Africa Basquetebol

08 fevereiro 2011

ANGOLA : Frio pode afectar 1º de Agosto e Libolo em Portugal


O frio intenso que se faz sentir nesta altura na capital portuguesa, que em algumas ocasiões chega a atingir os zero graus, pode ser o principal adversário das formações do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, que a partir de sexta-feira, dia 11, começam a competir na segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino.As delegações dos dois clubes viajam amanhã, às 22h00, disse Ricardina Ferrão, funcionária sénior da Federação Angolana de Basquetebol. Militares e libolenses vão aproveitar os dois dias antes da competição para se adaptarem ao clima de Lisboa.

O 1º de Agosto, vice-campeão da primeira edição da Supertaça Compal, mede forças com o estreante Libolo, às 19h00, na abertura da jornada inaugural, ao passo que o Sport Lisboa e Benfica, campeão em título da Supertaça Compal, defronta o FC Porto, às 22h00, no fecho da ronda número um. Depois de Luanda ter acolhido, no ano passado, a primeira edição da competição, Lisboa alberga a segunda edição. A prova realiza-se no Campo Pequeno e termina no dia 13.

A Supertaça Compal é uma prova destinada aos campeões nacionais e vencedores da Taça de Angola e Portugal. Hoje, as duas formações voltam a ensaiar as estratégias a serem utilizadas na competição. Do grupo de atletas do 1º de Agosto que embarca amanhã para Lisboa, destaque para o internacional angolano Armando Costa, que reintegrou o plantel militar, após seis meses de paragem, devido à lesão que contraiu no joelho esquerdo, a meio da época passada.

Já no Libolo, Abdel Bouckar é a grande novidade. O atleta, que também se tem debatido com várias lesões nas últimas temporadas, tem merecido a confiança de Raul Duarte, técnico principal da formação da vila de Calulo. À semelhança da edição passada, o vencedor da prova vai embolsar da organização dez mil euros, o segundo 7.500, o terceiro cinco mil e o quarto 2.500 euros.

Vila Estoril defronta hoje Petro de Luanda

A formação do Clube Desportivo Vila Estoril defronta hoje, a partir das 15h30 minutos, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda, em partida de acerto da quarta jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.A partida estava inicialmente agendada para sábado, mas devido ao não pagamento do aluguer do campo por parte da formação do Vila Estoril, o desafio não se realizou na data prevista.

Os petrolíferos da capital, que ocupam nesta altura a quarta posição, com 24 pontos, apresentam-se como favoritos à conquista dos dois pontos. O jogo Santos FC-Recreativo do Libolo, agendado para sábado último, não chegou ao fim, em virtude da direcção do Complexo da Cidadela ter encerrado os portões, por falta de pagamento.

De acordo com uma fonte da federação angolana da modalidade, ao Santos vai ser aplicada falta de comparência. O Campeonato Nacional de basquetebol, que este fim-de-semana regista uma pausa, reatando a 18 do mês em curso, é liderado pelo Interclube, com 29 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 28. O Recreativo do Libolo do ocupa o terceiro posto, com 26 pontos.