Africa Basquetebol

05 abril 2011

ANGOLA : Petro e Interclube acertam calendário


Depois de dois adiamentos, a formação do Petro de Luanda estreia-se hoje na fase de Grupos da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, quando receber a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, para o acerto da jornada número um do Grupo A. A partida, que estava marcada para o dia 31 de Março, não se efectuou nessa data, em virtude da equipa da Polícia ter solicitado o adiamento da mesma, por ter regressado ao país um dia antes, proveniente de Lisboa, onde tinha realizado um curto estágio de cerca de duas semanas.

E quando tudo indicava que a estreia dos petrolíferos da capital iria acontecer no último sábado, dia 2, frente ao Recreativo do Libolo, eis que os pupilos de Alberto Babo viram remarcado o seu prélio para o dia 12 do mês em curso, em virtude do Pavilhão da Cidadela ter sido alugado para uma actividade músico-cultural.

Entretanto, hoje, acontece então a estreia do Petro de Luanda na fase de Grupos da prova. “Faminta” de jogos, a equipa do Eixo-viário vai procurar alcançar o seu primeiro triunfo nesta etapa da prova, ante um adversário que já coleccionou uma vitória no Grupo A. Aliás, o técnico principal do Petro, Alberto Babo, testemunhou o brilhante triunfo da equipa da Polícia sobre o Sporting de Cabinda, no último sábado, por 90-61, e tirou algumas anotações sobre os pontos fortes do seu adversário desta noite.

Sem qualquer problema de ordem clínica, Alberto Babo tem à sua disposição as suas principais unidades, onde se destacam Roberto Fortes, Carlos Morais, Braúlio Morais, Paulo Santana (todos angolanos) e o norte-americano Nealy. Após o estágio em Lisboa, os pupilos de José Carlos Guimarães estão com os índices motivacionais bastante elevados e tencionam vergar os petrolíferos da capital em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

Com uma vitória na fase de Grupos, a formação da Polícia vai procurar alcançar o seu segundo triunfo, apesar de reconhecer as potencialidades da equipa adversária, pelo que se antevê uma partida bastante equilibrada. O 1º de Agosto lidera o Grupo A, com quatro pontos, seguido do Interclube, Libolo, ASA e Sporting de Cabinda, todos com dois. Os petrolíferos da capital ocupam a cauda da tabela sem qualquer ponto.

Ponto de ordem!

Cartão amarelo à FAB

Dois adiamentos marcaram o arranque da fase de Grupos da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. O primeiro adiamento aconteceu na jornada número um do Grupo A, onde o Petro de Luanda não defrontou o Interclube a pedido deste último, ao passo que o segundo adiamento se registou no mesmo Grupo, já no último sábado, com a formação do Eixo-Viário a não jogar com o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, para a segunda jornada.

Tal como aconteceu na última quinta-feira, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), liderada por Gustavo da Conceição, voltou a não comunicar aos órgãos de comunicação social a remarcação do jogo Recreativo do Libolo-Petro de Luanda, num claro desrespeito pelo trabalho dos profissionais ligado à comunicação social.

Entendo que uma vez distribuído o calendário dos jogos da 33ª edição do campeonato com as respectivas datas e local de disputa, sempre que há qualquer alteração, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol tem a obrigação de dar a conhecer aos órgãos de comunicação social, para que estes possam dar aos seus leitores, ouvintes e telespectadores informações certas, porque só assim estaremos a cumprir o dever de informar com verdade.