Africa Basquetebol

07 outubro 2011

ANGOLA : Chegada das campeãs africanas cria grande expectativa na Huíla

A chegada das campeãs africanas de basquetebol sénior feminino à cidade do Lubango é aguardada com grande expectativa entre os adeptos da bola ao cesto. As meninas de ouro vão receber, cada uma delas, durante um jantar, o prémio avaliado em 30 mil dólares oferecidos pelo empresário Silvestre Tulumba. O empresário confirmou, na quarta-feira, à imprensa, o cumprimento da promessa de oferecer aquela importância às atletas se ganhassem o Campeonato Africano.
O empresário lembrou que, quando fez a promessa, o gesto serviu de incentivo às atletas. “Na altura, senti alegria no seio da equipa, a capitã perguntou-me se ficassem em segundo lugar que o prémio tinham e respondi-lhe que havia uma oferta, mas não citei números”, recordou Silvestre Tulimba apelou à população da Huíla, Namibe, Benguela e do Huambo que participe na recepção às campeãs africanas.

Cortejo automovel

O presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), Luís Garrido, assegurou, ontem, na cidade de Lubango, que o desembarque da selecção nacional sénior feminina de basquetebol, inicialmente previsto para hoje, às 10h00, foi adiado para data a anunciar por questões de agenda oficial em Luanda. A ausência no país do Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, parte importante da homenagem, também contribuiu para o adiamento da cerimónia. Luís Garrido disse que depois do desembarque as campeãs africanas percorrem, em cortejo automóvel, as ruas da cidade e são recebidas pelo governador Isaac dos Anjos, membros do governo provincial, associações desportivas e empresários.
A apresentação das campeãs africanas à população da província realiza-se horas depois, numa cerimónia no pavilhão Multiuso da Nossa Senhora do Monte. Após a cerimónia protocolar, as campeãs africanas ficam alojadas no Hotel Serra da Chela, no Complexo Turístico e Desportivo da Nossa Senhora do Monte. À noite são homenageadas com o jantar de gala oferecido por Silvestre Tulumba. As atletas, a seu pedido, visitam a fenda da Tundavala, Serra da Leba e o monumento do Cristo Rei As campeãs africanas têm também reservado a ida uma discoteca Diplomata e participam na oferta de produtos de primeira necessidade ao lar da terceira idade do Lubango.

Atletas agradecem o apoio do Presidente da República

As campeãs africanas de basquetebol africano agradeceram, na quarta-feira, o apoio incondicional que sentiram do Presidente José Eduardo dos Santos. Ao falar em nome do colectivo, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a capitã Nacissela Maurício sublinhou que sempre tiveram o carinho do Chefe de Estado, gesto demonstrado desde a participação nos Jogos Africanos, que decorreu de 3 a 18 de Setembro, em Maputo, onde ganharam a medalha de prata. A melhor jogadora da prova afirmou que o desejo foi sempre não defraudar a confiança depositada no colectivo, na esperança de poderem provar que com esforço, dedicação, humildade e espírito de grupo era possível transformar os cépticos em crentes. Além da conquista do título, as comandadas de Aníbal Moreira qualificaram-se, pela primeira vez, para os Jogos Olímpicos de Londres.