Africa Basquetebol

07 fevereiro 2011

ANGOLA : Equipas preparam Supertaça Compal


As formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul começam a partir de hoje, segunda-feira, a preparar a segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol seniores masculinos, a decorrer de 11 a 13 deste mês, em Lisboa.
Depois de ter conseguido duas importantes vitórias na dupla ronda do fim-de-semana do BAI Basket, uma, por sinal, frente ao Grupo

Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 98-74, triunfos estes que catapultaram a formação militar para a segunda posição do “Nacional da bola ao cesto”, com 28 pontos, contra 29 do Interclube no comando da prova, a equipa rubro e negra, vice-campeã da Supertaça Compal, aponta agora as suas baterias para o título.

A estreia na referida competição será na próxima sexta-feira, diante do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, embate marcado para as 19h00, no Campo Pequeno, em Lisboa. Hoje e amanhã, o técnico luso, ao serviço do 1º de Agosto, vai incidir o seu trabalho na revisão dos aspectos defensivos e ofensivos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque. O internacional angolano Armando Costa, atleta que reintegrou recentemente o grupo de trabalho após uma paragem de seis meses, devido a uma lesão que contraiu no joelho esquerdo, vai integrar a comitiva militar, que em princípio deve deixar Luanda esta quarta-feira, rumando para Portugal.

De acordo com uma fonte militar, apesar do atleta estar ainda muito longe da sua forma desportiva, devido ao tempo em que ficou parado, Luís Magalhães vai aproveitar a Supertaça Compal para dar maior rodagem ao jogador, tendo em atenção a fase final da 33ª edição do BAI Basket. No Libolo, equipa comandada pelo angolano Raul Duarte, não existe qualquer problema em termos de lesões.

O base Milton Barros, que no sábado sofreu um corte na face, frente ao 1º de Agosto, está totalmente recuperado e hoje vai participar na primeira sessão de treinos do representante da vila de Calulo. Apesar de participarem pela primeira vez na Supertaça Compal, os libolenses, vencedores da Taça de Angola, pretendem fazer uma boa campanha, ambicionando ocupar um dos três lugares do pódio, segundo disse Jorge Varela, um dos responsáveis daquela agremiação, aquando da apresentação da cpmpetição.

A prova é reservada aos campeões nacionais e vencedores da Taça de Angola e Portugal. Sport Lisboa e Benfica, campeão em título, e Futebol Clube do Porto serão os representantes de Portugal. O vencedor da prova vai embolsar da organização dez mil euros, o segundo 7.500, o terceiro cinco mil e o quarto 2.500 euros.

BAI Basket
acerta calendário

Clube Desportivo Vila Estoril e Atlético Petróleos de Luanda defrontam-se amanhã, terça-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em partida de acerto à quarta jornada da 33ª edição do BAI Basket. A partida estava inicialmente agendada para sábado, mas devido ao não pagamento do alugar do campo por parte da formação do Vila Estoril, o desafio não se realizou na data prevista.

O jogo Santos Futebol Clube e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul não chegou ao fim, em virtude da direcção do Complexo da Cidadela ter encerrado os portões, por falta igualmente de pagamento. De acordo com uma fonte da federação angolana da modalidade, ao Santos será aplicado uma falta de comparência.