Africa Basquetebol

12 outubro 2011

ANGOLA : Ministra almoça com a Selecção

A ministra da Família e Promoção da Mulher, Jenoveva Lino, ofereceu ontem, no Restaurante Gril, na Ilha de Luanda, um almoço de confraternização à Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, que a 2 do mês em curso conquistou, em Bamako, capital do Mali, a XXII edição do Campeonato Africano das Nações.

Na ocasião, Genoveva Lino afirmou que o seu pelouro não queria ficar indiferente ao feito protagonizado pela selecção feminina de basquetebol, que arrebatou o primeiro título africano e apurou-se para os Jogos Olímpicos de Londres’2012.
   “Estamos convosco e desejamos tudo de bom”, afirmou a ministra, referindo à participação da selecção feminina nos Jogos Olímpicos. Jenoveva Lino prometeu “advocacia” no sentido de angariar para as atletas “tudo o que vocês têm direito”. “Gostaria de reiterar as nossas felicitações, o nosso orgulho de sermos mulheres, o nosso orgulho de participarmos bem e de sermos um exemplo para o mundo”, afirmou.
Entretanto, a parte cultural foi animada pela cantora Dina Santos, que em palco apresentou antigos sucessos. As meninas de ouro ensairam algumas passadas para a alegria dos presentes. Estiveram presentes no acto o Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, o Ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, a vice governadora de Luanda para a aérea social, Jovelina Imperial, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo da Conceição, entre outras figuras.
Nacissela Maurício pede apoio institucional

A capitã da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, Nacissela Maurício, em representação das colegas, agradeceu o gesto do Ministério da Família e Promoção da Mulher e pediu à ministra Genoveva Lino que funcione como “advogada” na resolução dos problemas do combinado nacional.
    “É sempre uma alegria quando se alcança algo inédito. No caso, vale sempre saborear, pois, foi conseguida com muito esforço e espírito de sacrifício”, afirmou a atleta. Nacissela Maurício referiu que “as mulheres, apesar da conquista já alcançadas, necessitam de cimentar as aquisições e lutarem para a melhoria das condições postas à sua disposição para o trabalho”.
A capitã recordou os sacrifícios que foram consentidos pelas atletas da selecção para alcançarem o título continental e pediu apoio para continuarem a obter êxitos “sem tanto sacrifício”. Nacissela Maurício agradeceu o Ministério da Juventude e Desportos, a Federação Angolana de Basquetebol, os clubes e os patrocinadores pelo apoio que têm prestado ao basquetebol feminino. Nacissela Maurício foi eleita MVP (Jogadora Mais Valiosa) da XXII edição do Campeonato Africanos das Nações de basquetebol.

Oferta

As atletas e corpo técnico da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol receberam ontem a oferta do salão Regavica, situada na baixa de Luanda, para tratamento de beleza no valor de 600 dólares para cada elemento. De início, o salão de beleza havia prometido uma oferta de 400 dólares, mas, com a conquista do título esse valor foi acrescido. Nacissela Maurício, em nome das colegas agradeceu o gesto.
M.C

Petro de Luanda falha Taça Victorino Cunha

A formação do Petro de Luanda, campeã nacional em título, fica de fora da terceira edição do torneio Victorino Cunha, a decorrer de 13 a 15 do mês em curso, no Pavilhão do Rio Seco, noticiou ontem a Angop. De acordo com o director para o basquetebol da equipa do Eixo Viário, Benjamin Romano, o vencedor da edição de 2010 do torneio seguiu viagem, na segunda-feira, para os Estados Unidos, onde vai cumprir um de estágio de 15 dias, em Houston. Os tricolores preparam o Campeonato Nacional sénior masculino, que começa em Novembro próximo. Em substituição do detentor do troféu, segundo apurou a Angop, a organização indicou a formação da Universidade Lusíada de Angola, quinto classificado do Provincial.