Africa Basquetebol

11 fevereiro 2011

ANGOLA : D´Agosto e Libolo já em Lisboa para a Supertaça Compal


Depois de se terem defrontado há uma semana para o BAI Basket, as formações do 1º de Agosto, e do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul voltam a protagonizar, hoje, sexta-feira, às 19h00 locais, 20h00, em Angola, no Campo Pequeno, mais um duelo de gigantes, desta para a primeira jornada da Segunda Edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. Refeitos do desgaste físico da viagem, militares e libolenses vão procurar proporcionar aos amantes da “bola ao cesto”, fundamentalmente, à comunidade angolana residente na capital portuguesa, uma boa partida de basquetebol, a julgar pelos valores quer individuais quer colectivos das duas formações.

Esta manhã, as equipas angolanas vão reconhecer o palco, onde vai decorrer a competição. Ontem, apesar do cansaço da viagem, as equipas angolanas realizaram a primeira sessão de treinos em terras de Camões, que esteve virada na recuperação dos atletas. Depois de ter conquistado o segundo lugar da primeira edição, prova realizada na capital angolana, Luanda, em 2010, os militares traçaram como meta a conquista do troféu. A equipa militar trouxe para esta competição as suas principais unidades, casos de Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Armando Costa, para além dos jovens Yanick Moreira, de apenas 19 anos de idade e 2,4m, e Hermenegildo Santos.

O mesmo se pode dizer do representante da vila de Calulo, que faz a sua estreia na competição. Olímpio Cipriano, Nilton Barros, Mayzer Alexandre, Reggie Moore, Domingos Bonifácio são as estrelas que prometem brilhar na partida de hoje. O jogo entre os militares e os libolenses é de desfecho imprevisível e a equipa que souber explorar convenientemente os erros do seu opositor vai seguramente arrebatar os dois pontos. Os vencedores da jornada de hoje, assim como os vencidos defrontam-se, amanhã, sábado.

Toy Limpa Chão
está em Portugal

Conhecido nas lides da “bola ao cesto” como Toy Limpa Chão é um dos convidados “vips” do Comité organizador da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino, que hoje arranca com o duelo angolano e português. Interpelado pela reportagem do Jornal dos Desportos, Toy Limpa Chão garantiu que está em plena forma, tendo prometido um espectáculo à parte para limpar o piso do Campo Pequeno. MC

Porto e Benfica
encerram a ronda

O Sport Lisboa e Benfica, campeão em título da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino, defronta, no encerramento da jornada um, às 21h00, no Campo Pequeno, o Futebol Clube do Porto, vencedor da Taça de Portugal. A partida entre benfiquistas e portistas está a ser aguardada igualmente com bastante expectativa. O Futebol Clube do Porto lidera nesta altura o campeonato português. MC.

Hotel Tivoli acolhe delegações

As delegações do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto, bem como a imprensa angolana estão hospedados no Hotel Tivoli. As condições colocadas pelo comité organizador da segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino estão a agradar os integrantes das respectivas delegações. MC