Africa Basquetebol

06 fevereiro 2011

ANGOLA : Ascensão do Interclube marca ronda do BAI Basket


A ascensão do Grupo Desportivo Interclube ao primeiro lugar da XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), com 29 pontos, é a nota marcante da última ronda do “Nacional da bola ao cesto”, que esta semana entra no “defeso”, em função da disputa da segunda edição da Supertaça Compal, que se disputa em Lisboa, Portugal. Até ao final da primeira volta da edição número 33 do “Nacional”, a formação adstrita à Polícia Nacional ocupava o quarto lugar, com 19 pontos.

O Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo, do Kwanza Sul, foi o campeão da primeira volta da referida competição, com 21 pontos. O 1º de Agosto, campeão nacional em título, e o Atlético Petróleos de Luanda, ocuparam a segunda e terceira posição, respectivamente, ambos com 20 pontos. Depois de ter batido o Atlético Sport Aviação (ASA), na última terça-feira, por 100-83, a formação da Polícia confirmou o bom momento de forma que atravessa neste início da segunda volta, na última sexta-feira, quando recebeu e venceu o Atlético Petróleos de Luanda, por 95-88, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro.

O triunfo sobre os petrolíferos da capital, um dos candidatos à conquista da trigésima terceira edição do “Nacional da bola ao cesto”, catapultou os pupilos de José Carlos Guimarães ao primeiro posto da prova. Entretanto, a jornada três da segunda volta do BAI Basket ficou ainda marcada pelo triunfo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) sobre o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo, do Kwanza- Sul, por 98-74. Ao contrário dos últimos encontros, na partida de sexta-feira, os militares chegaram a vulgarizar o representante da vila de Calulo, que não encontrou argumentos para anular as estrelas da formação militar.Com mudanças constantes no topo da tabela classificativa, adivinha-se uma disputa cerrada para os quatro primeiros lugares do BAI Basket.

Técnicos contestam
actuação dos árbitros

A actuação dos homens do apito voltou a merecer no último fim-de-semana uma grande contestação por parte dos treinadores. Depois de José Carlos Guimarães ter contestado a actuação dos árbitros Carlos Júlio, David Manuel e Manuel Nascimento, na vitória da sua equipa sobre o Atlético Sport Aviação (ASA), por 100-83, sexta-feira foi a vez do técnico principal do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo, do Kwanza- Sul, Raul Duarte, contestar veementemente os juízes Carlos Júlio, Clésio Francisco e Iracelmo Pinto. M.C