Africa Basquetebol

13 fevereiro 2011

ANGOLA : D´Agosto imparável na Supertaça Compal


Uma final antecipada! É o que se pode dizer da partida de ontem, entre o 1º de Agosto e o Sport Lisboa e Benfica, com vitória a sorrir para o conjunto angolano que venceu por 95-89, após prolongamento, quando ao cabo dos 40 minutos regulamentares as duas equipas estavam empatadas a 78 pontos. Com este triunfo, os militares “destronaram” a formação encarnada do título, dando um passo importantíssimo rumo à conquista da segunda edição da Supertaça Compal.

Depois de ter sido batido na final do ano passado, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, catedral do basquetebol angolano, o 1º de Agosto conseguiu a tão esperada desforra, afastando desde já os benfiquistas da final. Apesar de em alguns momentos da partida a formação caseira ter chegado a uma diferença de sete pontos, a partida foi jogada sob o signo do equilíbrio. No primeiro período, as duas equipas empataram a 15 pontos. Helder Ortet, lançado no desafio pelo técnico Luís Magalhães, não comprometeu, tendo conseguido anular a torre do Sport Lisboa e Benfica, no caso Elvis Évora, que se viu forçado a jogar fora da área restritiva.

Em 17 minutos, o jovem jogador da formação militar anotou 13 pontos. Fruto de alguma descoordenação defensiva, os militares foram para o intervalo com uma desvantagem de dois pontos (32-34). O equilíbrio voltou a marcar os dois últimos quartos e numa altura em que a partida corria de feição para o Sport Lisboa e Benfica, que a um minuto do fim do desafio vencia por 78-73, o inevitável Miguel Pontes Lutonda, que, diga-se, continua distante dos seus níveis habituais (ver peça à parte), restabeleceu a igualdade a 78 pontos, antecedendo um lançamento de três pontos convertido pelo norte-americano, Karton Mims.

Motivados com a igualdade, a formação militar soube nos cinco minutos do prolongamento controlar as operações, tendo vencido o desafio, por 95-89. Karton Mims, Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Miguel Lutonda acabaram por ser determinantes no triunfo militar. Na outra partida da noite, jogaram Libolo e Futebol Clube do Porto mas até ao fecho da nossa edição a partida ainda não tinha terminado.

Declarações dos técnicos

Henrique Vieira (Benfica)
“Cometemos erros infantis”

O técnico principal da formação encarnada, Henrique Vieira, era um homem visivelmente inconformado com o desfecho final da partida que foi desfavorável ao seu conjunto (95-89). “Cometemos erros infantis na ponta final, daí termos perdido o desafio, quando as coisas até corriam bem para nós. 1º de Agosto é uma boa equipa e penso que mereceu a vitória”, disse

Paulo Macedo (1º de Agosto)
“Foi uma vitória sofrível”

Paulo Macedo, técnico adjunto da formação militar, reconheceu no final da partida que foi um jogo difícil para as duas formações e acabou por vencer a equipa que soube controlar melhor o nervosismo. “Foi uma partida bastante disputada, os jogadores das duas equipas deram o seu melhor exibindo-se ao mais alto nível. Fomos felizes porque soubemos controlar o nervosismo na ponta final”

Ficha técnica
Pavilhão: Campo Pequeno, em Lisboa, com pouco público
Capacidade: Sete mil pessoas

Arbitragem: Luís Lopes, Fernando Resende, ambos portugueses, e Francisco Tandu, angolano

1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (2), Adilson Baza (0), Mário Correia (7), Joaquim Gomes “Kikas” (11), Islando Manuel (0), Helder Ortet (13), Felizardo Ambrósio (22), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (21), Miguel Lutonda (7), Karton Mims Douglas (12).
Treinador: Luís Magalhães.

Sport Lisboa e Benfica: António Tavares (21), Heshimu Evans (2), Sérgio Ramos (12), Michael Williams (24), Diogo Carreira (12), Rodrigo Mascarenhas (8), Miguel Minhava (0), Carlos Ferreirinha (8), Elvis Évora (2 ), Gregory Jenkins (2), Ekjersey Viana (0).
Treinador: Henrique José Martins Vieira

Marcha do marcador: 15-15, 32-34, 56-63, 78-78, 95-89.

Supertaça Compal termina hoje

Cai hoje o pano da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. A formação do 1º de Agosto, que lidera de forma invicta a prova, com quatro pontos, fruto de duas vitórias, medirá forças com o Futebol Clube do Porto, a partir das 16 horas locais, 17 horas em Angola. Já o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul vai defrontar o Sport Lisboa e Benfica, a partir das 14h horas locais, 15 horas em Angola. M.C

Felizardo Ambrósio eleito MVP

O extremo poste do 1º de Agosto, Felizardo Ambrósio, foi eleito como o MVP (Jogador Mais Valioso) na vitória da equipa militar sobre a formação encarnada, partida que contou para a segunda jornada da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. Depois de ter sido preponderante na vitória da primeira jornada a par de Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, conhecido nas lides da “bola ao cesto” como o “bazuqueiro”, voltou a estar em evidência ontem. Quem também se destacou na formação militar foi o extremo base Carlos Almeida, que contribuiu com 21 pontos. M.C

Lutonta continua distante

O internacional angolano, Miguel Pontes Lutonda, base, de 39 anos de idade, ainda não explodiu na segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino, prova que decorre em Lisboa e hoje termina. Depois de ter estado em branco na vitória sobre o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul (77-76), em 21 minutos e 56 segundos, o “General”, como é conhecido nas lides da “bola ao cesto”, voltou a estar muito longe dos seus níveis habituais. Em face disso, o comandante do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), o português Luís Magalhães, colocou o grande “General” no banco durante 19 minutos, . M.C

2 Comments:

  • Great post. I used to be checking continuously this weblog and I'm inspired! Extremely useful information specially the ultimate phase :) I take care of such info much. I used to be looking for this particular info for a very long time. Thanks and good luck.
    My page ; transfer news soccer arsenal

    By Anonymous Anónimo, at 27/1/13 01:10  

  • There is certainly a great deal to find out about this subject.
    I love all the points you've made.
    My page > transfer news about football

    By Anonymous Anónimo, at 27/1/13 01:29  

Enviar um comentário

<< Home