Africa Basquetebol

10 outubro 2011

ANGOLA : Fab garante apoio para Londres ´2012

Apesar das limitações financeiras, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai envidar esforços no sentido de proporcionar as melhores condições de trabalho à Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, que em 2012 vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres, uma estreia que se espera auspiciosa. A garantia foi dada, na última quarta-feira, pelo presidente do órgão reitor da modalidade no país, Gustavo da Conceição, quando recebia, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, as campeãs africanas da “bola ao cesto”.

   “Nós temos consciência das dificuldades por que a Selecção Nacional sénior feminina passou durante a sua preparação, quer para os X Jogos Africanos de Maputo, Moçambique, quer para o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket, mas, ainda assim, as meninas souberam ultrapassar estas dificuldades e conseguiram, nas duas provas, resultados satisfatórios.
Por isso, para os Jogos Olímpicos de Londres, pretendemos colocar as melhores condições de trabalho, dentro naturalmente das nossas limitações financeiras, a fim de termos uma representação digna no evento, onde as exigências são maiores”, asseverou o número um da FAB.
Gustavo da Conceição disse, por outro lado, que apesar de ser a primeira vez que a Selecção Nacional sénior feminina vai disputar os Jogos Olímpicos, sendo, por isso, o aprendizado a divisa a seguir, não se pode colocar de parte a responsabilidade que Angola tem por ser a representante do continente africano.
“Vamos lá para aprender naturalmente, mas, neste processo de aprendizado, porque é a primeira vez que chegamos aos Jogos Olímpicos, vamos também lá para dizer que aqui, neste país, joga-se básquete e temos uma dignidade a defender e temos um desenvolvimento desportivo a mostrar. Daí que, esperamos chegar lá, competir com essa dignidade e procurar atingir os nossos objectivos que são, primeiro, aprender, segundo, criar condições para manter os pódios africanos, tal como fazemos nos masculinos”, disse o presidente da FAB.
O corpo técnico da Selecção Nacional sénior feminina pode ser reforçado com um preparador físico, tal como pretende o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, segundo ainda Gustavo da Conceição.“O seleccionador nacional já nos fez chegar essa preocupação e acredito que brevemente iremos solucionar esta questão”, finalizou.

Minjud assegura verbas para preparação

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, que conquistou, pela primeira vez, o Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), no Mali, vai preparar os Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra), em 2012, nos Estados Unidos, na sua Liga Profissional feminino (WNBA). A informação foi prestada na noite de sábado, em Luanda, pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, realçando que o Governo angolano, por via do Ministério que dirige, vai continuar a apoiar o basquetebol feminino e tudo vai fazer para que tenha uma boa preparação para Londres’2012.
Adiantou que está prevista a assinatura de um protocolo entre o Governo angolano e a WNBA, uma das ligas mais competitivas do mundo, que pode facilitar a realização de jogos com as equipas locais, além de estagiar nos vários centros de treinamento pertencentes à mesma liga.“A preparação para os Jogos Olímpicos é um imperativo que se impõe e a melhoria do vosso desempenho, enquanto representantes condignas do continente africano, é um dos desafios dos próximos tempos”, frisou o governante, no acto de homenagem pelo título africano conquistado.
Disse ainda que o primeiro título foi fruto de muito sofrimento e suor, salientando que o esforço e abnegação foram coroados com o troféu de campeãs continentais.Exortou às jovens angolanas a associarem desporto ao saber para continuarem rumo ao progresso, desenvolvimento sustentado e harmonioso do país.