Africa Basquetebol

09 fevereiro 2011

ANGOLA : Militares e Libolenses de malas feitas para Lisboa


As formações do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo viajam hoje, às 22h00, para Lisboa, onde a partir desta sexta-feira, começam a competir na segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculino. Apesar do intenso frio que se faz sentir nesta altura em Lisboa, os representantes angolanos partem confiantes numa boa prestação na prova, que passa pela conquista dos lugares cimeiros.

Os representantes angolanos vão aproveitar o dia de amanhã e de sexta-feira, data do arranque da competição, para se adaptarem ao clima. Depois de ter perdido a final da edição “experimental”, frente ao Sport Lisboa e Benfica, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, por 57-64, o 1º de Agosto traçou como meta a conquista da segunda edição da Supertaça Compal.

Clinicamente, o grupo está bem, pelo que o técnico Luís Magalhães pode contar com as suas principais unidades, casos de Miguel Lutonda, que foi o Jogador Mais Valioso da primeira edição, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Carlos Almeida, entre outros. Esta manhã, a equipa rubro-negra realiza, no Pavilhão do Codenm, seu quartel-general, a última sessão de treinos, antes de rumar para as terras de Camões.

A escolha dos 14 jogadores para esta empreitada acontece após a última prelecção. O 1º de Agosto defronta o Libolo, equipa que se estreia na Supertaça Compal, na abertura do certame, agendada para as 19h00 de sexta-feira, no Campo Pequeno, em Lisboa. Os libolenses almejam o pódio, apesar de reconhecerem o potencial das equipas que vão disputar o certame.

Entretanto, o internacional angolano Leonel Paulo (poste) vai desfalcar a equipa do Libolo, devido ao falecimento de um irmão. O base Domingos Bonifácio recupera de forma satisfatória da lesão e deve seguir viagem com a equipa. Tal como a formação militar, o Libolo realiza esta manhã o último teste em solo pátio.

FAB indica três
árbitros para Compal

Os árbitros internacionais Fernando Pacheco e Carlos Júlio vão acompanhar as equipas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo na segunda edição da Supertaça Compal, em basquetebol sénior masculino, a ser disputada de 11 a 13 de Fevereiro, em Lisboa. A informação foi prestada à Angop pelo presidente do Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana de Basquetebol, Soares de Campos, explicando que o juiz de categoria nacional Francisco Tando também vai esta presente. A prova, integrada nos calendários das federações de Angola e de Portugal, conta com as participações dos campeões nacionais (1º de Agosto e Sport Lisboa e Benfica) e vencedores da taça de ambos os países (Libolo e FC Porto).