Felizardo Ambrósio, foi o melhor marcador da partida, seguido pelo seu companheiro de equipa, Joaquim Gomes “Kikas”, com 22 pontos. “Kikas” teve a valorização de 27,5. Gomes “Kikas” foi ainda o rei dos ressaltos, com 14 (3/11), seguido de Felizardo com 12 (4/8). Os militares foram ainda superiores nos lançamentos a longa distância, tendo conseguido uma percentagem de 44, contra 22 da formação portista.

No Porto, Gregory Stempin, com 25 pontos, destacou-se entre os demais. A equipa militar, na qualidade de campeão, embolsou a quantia monetário de dez mil euros, o Libolo, que ocupou o segundo lugar, recebeu 7.500 euros. Porto e Benfica receberam cada cinco e quatro mil euros, respectivamente.

Melo Clemente, em Lisboa

Felizardo eleito
MVP do torneio

O internacional angolano, Felizardo Ambrósio, 2,2m de altura e 23 anos de idade, foi considerado pelo comité organizador da segunda edição da Supertaça Compal como o MVP (Jogador Mais Valioso) do torneio. Felizardo Ambrósio, que ontem anotou 31 pontos, para além de 12 ressaltos, foi ainda eleito como o MVP da partida. O jovem atleta e o experiente Joaquim Gomes “Kikas” têm sido a mola impulsionadora do jogo interior dos militares.

Angolanas
mostram qualidade

As equipas do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul mostraram a qualidade refinada do basquetebol angolano, em particular, e africano em geral, para gáudio da comunidade angolana residente em terras de Camões, que compareceram em massa no Campo Pequeno, local que acolheu a competição. Militares e libolenses, apesar de jogarem fora dos respectivos habitats, conseguiram fustigar os tugas, que tiveram de se render à superioridade do basquetebol angolano, baseado na técnica e nas jogadas de contra-ataque. Os angolanos deixaram as respectivas marcas em terras portuguesas.

Federação portuguesa
homenageia Zé Carlos

A Federação Portuguesa de Basquetebol voltou a homenagear algumas figuras angolanas e portuguesas, num jantar de confraternização que decorreu no sábado, no Hotel Tivoli, local que acolheu as delegações participantes da segunda edição da Supertaça Compal. Entre os homenageados angolanos, destaque para José Carlos Guimarães, TPA e a Federação Angolana de Basquetebol:

>> Declarações dos técnicos

Moncho (FCPorto)

“1º de Agosto é uma máquina”
O técnico do FC do Porto afirmou no final da partida que a formação do 1º de Agosto é uma máquina de praticar basquetebol. “Temos de dar os parabéns ao 1º de Agosto pela qualidade de basquetebol que praticou neste torneio”, disse o espanhol.

Paulo Macedo (1º de Agosto)

“Estamos de parabéns”
O técnico adjunto da equipa militar, Paulo Macedo, era um homem visivelmente satisfeito pela conquista da Supertaça Compal. “Estamos de parabéns, porque conseguimos materializar os nossos objectivos. Agora, vamos virar as baterias para o Campeonato Nacional”, disse.

13 fevereiro 2011

ANGOLA : Técnico "militar" diz que venceram o jogo na defesa


O técnico adjunto da equipa sénior masculina do 1º de Agosto Paulo Macedo apontou o rigor defensivo como principal causa vitória sobre o Sport Lisboa e Benfica por 95-89, sábado, na segunda jornada da Supertaça Compal em basquetebol.

Em conferência de imprensa, no final do encontro realizado no pavilhão de Campo Pequeno, em Lisboa (Portugal), explicou que a defesa à zona dificultou a manobra ofensiva da equipa portuguesa que, na sua opinião, tem como ponto forte o jogo interior.
“Sabíamos que o Benfica tem vários jogadores altos e optamos por uma defesa que pudesse manter os seus jogadores longe da nossa tabela. Eles (Benfica) viram-se obrigado a utilizar o jogo exterior que também é forte, mas a nossa resposta foi melhor”, frisou.
Paulo Macedo comentou ainda as exibições do base norte-americano Karlton Mims e do poste Hélder Ortet que, foram contratados esta temporada, não têm correspondido as expectativas no Campeonato Nacional, mas estiveram bem no jogo da Supertaça Compal.
“São dois jogadores com quem contamos, estão ainda na fase de adaptação porque jogavam um basquetebol diferente”, sublinhou, acrescentando que hoje vão se empenhar para vencer o FC Porto e conquistar o troféu.

ANGOLA : Técnico adjunto do Libolo acredita na conquista do título da Compal


O adjunto de Raúl Duarte, no comando técnico do Recreativo do Libolo, Rodrigo Ricardo mostrou-se confiante na conquista do troféu da Supertaça Compal em basquetebol, que decorre em Portugal.
Depois de vencerem o FC Porto, o técnico disse que o Libolo vai continuar a trabalhar para terminar na primeira posição da prova, embora reconheça que não depende apenas da sua equipa.
Depois de perder na ronda inaugural frente ao 1º de Agosto, o Libolo conquistou uma vitória importante sábado ao derrotar o FC Porto por 83-74.
Os desafios da segunda edição da Supertaça Compal, que visa estreitar a relação entre Angola e Portugal, estão a decorrer no pavilhão de Campo Pequeno em Lisboa.

