Africa Basquetebol

27 dezembro 2008

ANGOLA : Balanço do ano 2008

Contra todas as expectativas, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol voltou a fracassar desta nos Jogos Olímpicos de Beijing, China, ao ocupar a última posição num universo de 12 selecções, piorando a prestação da edição de 2004, disputado na Grécia, onde havia ocupado o décimo primeiro lugar.
Depois de ter brilhado em 2006, no Campeonato do Mundo do Japão, ocupando o honroso nono lugar e, conquistado a XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket/2007, competição disputada em Angola, tornando-se mais uma vez no representante legítimo do continente berço da humanidade nos Jogos Olímpicos disputados na República Popular da China, tudo indicava que a prestação do cinco nacional seria melhor em relação à edição de 2004.
Aliás, os investimentos feitos pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo Vaz Dias da Conceição, na criação de condições para a preparação do combinado nacional, dadas as metas traçadas para o referido compromisso, tudo apontava para uma prestação positiva do cinco nacional, que se viu privado do seu base principal Miguel Pontes Timóteo Lutonda que não chegou a acordo com o órgão que tutela a modalidade no país.
Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico angolano que em 2006 foi-lhe entregue a responsabilidade de comandar os destinos do cinco nacional, em colaboração com a direcção da federação traçou um plano de preparação, que por sinal foi cumprido na íntegra, com estágios a nível do velho continente e não só, não conseguiu em plena competição honrar o prestígio de Angola em particular e do continente africano em geral, averbando derrotas atrás de derrotas.
Contrariamente ao habitual, Angola apareceu a disputar os Jogos Olímpicos de Beijing de forma descaracterizada, numa clara demonstração de que no seio do grupo não imperava harmonia, facto que terá contribuído para o descalabro total, para o desalento de milhares de angolanos que acreditavam na força do basquetebol angolano.
Entretanto, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” não conseguiram durante a competição exibir o talento patenteado na Taça Diamante.

Juniores carimbam passe para o Mundial da Nova Zelândia

O basquetebol jovem angolano esteve em grande no ano que se apresta a finalizar.
A Selecção Nacional de Sub-18, sob batuta de Carlos Dinis, conseguiu o segundo lugar no Campeonato Africano da categoria, que se disputo no Egipto, e carimbou o passaporte para o Campeonato do Mundo de Sub-19, a realizar-se na Nova Zelândia, em 2009.
Apesar de ter perdido o título africano, os angolanos mostraram mais uma vez o poderio do básquete angolano.
E para não variar, nos terceiros Jogos da SADC, disputados na África do Sul, Angola conseguiu arrebatar a medalha de ouro, mais uma vez sob comando de Carlos Dinis, técnico que tem revolucionado o basquetebol angolano nestes últimos anos.
A nível doméstico, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo Vaz Dias da Conceição, que a 5 de Dezembro foi reconduzido para o quadriénio 2008/2012, fez disputar os campeonatos nacionais jovens.

Miguel Lutonda apela mais trabalho nas competições futuras

O base do 1º de Agosto Miguel Lutonda afirmou que se deve trabalhar mais nas equipas e na selecção nacional de basquetebol para que no futuro não aconteçam surpresas desagradáveis.
O antigo internacional falava à imprensa terça-feira no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro quando a equipa regressava da Tunísia, onde conquistou o quarto título continental.
Lutonda disse que a forma como as equipas tunisinas se apresentaram é um aviso para os futuros compromissos."
As equipas que encontramos e tivemos dificuldades em jogar são as da Tunísia, que se apresentaram muito fortes, o que mostra ser um sinal da evolução das mesmas e que Angola deve estar atenta ao crescimento destas", realçou.
Para além de conquistar o quarto título continental, o 1º de Agosto teve Joaquim Gomes "Kikas" eleito MVP. Na final, os "militares" derrotaram o Etoile Sahel da Tunísia, por 57-54.