Africa Basquetebol

23 dezembro 2008

MOÇAMBIQUE : Ferroviário de Maputo no topo do basquetebol nacional: Título merecido e apetitoso!

O FERROVIÁRIO de Maputo conquistou domingo o quarto título consecutivo de basquetebol sénior masculino, após vencer o Maxaquene por 91-78 no terceiro e último desafio da final dos “play-off”.

O título foi festejado de forma efusiva. Não era para menos, os “locomotivas” tinham conseguido dar a “cambalhota” nos “play-off” e, consequentemente, juntado mais um título na sua rica vitrina. É que depois de ter perdido no primeiro despique, os comandados de Carlos Niquice venceram nos dois desafios que se seguiram, o que lhes valeu a coroa da bola-ao-cesto.

Para o treinador Carlos Niquice (Bitcho) e o melhor ressaltador da prova, Custódio Muchate, este título não merece qualquer tipo de contestação, pois ambos são unânimes em afirmar que os “locomotivas” foram a formação mais regular, aquela que durante cerca de três meses demonstrou uma melhor estrutura do ponto de vista táctico e físico. Aliás, este último aspecto (físico) foi fundamental para que o Ferroviário vencesse o Maxaquene, se se atender que as duas vitórias foram obtidas na ponta final, período em que os pupilos de Bitcho demonstraram uma melhor frescura física.

De acordo com Bitcho e Muchate, tratou-se de um feito difícil de alcançar e por isso delicioso, até porque pela primeira vez a fase final foi disputada em diferentes províncias do país (Maputo, Zambézia, Manica e Sofala).
Um título merecido e apetitoso para o Ferroviário que em 2009 pretende por estas alturas festejar o “penta”.