ANGOLA : D´Agosto imparável na Supertaça Compal


Uma final antecipada! É o que se pode dizer da partida de ontem, entre o 1º de Agosto e o Sport Lisboa e Benfica, com vitória a sorrir para o conjunto angolano que venceu por 95-89, após prolongamento, quando ao cabo dos 40 minutos regulamentares as duas equipas estavam empatadas a 78 pontos. Com este triunfo, os militares “destronaram” a formação encarnada do título, dando um passo importantíssimo rumo à conquista da segunda edição da Supertaça Compal.

Depois de ter sido batido na final do ano passado, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, catedral do basquetebol angolano, o 1º de Agosto conseguiu a tão esperada desforra, afastando desde já os benfiquistas da final. Apesar de em alguns momentos da partida a formação caseira ter chegado a uma diferença de sete pontos, a partida foi jogada sob o signo do equilíbrio. No primeiro período, as duas equipas empataram a 15 pontos. Helder Ortet, lançado no desafio pelo técnico Luís Magalhães, não comprometeu, tendo conseguido anular a torre do Sport Lisboa e Benfica, no caso Elvis Évora, que se viu forçado a jogar fora da área restritiva.

Em 17 minutos, o jovem jogador da formação militar anotou 13 pontos. Fruto de alguma descoordenação defensiva, os militares foram para o intervalo com uma desvantagem de dois pontos (32-34). O equilíbrio voltou a marcar os dois últimos quartos e numa altura em que a partida corria de feição para o Sport Lisboa e Benfica, que a um minuto do fim do desafio vencia por 78-73, o inevitável Miguel Pontes Lutonda, que, diga-se, continua distante dos seus níveis habituais (ver peça à parte), restabeleceu a igualdade a 78 pontos, antecedendo um lançamento de três pontos convertido pelo norte-americano, Karton Mims.

Motivados com a igualdade, a formação militar soube nos cinco minutos do prolongamento controlar as operações, tendo vencido o desafio, por 95-89. Karton Mims, Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Miguel Lutonda acabaram por ser determinantes no triunfo militar. Na outra partida da noite, jogaram Libolo e Futebol Clube do Porto mas até ao fecho da nossa edição a partida ainda não tinha terminado.

Declarações dos técnicos

Henrique Vieira (Benfica)
“Cometemos erros infantis”

O técnico principal da formação encarnada, Henrique Vieira, era um homem visivelmente inconformado com o desfecho final da partida que foi desfavorável ao seu conjunto (95-89). “Cometemos erros infantis na ponta final, daí termos perdido o desafio, quando as coisas até corriam bem para nós. 1º de Agosto é uma boa equipa e penso que mereceu a vitória”, disse

Paulo Macedo (1º de Agosto)
“Foi uma vitória sofrível”

Paulo Macedo, técnico adjunto da formação militar, reconheceu no final da partida que foi um jogo difícil para as duas formações e acabou por vencer a equipa que soube controlar melhor o nervosismo. “Foi uma partida bastante disputada, os jogadores das duas equipas deram o seu melhor exibindo-se ao mais alto nível. Fomos felizes porque soubemos controlar o nervosismo na ponta final”

Ficha técnica
Pavilhão: Campo Pequeno, em Lisboa, com pouco público
Capacidade: Sete mil pessoas

Arbitragem: Luís Lopes, Fernando Resende, ambos portugueses, e Francisco Tandu, angolano

1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (2), Adilson Baza (0), Mário Correia (7), Joaquim Gomes “Kikas” (11), Islando Manuel (0), Helder Ortet (13), Felizardo Ambrósio (22), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (21), Miguel Lutonda (7), Karton Mims Douglas (12).
Treinador: Luís Magalhães.

Sport Lisboa e Benfica: António Tavares (21), Heshimu Evans (2), Sérgio Ramos (12), Michael Williams (24), Diogo Carreira (12), Rodrigo Mascarenhas (8), Miguel Minhava (0), Carlos Ferreirinha (8), Elvis Évora (2 ), Gregory Jenkins (2), Ekjersey Viana (0).
Treinador: Henrique José Martins Vieira

Marcha do marcador: 15-15, 32-34, 56-63, 78-78, 95-89.

Supertaça Compal termina hoje

Cai hoje o pano da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. A formação do 1º de Agosto, que lidera de forma invicta a prova, com quatro pontos, fruto de duas vitórias, medirá forças com o Futebol Clube do Porto, a partir das 16 horas locais, 17 horas em Angola. Já o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul vai defrontar o Sport Lisboa e Benfica, a partir das 14h horas locais, 15 horas em Angola. M.C

Felizardo Ambrósio eleito MVP

O extremo poste do 1º de Agosto, Felizardo Ambrósio, foi eleito como o MVP (Jogador Mais Valioso) na vitória da equipa militar sobre a formação encarnada, partida que contou para a segunda jornada da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. Depois de ter sido preponderante na vitória da primeira jornada a par de Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, conhecido nas lides da “bola ao cesto” como o “bazuqueiro”, voltou a estar em evidência ontem. Quem também se destacou na formação militar foi o extremo base Carlos Almeida, que contribuiu com 21 pontos. M.C

Lutonta continua distante

O internacional angolano, Miguel Pontes Lutonda, base, de 39 anos de idade, ainda não explodiu na segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino, prova que decorre em Lisboa e hoje termina. Depois de ter estado em branco na vitória sobre o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul (77-76), em 21 minutos e 56 segundos, o “General”, como é conhecido nas lides da “bola ao cesto”, voltou a estar muito longe dos seus níveis habituais. Em face disso, o comandante do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), o português Luís Magalhães, colocou o grande “General” no banco durante 19 minutos, . M.C