Africa Basquetebol

09 outubro 2011

ANGOLA : Adiada homenagem na Huíla

A homenagem às campeãs africanas de basquetebol, prevista para a última sexta-feira, na cidade do Lubango, foi adiada oito dias devido a compromissos oficiais da Selecção Nacional e à ausência do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. O facto foi tornado público sexta-feira, no Lubango, pelo presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Luís Garrido, que assegurou a criação de condições para a recepção da equipa nacional.

Acrescentou que o programa elaborado a nível da Huíla para a recepção às meninas de ouro se mantém. E, assim que se encontrar a data exacta, em função das actividades da selecção em Luanda, o passo seguinte é a Huíla. “Acredito que em pouco menos de oito dias teremos de certeza absoluta a selecção feminina aqui na Huíla”, disse.
Justificou que, ao contrário do previsto, assim que a selecção que conquistou o troféu continental e o apuramento directo aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 chegou à Luanda, havia um programa de recepção em que a delegação toda tinha que cumprir a nível da capital do país. Luís Garrido sustentou que logo após a realização dessas actividades decorridas até ao final de semana, a selecção feminina vai ao Lubango. As campeãs africanas foram ontem homenageadas, no Cine Tropical, pelo Executivo angolano.

Tulumba garante prémios

O empresário huilano Silvestre Tulumba continua firme em honrar a promessa de oferecer 30 mil dólares a cada atleta da Selecção Nacional feminina de basquetebol. “De facto, assumi-me como padrinho das meninas na minha vinda de Moçambique, que daria a cada uma 30 mil dólares caso trouxessem a taça e as medalhas de ouro. Foi feita uma promessa da minha parte às nossas irmãs do basquetebol feminino.
Como conseguiram este feito, estão assumidos os 30 mil dólares para cada atleta. Também vou oferecer um fim-de-semana na minha província, onde tenho as minhas acções. Não há nada a recuar. As pessoas estavam a fazer comentários, mas devemos oferecer e dar um conforto melhor às nossas irmãs, porque realmente elas merecem”, garantiu Silvestre Tulumba. GH