Africa Basquetebol

15 dezembro 2008

ANGOLA : Militares confirmam favoritismo na Liga dos Clubes


A formação do 1º de Agosto obteve ontem o seu segundo triunfo na Liga dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, que decorre na Tunísia, ao derrotar a sua congénere do Union Bank da Nigéria, por claros 88-53, em partida referente a terceira jornada da referida competição.
Com o triunfo de ontem, os militares, campeões africanos em título, somam deste modo, o seu segundo triunfo na competição, por sinal consecutivo, depois de ter derrotado na estreia a formação do El Shabbad Arabi por 83-47.
Num prélio onde os pupilos de Luís Magalhães não precisaram de se aplicarem ao fundo para chamarem a si o triunfo, dado as debilidades técnicas do seu adversário, a turma do Rio Seco, tri-campeã africana da “bola ao cesto” não teve dificuldades em chamar o seu segundo triunfo na competição, mantendo deste modo, a chama da reconquista do ceptro africano.
Com Joaquim Gomes “Kikas”, Francisco Jordão, Olímpio Cipriano, Miguel Pontes Lutonda em dia sim, a formação da Nigéria foi completamente vulgarizada durante os quarenta minutos da partida.
A vitória do 1º de Agosto de Agosto não sofre qualquer contestação porquanto, foi a equipa que durante a partida mostrou mais argumentos quer do ponto de vista técnico e táctico.
Já o Atlético Sport Aviação ASA que se estreou na competição com uma derrota, diante da formação do Kano Pillars da Nigéria por 59-69, obteve ontem a sua primeira vitória, diante da equipa do Swallows do Togo, ao derrota-lo por expressivos 92-50.
Hoje, segunda-feira, a equipa do Aeroporto defronta a formação do Lupopo da República Democrática do Congo, para acerto de calendário, ao passo que os militares terão pela frente a formação do Stade Nabeulien da Tunísia.

Luanda domina “Nacionais”

Os títulos dos nacionais de iniciados de basquetebol em ambas as classes, ficaram em Luanda.
Em masculinos, o Petro Atlético Petróleos de Luanda, revalidou o troféu ao derrotar na final no Pavilhão da Cidadela, o FC Vila Clotilde, por 52-40, quando ao intervalo vencia, por (32-27).
A vitória da formação petrolífera acaba por ser justa, porque os seus atletas souberam tirar partido dos erros que o adversário, foi cometendo durante o encontro.
Na classe feminina, o 1º de Agosto também revalidou o título de campeão nacional, ao bater na final realizada no Pavilhão do Codnm o Sporting Clube de Benguela, por 39-27.
Ao intervalo as militares já venciam por 22-19.Apesar o 1º de Agosto teve de suar as "estopinhas", para levar de vencida os "Leões" de Benguela.
Bem a defender e a atacar, foram anulando a avalanche ofensiva das "meninas" do Rio Seco. Diga-se em abono da verdade que os nacionais de iniciados de basqutebol em ambos os sexos, ultrapassaram as expectativas, a julgar pelo nível técnico e táctico, a apresentado pelas equipas intervenientes.
Recorde-se que, competiram em masculinos, o Petro de Luanda, Sporting de Benguela, 1º de Agosto, Vila Clotilde, Asa, Progresso do Sambizanga e 1º de Maio de Benguela, ao passo que em femininos participaram da competição, o Sporting de Benguela, 1º de Agosto, Inter de Benguela e Inter de Luanda. António de Brito