Africa Basquetebol

23 dezembro 2008

MOÇAMBIQUE : União do grupo foi fundamental - Custódio Muchate, atleta do Ferroviário


CUSTÓDIO Muchate é uma das unidades de maior destaque na formação do Ferroviário. Provou esse estatuto no “Nacional” ao ser considerado o melhor ressaltador.

Muchate considera que a união do grupo foi fundamental para que o Ferroviário se sagrasse, pela quarta vez consecutiva, campeão nacional de basquetebol.

“No primeiro jogo entrámos muito convencidos. Mas depois, graças à boa união entre nós, demos a volta ao resultado e conseguimos vencer os restantes jogos, o que nos valeu o título”, afirmou.

O atleta confessou que a intervenção do “mister” após a derrota na primeira partida foi fundamental para manter os índices de confiança necessários para auto superarem-se. “O treinador disse-nos após o jogo que não tínhamos que nos sentir pressionados. Não podíamos ficar nervosos com a situação. Era preciso mantermo-nos confiantes e jogarmos com a mesma determinação que tínhamos vindo a fazer até então. Só assim podíamos fazer a reviravolta”, referiu.

Disse ser sempre muito emocionante conquistar o título, ainda para mais quando é na primeira vez que as equipas se deslocam para jogarem em várias províncias, nomeadamente Maputo, Manica, Zambézia e Sofala.
Falando sobre o facto de ter sido eleito o melhor ressaltador da prova, Muchate disse que conquistar este título é uma honra e ao mesmo tempo resultado de muito trabalho. “É resultado de muito esforço e abnegação a nível individual”, afirmou, acrescentando estar muito feliz com o prémio e sentir-se motivado para continuar a trabalhar com maior determinação.