Africa Basquetebol

11 fevereiro 2011

ANGOLA : FC Porto desfalcado e Benfica na máxima força para a Compal

Além das formações angolanas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, a segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculinos será disputada também pelo Sport Lisboa e Benfica e FC Porto, ambas de Portugal.

Os representantes portugueses, que vão jogar na condição de anfitriões, defrontam-se na primeira jornada, duas horas depois do jogo entre os angolanos do 1º de Agosto e Libolo, previsto para às 19 horas (20 horas de Angola).
O FC Porto, actual líder do campeonato português, não contará no torneio com os préstimos dos extremos Carlos Andrade e João Santos, lesionados, dois jogadores importantes na manobra da equipa orientada pelo espanhol Mocho López que, com as suas ausências, poderá perder força ofensiva.
Ainda assim, de acordo com o técnico dos “dragões”, que falava à imprensa, o objectivo é vencer o torneio e deverá apostar em alguns jovens para colmatar as lacunas.
Por outro lado, os portistas depositam as suas esperanças no extremo-poste norte-americano Greg Stempin (2,02). Com uma média de 21,2 pontos por jogo, tem sido a principal figura no conjunto “azul e branco” e provavelmente será uma das figuras da Supertaça Compal.
Ao contrário dos portistas, o Benfica entra para prova na máxima força e é apontada como favorita para ficar com o título de campeão, depois de já tê-lo feito na primeira edição.
Com um plantel recheado de valores, é difícil indicar uma referência nos bi-campeões portugueses, embora o veterano Sérgio Ramos seja o preferido dos adeptos.
Com 35 anos de idade, o extremo de 2,00 metros tem sido decisivo. Mas há outros nomes sonantes no “ninho” da águia, como são os casos de Heshimu Evans (ex-Petro de Luanda), Miguel Minhava, entre outros.
Olhando para os dois planteis, o Benfica é favorito no desafio frente aos “dragões”, mas terá que se esforçar para ultrapassar um conjunto determinado em fazer boa figura.