Africa Basquetebol

05 fevereiro 2011

ANGOLA : Interclube assume liderança do Nacional


Aproveitando bem o factor casa, a formação do Grupo Desportivo Interclube derrotou ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Petróleos de Luanda, por 95-88, em partida referente a terceira jornada da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, assumindo de forma isolada a liderança do BAI Basket, com 27 pontos.

Depois de ter perdido os dois primeiros períodos (21-31 e 44-47), os pupilos de José Carlos Guimarães agigantaram-se no terceiro e quarto períodos, anulando por completo as principais unidades do Atlético Petróleos de Luanda, casos de Carlos Morais, Paulo Santana, este que por lesão “abandonou” o desafio, Roderick Nealy, Cedrick Isom e Roberto Fortes, e venceram os quartos subsequentes pelos parciais de 30-21 e 21-20, perfazendo o resultado final em 95-88.

Apesar do triunfo, a formação da Polícia que aos poucos vai justificando a sua candidatura ao título nacional, entrou de forma apática no desafio e perdeu o quarto inicial por dez pontos de diferença (21-31). Já no segundo período, os polícias melhoraram significativamente a sua defesa e conseguiram reduzir a desvantagem de dez pontos para três ao cabo dos primeiros 24 minutos (44-47). Certos na defesa e eficientes no ataque, o Grupo Desportivo Interclube conseguiu um parcial de 30-21 no terceiro período, fixando o resultado em 74-68 para o gáudio dos adeptos da Polícia que diga-se, estiveram em número reduzido comparativamente a clack dos petrolíferos da capital.

Com Paulo Santana lesionado, fruto do choque que teve com o seu adversário, a equipa do Interclube assumiu o comando das operações, e com ataques controlados fixou o resultado em 95-88. No parcial, os polícias venceram por 21-20. O norte-americano Roderick Nealy do Atlético Petróleos de Luanda foi o cesstinha da partida, com 26 pontos, obtendo por isso, uma valorização de 24. O base Simão Panzo destacou na equipa da Polícia com 18 pontos, em 20 minutos e 40 segundos. Edmundo Ventura foi outro atleta que se evidenciou no Interclube.

Em 28 minutos e 48 segundos o segundo base da formação da Polícia anotou nove pontos e obteve 19 de valorização. Em termos de ressaltos, o Interclube conseguiu 41, contra 30 do Atlético Petróleos de Luanda. Com este triunfo, o Interclube lidera a competição, agora com 27 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 26, os mesmos pontos que tem o Libolo, na terceira posição. Petro de Luanda ocupa a quarta posição, agora com 24 pontos.

Ficha Técnica
Pavilhão 28 de Fevereiro: Quatro centenas de pessoas
Arbitragem: Fernando Pacheco “Baganha”, António Bernardo e Osvaldo Neto

Interclube: Edmundo Ventura (9), Eduardo Mingas (10), Simão Panzo (18), Jorge Taty (4), Muamba Ilunga (12), Lifetu Selengue (11), Luís Costa (4), Yubi Major (0), Joaquim Xavier (0), Euclides camacho (13), Shaanon Crocks (0), José Nascimento (14).
Treinador: José Carlos Guimarães

Petro: Yuri Swingui (0), Braúlio Morais (1), Roderick Nealy (26), Roberto Fortes (3), Paulo Barros (2), Paulo Santana (10), Miguel Kiala (2 ), Cedrick Isom (16), Hélder Gonçalves (0), Hermenegildo Mbunga (9), Idelfonfo Kiteculo (1), Carlos Morais (18).
Treinador: Alberto Babo

Marcha do marcador: 21-31, 47-44, 68-74, 95-88

José Carlos Guimarães (Interclube)

“Vitória da humildade”
José Carlos Guimarães, técnico principal da formação do Grupo Desportivo Interclube, era um homem visivelmente satisfeito pelo triunfo obtido frente ao poderoso Atlético Petróleos de Luanda, por 95-88, tendo afirmado que foi uma vitória da humildade. “Foi uma boa partida de basquetebol, as duas equipas deram o seu melhor ao longo dos 48 minutos. Penso que foi um triunfo da humildade. Vamos continuar a trabalhar a fim de consumarmos os nossos objectivos nesta etapa inicial da prova”, assegurou o comandante da equipa da Polícia.

Alberto Babo (Petro de Luanda)
“Cometemos muitas falhas”

O técnico luso ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto Babo, era um homem conformado com o desaire da sua formação, tendo reconhecido a supremacia da equipa adversária. “Nós começas bem o desafio, fundamentalmente nos dois primeiros períodos. Infelizmente fomos ineficazes nos quartos subsequentes e acabamos por perder o desafio”, desabafou o técnico luso.

D´Agosto cumpre dever caseiro

No confronto de maior cartaz da jornada número três da segunda volta, a formação do 1º de Agosto, campeão nacional em titulo, recebeu e venceu no Pavilhão do Codenm, o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, por 98-74, quando ao intervalo vencia já por 50-34. Ao contrário do que se espera, foi uma partida dominada completamente pela equipa militar que se superiorizou em todos os capítulos. No quarto inicial a equipa do Rio Seco vencia já por 20-13. O domínio militar evidenciou-se nos períodos subsequentes, tendo fixado o resultado final em 98-74.

O norte-americano, ao serviço do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul foi o cestinha da partida, com 21 pontos, tendo conseguido 35 de valorização. No 1º de Agosto Mário Correia e Felizardo Ambrósio anotaram cada 16 pontos, seguido do Miguel Pontes Lutonda, que ontem exibiu-se ao mais alto nível, com 14 pontos. MC

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home