Africa Basquetebol

14 dezembro 2008

ANGOLA : D´Agosto começa com vitória defesa do título Africano de Clubes


A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto estreiou-se ontem com vitória na fase final da XXIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, ao vergar a sua similar do El Shabbad Arabi da Líbia, por 83-47, em desafio válido para segunda jornada do grupo “B” da referida competição.
A prova está a decorrer na cidade de Sousse, Tunísia.
Os militares, actuais campeões africanos, apesar de não terem se apresentado no seu melhor nível, dado a sua chegada tardia ao local da competição, conseguiram ultrapassar sem grandes dificuldades o seu opositor, que diga-se, é de longe inferior ao poderio da turma rubro e negra do Rio Seco, que já carrega no seu palmarés três títulos africanos.
Os pupilos de Luís Magalhães, português ao serviço da turma militar, entraram determinados para o jogo, o que lhes valeu a primeira vitória na competição.
Aliás, essa postura deverá manter-se até ao final da competição já que o grande objecto do Clube Central das Forças Armadas Angolanas é, sem sombras de dúvidas, a revalidação do ceptro africano.
Com um conjunto completamente compenetrado, aliado aos valores individuais que possuem, os militares são, nesta altura, os principais favoritos à conquista do título africano.
Ainda ontem, para o grupo “B”o Stade da Tunísia derrotou o Union Bank da Nigéria, por 75-54, por sinal o adversário de hoje do 1º de Agosto, para a terceira jornada.
Já o BC Onatra da República Democrática do Congo bateu folgadamente o Back da Guiné, por 57-50.
O Atlético Sport Aviação ASA, outro representante angolano, defrontou o Kano Pillars da Nigéria para o grupo “A”, mas até ao fecho da nossa edição, desconhecíamos o resultado final.

Gustavo da Conceição reconduzido na FAB

Com quarenta e três votos, Gustavo da Conceição foi reconduzido para mais um mandato de quatro anos à frente da Federação Angolana de Basquetebol.
A confirmação foi feita sexta-feira última, após a apresentação, pela comissão eleitoral, em cerimónia realizada na sede da federação no complexo da cidadela, em Luanda. Gustavo da Conceição, reeleito no dia seis do mês corrente, em Luanda, venceu o pleito com os seguintes votos:
Benguela (06), Bié (08), Huambo (05), Huíla (04), Luanda (07), Kuando Kubango (03), Uíge (04), Móxico (3) e circulo nacional também com três votos.A mesa da assembleia é chefiada por Carlos Cunha.
O secretário-geral é António Sofrimento.
Para além de Gustavo da Conceição, exerceram ao cargo de presidente da FAB José Jaime de Castro Guimarães “Piriquito” (1977-1987), Carlos Manuel Patrício Teixeira “Caji” (1987-1996), e António Pires Ferreira (1996-2005).