Africa Basquetebol

13 dezembro 2008

ANGOLA : Adiamentos marcam início do campeonato

O jogo entre o Desportivo da Huíla e a Universidade Lusíada de Angola, previsto para ontem, na cidade do Lubango, foi adiado “sine die”, a pedido dos “universitários”.
A partida é referente a sétima jornada do campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos e o adiamento foi dado a conhecer à ANGOP pelo técnico-adjunto do Desportivo, Gaspar Neto, explicando que a Lusíada endereçou o pedido à federação, que, por sua vez, comunicou a equipa huilana.
O treinador manifestou o seu descontentamento pela não realização do jogo, pois trata-se do quarto adiamento.
Disse que a situação pode causar quebra de ritmo aos seus atletas e consequente má prestação da equipa.
Em três encontros, o Desportivo averbou apenas derrotas com o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, Interclube e Petro de Luanda, ocupando a última posição com três pontos.
O campeonato nacional é liderado pelo Petro de Luanda com 12 pontos, seguido do 1º de Agosto com menos um.
Entretanto, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol agendou para o próximo dia 16, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a Supertaça em seniores femininos, em que as oponentes serão 1º de Agosto e Clube Desportivo do Maculusso.

Masculinos conquistam ouro nos terceiros Jogos da SADC

A selecção masculina de basquetebol conquistou a medalha de ouro dos terceiros Jogos da SADC que decorrem na África do Sul, ao vencer na final do torneio da modalidade a sua congénere moçambicana, por 81-72, em jogo disputado na cidade de Potchfstroom, África do Sul.
Ao intervalo, a vantagem já era da equipa angolana, 40-35.
Por sua vez, a selecção nacional feminina não foi para além da medalha de prata do torneio.
Na partida da final, as angolanas foram incapazes de travar as moçambicanas, com quem perderam por 41-71. Ao intervalo, Moçambique vencia já por 53-31.