Africa Basquetebol

16 dezembro 2008

ANGOLA : D´Agosto continua imparável na Liga


Com um triplo do extremo base Carlos Almeida a 11 segundos do final da partida, garantiu ontem a terceira vitória consecutiva do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, que derrotou a formação caseira do Stade Nabeulien da Tunísia, por 64-66, mantendo deste modo a invencibilidade na fase final da XXIII edição da Taça dos Clubes Africanos de Basquetebol em seniores masculinos grupo “B”. Com o triunfo, os militares asseguram a primeira posição do grupo com seis pontos, seguido do Stade com cinco.
Apesar do triunfo, os militares viram-se e desejaram-se para chamarem a si a conquista dos dois pontos em disputa. No primeiro quarto registava-se uma igualdade a 17 pontos.
Aliás, o resulto final (64-66) a favor da turma militar, campeã africana em título, espelha perfeitamente as dificuldades que os angolanos sentiram ao logo dos 40 minutos, fundamentalmente no segundo e terceiro quartos.
A entrada do minuto seis do terceiro período, a formação do Stade Nabeulien vencia por uma margem de dez pontos (45-35), altura em que a os pupilos de Luís Magalhães foram fortemente fustigados pela dupla de arbitragem que tudo fez para dar a vitória à formação caseira.
Perante este cenário, o 1º de Agosto, tri-campeão africano, não se intimidou e “caiu” em cima do adversário no derradeiro quarto.
A 11 segundos do final da partida, e com o placard ao seu desfavor (64-63), coube ao extremo base Carlos Almeida sentenciar o jogo com um lançamento dos seis metros e vinte cinco, fixando o resultado em 64-66, a favor do 1º de Agosto que continua invicto na prova. A partida serviu de acerto a primeira jornada.
Recorde-se que, o primeiro do grupo “B” defronta o segundo do grupo “A”, isto nas meias-finais.
Entretanto, quem também jogou ontem foi o Atlético Sport Aviação ASA, que defrontou o Lupopo da República Democrática do Congo mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.

Petro de Luanda pretende recuperar título nacional

A direcção do Atlético Petróleos de Luanda apostou, este ano, numa "reestruturação profunda" na equipa principal sénior masculina de basquetebol, com vista à recuperação dos títulos nacional e africano de clubes.
O director desta colectividade disse à ANGOP que esta restauração passou pela aquisição de novos reforços, nos vários sectores, como uma forma de equilibrar a equipa, em relação a outros adversários, com maior realce para o seu principal opositor, o 1º de Agosto."É uma exigência dos nossos adeptos. Vamos entrar em qualquer competição para discutir o título, se apresentarmos uma equipa bem equilibrada e estruturada; e estamos felizmente a conseguir”, sublinhou.
A equipa do Petro de Luanda ocupa o primeiro lugar do campeonato nacional sénior masculino da modalidade, cujo título está em posse do 1º de Agosto, que também é detentor do troféu continental.
Com o objectivo de recuperar os trofeus referidos, a turma liderada por Alberto de Carvalho "Ginguba" reforçou-se com o poste norte-americano Frederick Gentry e dois angolanos que estiveram a actuar nos EUA e Canadá.