Africa Basquetebol

06 abril 2011

ANGOLA : Chuva força adiamento do jogo Petro-Interclube


A chuva que se abateu ontem sobre a capital do país, Luanda, nas primeiras horas da noite, forçou o adiamento do jogo entre as formações do Atlético Petróleos de Luanda e do Grupo Desportivo Interclube, partida de acerto a primeira jornada do Grupo A da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). Depois de ter sido adiado na última quinta-feira, em virtude da equipa da Polícia ter escalado Luanda um dia antes do jogo, proveniente de Lisboa, Portugal, onde havia cumprido um curto estágio, ontem, a partida voltou a ser adiada desta, devido a chuva que “invadiu” o recinto de jogo.

A partida foi interrompida a entrada do segundo período quando os petrolíferos da capital venciam já a formação dos polícias, por 18-14. Assim, a direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol remarcou o desafio para o dia 16 do mês em curso, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. Entretanto, os petrolíferos da capital continuam com a sua estreia na fase de Grupos adiado.
Já no dia 12 do mês em curso, as equipas do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e Atlético Petróleos de Luanda defrontam-se, no Pavilhão Principal da Cidadela Desporto, em desafio de acerto a segunda jornada do Grupo A.

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) lidera o Grupo A, com quatro pontos, seguido do Libolo, Interclube, ASA e Sporting de Cabinda, todos com dois pontos. A turma do Eixo-viário ocupa a cauda da tabela sem qualquer pontuação.

FAB realiza
assembleia em Benguela

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol realiza amanhã, dia sete, na província de Benguela, a sua Assembleia-Geral Ordinária. De acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso e assinado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Carlos Manuel Neves da Cunha, a reunião magna da FAB terá início às 9h00. Consta da agenda de trabalhos quatro três pontos nomeadamente apresentação de relatório de actividades, de contas do exercício de 2009 e 2010 e do programa da federação, apresentação de relatórios de actividades das associações provinciais, apresentação, discussão e aprovação do estatuto da FAB e a encerar o ponto relacionados com os diversos. M.C

Modalidade saúda Paz

A realização de uma maratona de basquetebol que evolveu mais de 200 atletas dos escalões de iniciados, cadetes, juniores e seniores em ambos sexos de distintos clubes da província, assinalou segunda-feira última, no Lubango, o reconhecimento das vitórias alcançadas pela modalidade, ao longo dos nove anos de paz efectiva no país. O secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol na Huíla, (APBH), Henriques Albano, disse que essas vitórias conquistas pela modalidade de basquetebol não só em tempo de paz e que deram muitas alegrias aos angolanos, devem merecer o reconhecimento de todos e festejadas, pois o país hoje é uma grande potência a nível do continente fruto desse empenho.

Adiantou que a actividade basquetebolistica decorrida no pavilhão Gimno Desportiva do Benfica Petróleo do Lubango desde as 8h00 até 15h00, serviu igualmente para reflectir todos os problemas que enfermam actualmente a modalidade, assim como da situação financeira que os clubes atravessam. Henriques Albano sublinhou que as escolas e os escalões de iniciados estão bem salvaguardados pelo programa de massificação do governo. Porém, manifestou-se preocupado com a situação da categoria dos juniores e seniores.
Avançou que os clubes têm grandes problemas para fazer competir os juniores e seniores quer a nível provincial como nacional.

Na visão do secretário-geral da APBH, para se sair desse marasmo, será necessário organizar alguns seminários, convocar pessoas e instrui-las de como é que esses grémios devem funcionar financeiramente e estarem devidamente organizados para poderem fazer o desporto a nível dessas camadas. Participaram da maratona atletas afectos ao Benfica do Lubango, Ferroviário, Clube Desportivo da Huíla, Sporting Clube do Lubango, Desportivo da Chibia, Desportivo do Tchioco, Heja Sporting, praticantes de basquetebol de rua ex-praticantes da modalidade.

Gaudêncio Hamelay, no Lubango