Africa Basquetebol

11 fevereiro 2011

MOÇAMBIQUE : Jovem basquetista vai evoluir nos EUA


DÉNIO Chirindza. Provavelmente, este nome não ecoe no seio da classe desportiva nacional e até mesmo na bola-ao-cesto, sua modalidade. Mas, para melhor situar o leitor, o nome do pai, João Chirindza, ajuda sobremaneira. Pois, o jovem Dénio, “tricolor” e poste como o seu progenitor – afinal, tal pai, tal filho – beneficiou de uma bolsa e seguiu esta semana para os Estados Unidos da América, onde já está integrado a estudar e a seguir a sua carreira de basquetista.Maputo, Sexta-Feira, 11 de Fevereiro de 2011:: Notícias
De 16 anos de idade e 1.90 metro de altura, Dénio encontra-se num colégio de Memphis e satisfeito com a concretização desta bolsa, pois é uma porta aberta de par em par para a sua evolução na modalidade, ou não fosse a América a pátria do basquetebol.

A bolsa surgiu na sequência de uma visita efectuada no ano transacto ao nosso país por especialistas norte-americanos da modalidade, num périplo que os levou a seleccionar jovens jogadores de diversos países africanos. Na altura, de Moçambique seguiram três para os EUA, tendo, após uma série de testes, sido aprovado Dénio Chirindza.

O jovem “tricolor” frequentava a 12ª classe e a bolsa nos Estados Unidos é de três anos. Na passada sexta-feira, no decorrer da Gala do Basquetebol, despediu-se da família da modalidade e foi distinguido com o prémio de Talento do Ano.