Africa Basquetebol

09 outubro 2011

ANGOLA : Campeãs africanas preparam Jogos Olímpicos na WNBA

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol, que conquistou pela primeira vez o Campeonato Africano (Afrobasket), no Mali, vai preparar os Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra), em 2012, nos Estados Unidos, na sua Liga Profissional feminino (WNBA).

A informação foi prestada na noite de sábado, em Luanda, pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, realçando que o Governo angolano, por via do ministério que representa, continuará a apoiar o basquetebol feminino e tudo fará para que tenha uma boa preparação para "Londres2012".
Explicou que está previsto, sem especificar datas, a assinatura de um protocolo entre o Governo angolano e a WNBA, uma das ligas mais competitivas do mundo, que poderá facilitar a realização de jogos com as equipas locais, além de estagiar nos vários centros de treinamento pertencentes a mesma liga.
“A preparação para os Jogos Olímpicos é um imperativo que se impõe e a melhoria do vosso desempenho, enquanto representantes condignas do continente africano, é um dos desafios dos próximos tempos”, frisou o governante no acto de homenagem pelo título africano conquistado.
Disse ainda que o primeiro título foi fruto de muito sofrimento e suor, salientando que o esforço e abnegação foram coroados com o troféu de campeãs continentais.
Exortou às jovens angolanas a associarem desporto ao saber para continuarem rumo ao progresso, desenvolvimento sustentado e harmonioso do país.
As campeãs africanas foram sábado homenageadas pelo Executivo angolano pela medalha de ouro.
conquistada em Bamako (Mali).
O acto contou ainda com várias entidades, com destaque, além do referido ministro, da ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, do vice-ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, do vice-presidente e secretário geral do MPLA, Roberto de Almeida e Dino Matross, respectivamente, técnicos, atletas e outras figuras.