Africa Basquetebol

04 fevereiro 2011

ANGOLA : Interclube pode assaltar primeiro lugar do Nacional


A formação do Interclube, segundo classificado, com 25 pontos, a mesma pontuação que tem o líder Libolo, menos um jogo, pode assaltar o primeiro lugar Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, caso vença hoje, o Petro de Luanda. A partida, referente à terceira jornada da segunda volta do “Nacional” da bola ao cesto, agendada para as 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, casa dos polícias.

Depois de ter arrumado ASA, por 100-83, a equipa da Polícia tem hoje uma soberana oportunidade de ascender ao primeiro lugar da prova, mas, para tal, tem de ultrapassar os petrolíferos da capital, conjunto que está embalado rumo à conquista da edição número 33 do “Nacional”. Os extremos José Nascimento e Wilson da Mata, que falharam o prélio da última terça-feira, frente ao ASA por lesão, já reintegraram o grupo.

Ontem, na penúltima sessão de treinos antes do embate desta noite, o técnico José Carlos Guimarães e os seus adjuntos Manuel de Sousa “Necas” e Passos Manuel voltaram a ensaiar jogadas de um contra um, transições rápidas defesa-ataque, dando primazia à circulação da bola em todas as áreas de jogo. Os lançamentos a curta e longa distância mereceram também a atenção da equipa técnica.

O Petro de Luanda, que ocupa actualmente o quarto posto do campeonato, com 23 pontos e menos um jogo, pretende encurtar a vantagem do Libolo, (25 pontos), Interclube (25) e 1º de Agosto (24), formações que lideram o Campeonato Nacional. Alberto Babo, técnico português ao serviço da formação petrolífera, tem todas as “peças” à sua disposição para o confronto desta noite, que se espera bastante equilibrado. A turma do Eixo-Viário, que na primeira volta venceu a formação da Polícia, por 83-72, vai tentar repetir a proeza no reduto do seu adversário.

Com uma equipa jovem, onde pontificam nomes como Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Paulo Santana, Braúlio Morais, Miguel Kiala e Roberto Fortes, além dos norte-americanos Roderick Nealy e Cedric Isom, o Petro vai tentar contrariar ao máximo o favoritismo caseiro do Interclube. Eduardo Mingas e Selio Selengue (Interclube) vão travar um duelo interessante debaixo das tabelas com Divaldo Mbunga e Miguel Kiala (Petro), ao passo que na posição um (base) Paulo Santa, do Petro, e Simão Panzo, do Inter, serão os protagonistas.

À entrada da terceira jornada da segunda volta, a classificação está assim ordenada: 1º - Libolo (25 pontos, menos um jogo), 2º - Interclube (25), 3º - 1º de Agosto (24), 4º - Petro (23), menos um jogo, 5º - ASA (21, menos um jogo), 6º - Sporting de Cabinda (20), menos um jogo, 7º - Santos (20), 8º - Cduan (18), 10º - Sporting de Luanda (16, menos um jogo), 11º - Vila (14, menos três jogos), e 12º - Vila Estoril (13, menos um jogo).

Manuel Necas mostra
desejo de vencer
Apesar de reconhecer as potencialidades do Atlético Petróleos de Luanda, o técnico-adjunto do Interclube, Manuel de Sousa “Necas”, não escondeu o desejo de vencer logo mais a formação petrolífera. “Vencer o Petro de Luanda é o nosso objectivo. Espero que os nossos atletas melhorem ainda mais a atitude que tiveram frente ao ASA, na última terça-feira, em que vencemos por 100-83. Temos consciência de que não será tarefa fácil. O Petro de Luanda é das equipas mais aguerridas do nosso campeonato, face naturalmente à sua juventude, mas, ainda assim, tudo faremos para conseguir uma vitória”, assegurou o ex-internacional angolano.

Necas reiterou que a equipa ainda não está a produzir o básquete que a equipa técnica pretende. “O nosso grupo, tanto técnicos como atletas, é novo. Por isso, para montar uma equipa nova e torná-la altamente competitiva leva tempo. Estamos a trabalhar para que a equipa melhore os seus índices de jogo para jogo”, disse.

D’Agosto e Libolo
agitam Codenm

Na outra partida de destaque da terceira jornada da segunda volta do “Nacional” de basquetebol, a equipa do 1º de Agosto, campeão nacional em título, recebe hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão do Codenm, o Recreativo do Libolo, líder da competição com 25 pontos, contra 24 da formação militar, que ocupa o terceiro posto. Apesar do equilíbrio que tem pautado os jogos entre as duas formações, os militares, a jogarem no seu reduto e com o apoio incondicional dos seus exigentes adpetos, apresentam-se como os principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.

Com menos soluções no banco, ao contrário da equipa militar, Raul Duarte, timoneiro do Libolo, vai tentar neutralizar as estrelas do 1º de Agosto, para conseguir a sua segunda vitória sobre a equipa do Rio Seco no campeonato. Já os militares, que perderam no desafio da primeira volta, por 86-75, vão em busca da desforra. As duas equipas voltam a defrontar-se na próxima sexta-feira, desta para a primeira jornada da segunda edição da Supertaça Compal, a decorrer em Lisboa, Portugal, de 11 a 13 do mês em curso.

A jornada três do “Nacional” de basuqtebol compreende ainda os seguintes encontros: Santos-Sporting de Cabinda, às 16h00, no Codenm, Cduan-Sporting de Luanda, às 18h00, no Anexo II, ASA-Vila, às 15h30, no Anexo II, e Lusíadas-Vila Estoril, às 15h30, no 28 de Fevereiro. Amanhã, a competição prossegue com a disputa da quarta jornada com seguinte emparceiramento: Santos-Libolo, às 16h00, Anexo II, Cduan-1º de Agosto, às 18h00, no Codenm, ASA-Sporting de Cabinda, às 15h30, no Anexo II, Interclube-Sporting de Luanda, às 18h00, no 28 de Fevereiro, Lusíada-Vila Clotilde, às 15h30, no 28 de Fevereiro, e Vila Estoril-Petro, às 18h00, no Pavilhão Principal.
Melo Clemente