Africa Basquetebol

26 dezembro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto

Desde que conquistou o seu primeiro título a nível de clubes, isto em 2002, a formação do 1º de Agosto, equipa adstrita às Forças Armadas Angolanas, tem sido um habitue em fases finais da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos.
Nos últimos seis anos, o 1º de Agosto conquistou nada menos, nada mais, do que quatro títulos africanos, sendo por isso, a equipa mais titulada a nível do continente berço da humanidade, feito jamais alcançado por nenhuma formação, numa clara demonstração do domínio avassalador da equipa do Rio Seco, que tem sido de facto um verdadeiro embaixador do basquetebol angolano.
E para não variar, o ano de 2008 que se apresta a finalizar, foi mais uma vez de glória para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que sob batuta do português Luís Magalhães, que assumiu o comando da equipa na temporada passada, arrebatou o título da XXIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, prova disputada na região de Sousse, Tunísia.
Dos quatro títulos africanos que os militares ostentam na sua rica galeria, duas delas foram conquistadas em território nacional, ao passo que as outras duas foram conseguidas fora de casa.
A semelhança do que acontece com a Selecção Nacional, que nesta altura lidera o continente africano, com nove títulos, os militares do Rio Seco começam a trilhar o caminho do cinco nacional, e já levam quatro troféus conquistados.
Em Sousse, os atletas do 1º de Agosto, onde pontificam nomes como de Miguel Pontes Timóteo Lutonda, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Francisco Jordão, todos angolanos, e o cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, conseguiram mais uma vez ultrapassar os obstáculos criados pelos dona da casa, que pretendiam a todo o custo ficarem com o ceptro africano.
Entretanto, uma outra formação angolana que em Soussse também fez a sua história foi o Atlético Sport Aviação ASA, de Carlos Dinis, que ficou com a medalha de bronze, fruto do terceiro lugar.
Recorde-se que, os militares derrotaram na final a formação do Shael da Tunísia, por 57-54, ao passo que para as classificativas do terceiro e quarto lugares, os aviadores derrotaram o Nabulien igualmente da Tunísia, por 60-55.

Gomes “Kikas” fecha o ano em grande

Joaquim Gomes “Kikas”, poste, de 28 anos de idade, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da XXIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, competição que decorreu em Sousse, Tunísia, de 12 a 21 do mês em curso.
Para além do título de MVP, o atleta do 1º de Agosto consta ainda do cinco ideal da XXIII edição da Taça dos Clu-bes Campeões da “bola ao cesto”, fechando deste modo o ano em grande.
“Kikas” foi sem sombras de dú-vidas uma das pedras fundamentais no jogo debaixo das tabelas do Clube Central das Forças Armadas Angolanas. MC

Femininos trilham o mesmo caminho

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto tem sido igualmente a mascote do básquete angolano fora de portas, a “semelhança” dos masculinos que somam vitórias atrás de vitórias.
Apesar de não ter conseguido revalidar o título africano, perdendo na final para as moçambicanas do Desportivo, a formação do 1º de Agosto tem sido um habitue em fases finais. Aliás, nesta classe, angolanas e moçambicanas têm dominado o pódio africano.
Já a nível interno, o domínio da formação militar tem sido mais do que evidente, conquistando todas as provas, tal como acontece com o sector masculinos. MC