Africa Basquetebol

31 dezembro 2008

MOÇAMBIQUE : OS MAIS DE 2008: “Águias”: uma vez rainhas sempre rainhas!


SE no ano passado o Desportivo tinha saído praticamente do nada, passando de mero desconhecido a um gigante africano ao conquistar o Campeonato dos Clubes Campeões em seniores femininos, o mesmo já não se pode dizer em 2008. As “águias” voltaram a esvoaçar os céus do continente, mais concretamente os da capital queniana, Nairobi, contra todos os potenciais candidatos (1º de Agosto, First Bank e Djoliba) e revalidaram o título, deixando evidente que o ouro conquistado em 2007, em Maputo, não foi obra do acaso.

Se em Maputo o ouro foi mais saboroso por se tratar da primeira vez e porque foi conquistado de forma inesperada, em Nairobi teve um peso colossal, pois veio confirmar, se dúvida houvesse, o nascimento de um gigante da bola-ao-cesto. De forma inquestionável voltaram a ser coroadas como rainhas. Uma vez rainhas sempre rainhas!

Foi assim a “águia”, campeã africana de basquetebol feminino, um feito que projectou sobremaneira o nome do nosso país além-fronteiras e consolidou a auto-estima dos moçambicanos. Tratou-se, pois, de uma conquista que mereceu a devida vénia por parte dos jornalistas do “Notícias”, elegendo o Grupo Desportivo de Maputo como protagonista do melhor acontecimento desportivo de 2008. O Desportivo arrecadou 11 votos contra um do Ferroviário, campeão nacional de futebol. O Atlético Muçulmano, vencedor da Taça de Moçambique, outro dos candidatos a maior destaque do ano, ficou-se pelo nulo. Uma vantagem que reflecte, mais uma vez, que as “alvi-negras” conquistaram um feito difícil que não merece concorrência, pois os momentos alegres e primorosos que as meninas de Nazir Salé presentearam os moçambicanos foram este ano inigualáveis.

Os amantes da bola-ao-cesto viveram, a 29 de Novembro, um momento que marcará indelevelmente a história do basquetebol moçambicano, bem como do desporto no geral.
Tal como tinha acontecido em 2007, as “águias” voltaram a cruzar-se, na final, com as angolanas do 1º de Agosto, depois de terem deixado ficar para trás potenciais candidatos, caso do Djoliba do Mali (quartos-de-final) e First Bank da Nigéria (meias-finais).