Africa Basquetebol

04 novembro 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DO MAPUTO - Duelo de gigantes

O CONFRONTO entre o Maxaquene e o Ferroviário, dois gigantes do básquete nacional, é o principal alvo das atenções da 12ª jornada do Campeonato da Cidade do Maputo a ser disputada na noite de hoje, às 18.00 horas, no pavilhão dos “tricolores”.

Trata-se de dois sérios candidatos à conquista do título tanto da cidade do Maputo como a nível nacional. Neste momento, os “locomotivas” estão em melhor forma o que faz deles os segundos classificados logo atrás do Desportivo, líder isolado. Já os “tricolores” estão longe de atingir a qualidade demonstrada no ano que acabou sendo de ouro ao conquistarem o Campeonato Nacional. No entanto, nos jogos entre estes dois eternos rivais espera-se despique muito renhido em que por vezes os que não atravessam um bom momento agigantam-se.
Maxaquene e Ferroviário pouco tempo terão para recuperar o fôlego se se atender que amanhã defrontam, no recinto dos “tricolores”, a UP e o Costa do Sol, respectivamente, em desafios da 13ª jornada. A equipa “tricolor” entra em acção às 14.30 horas, enquanto os “locomotivas” se fazem ao rectângulo do jogo três horas depois.
Ainda hoje, os “canarinhos” batem-se, a partir das 19.45 horas, no pavilhão do Maxaquene, com A Politécnica, enquanto Real Sociedade joga com UP, às 20.00 horas, no recinto do Desportivo. Amanhã será a vez da Real Sociedade e Aeroporto defrontarem-se, a partir das 16.00 horas, no campo do Ferroviário.
O Desportivo tem pela frente uma dupla jornada em que aproveitará para passear a sua classe visto que os adversários vêm denotando falta de argumento para travar os “alvi-negros”. Hoje, joga no seu pavilhão com o Aeroporto, às 16.00 horas, para amanhã medir forças com A Politécnica, no mesmo reduto, a partir das 18.00 horas.
Entretanto, na quarta-feira realizou-se a décima primeira jornada que ficou marcada pelo regresso do Maxaquene às vitórias. Os “tricolores” bateram A Politécnica, por 67-44.
No desafio da ronda, o Desportivo superou o Costa do Sol, por 73-54 e consolidou o primeiro lugar.
O Ferroviário também se manteve firme na segunda posição com um triunfo sobre a Real Sociedade, por 73-54.
No embate entre equipas que lutam para não caírem no último lugar a UP venceu o Aeroporto, por 66-40.