Africa Basquetebol

01 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES MASCULINO - Maxaquene: o rei vai nu!

QUALQUER semelhança entre o actual Maxaquene e aquele que nas duas últimas temporadas conquistou superiormente a Liga Vodacom é pura coincidência. O Maxaquene que hoje disputa o Campeonato da Cidade do Maputo não passa de um rei que segue completamente nu, sob troça dos oponentes e desalento dos seus adeptos.

Se, perder diante do velho rival Desportivo os tradicionais e conservadores aficionados do Maxaquene não admitem, imaginem agora ver o seu time a ser vulgarizado por equipas como Real Sociedade e Costa do Sol, a exemplo daquilo que sucedeu nas últimas jornadas da interessante prova da capital do país, meritoriamente comandada pelos “alvi-negros”. É verdade que alguns se escondem na tese de que o mais importante é o Campeonato Nacional, altura em que os “tricolores”, já com o técnico espanhol Joseba Garcia, se propõem vincar o seu estatuto de Sai Majestade, no entanto, não deixa de ser penoso ver o campeão em tamanha decadência.
Aliás, se na primeira volta tinha perdido face aos também concorrentes Desportivo e Ferroviário, nesta segunda etapa do campeonato a situação piorou tremendamente, pois, para além de novo desaire no “derby” com o seu vizinho, sucumbiu igualmente diante da Real Sociedade e do Costa do Sol. Resultado: decorridas 10 jornadas, o Maxaquene tem um atípico registo de cinco derrotas, algo realmente preocupante para as suas hostes.
Na sexta-feira, “tricolores” e “alvi-negros” proporcionaram uma partida realmente digna dos seus pergaminhos, dado o equilíbrio que a caracterizou e a incerteza quanto ao desfecho. Apesar disso, o Desportivo apresentava um basquetebol melhor elaborado e mais determinado nos ressaltos ofensivos, ganhando várias ocasiões em situações absolutamente incríveis. Isto é, mesmo sem estabelecer uma diferença acentuada, porquanto a resposta maxaquenense também se impunha, a turma de Horácio Martins era mais vistosa e a justificar o comando dos acontecimentos.
É assim que não espantou a ninguém quando, tirando partido dos parcos recursos do adversário na ponta final, construiu uma vitória pela marca de 71-59, permitindo-lhe conservar, invicto, a liderança do campeonato, bem como maiores probabilidades de conquistá-lo, mesmo tendo em conta o desafio não concluído diante do Ferroviário.
Na mesma jornada (nona), os “locomotivas” sentiram na pele o crescimento vertiginoso da Universidade Pedagógica, que se apresentou no campo de forma destemida, acabando por perder por apenas dois pontos (52-50). Foi mais uma chamada de atenção à UP, que, a continuar assim, candidata-se a entrar no grupo dos “quatro mais”, posto que disputa tenazmente com os “canarinhos”.
Surpreendentemente, Aeroporto conseguiu a sua primeira vitória no campeonato. O feito aconteceu diante de A Politécnica por 50-47. Por seu turno, Costa do Sol levou de vencida Real Sociedade por 57-22.
Já no sábado, a contar para a 10ª jornada, o mau momento atravessado pelo Maxaquene foi confirmado com a sua derrota no embate com o Costa do Sol, pela marca de 55-54, ao cabo de uma partida extraordinariamente equilibrada e na qual os “canarinhos” actuaram muito acima das suas capacidades. Trata-se de um triunfo que seguramente irá espevitar a turma de Milagre Macome na sua luta pelos lugares cimeiros.
Desportivo e Ferroviário não tiveram quaisquer problemas para se desenvencilhar dos seus adversários: os “alvi-negros” ganharam por 64-49 à Universidade Pedagógica e “locomotivas” bateram Aeroporto pela marca de 94-31. Já A Politécnica levou de vencida Real Sociedade por 51-35.
O campeonato prossegue amanhã, com a efectivação da décima jornada, comportando os seguintes encontros: Ferroviário-Real Sociedade e Desportivo-Costa do Sol, no pavilhão dos “alvi-negros”; Universidade Pedagógica-Aeroporto e A Politécnica-Maxaquene, na “catedral”. Os primeiros jogos começam às 18.30 horas e os segundos às 20.00.