Africa Basquetebol

23 agosto 2007

MOÇAMBIQUE : Isto é “básquete show”!


CONFESSO sinceramente que fiquei impressionado com o que vi sábado no pavilhão Lurdes Mutola (Desportivo). Já ouvia dizer, mas nunca acreditei que coisa idêntica pudesse ser feita no país, principalmente para uma camada social que tanto precisa, que é a nossa juventude.

Falo do movimento do “básquete show” que ganhou muita simpatia cá entre nós, sobretudo no seio de jovens estudantes da cidade de Maputo. Pelo seu carácter social merece cá da minha parte alguma atenção. Como dizia, fui sábado ao “básquete show” ver “in loco” aquilo que costumava assistir pela televisão.

Lá no terreno deparei com um movimento desusado. Jovens estudantes de todas as classes sociais a interagirem como se se conhecessem há vários anos. Vi que as distâncias que separam as escolas da capital do país encurtam-se com este evento.

Para além do básquete que é a razão principal do movimento, pude assistir dança e outro tipo de diversão. Coincidi também com a cantora Marlene, que tinha sido convidada para actuar, a dar um verdadeiro “show” dentro doutro “show”. Que beleza!

Mas o que mais me impressionou foi o carácter social de que esta iniciativa se reveste. Primeiro, porque para ter acesso ao local, tem que trazer consigo material escolar ou pagar o bilhete a preço simbólico, cujo montante, segundo me foi informado, reverte à favor da educação daqueles que menos posses têm. Segundo, porque os jovens divertem-se a valer. Trocam experiências e ocupam-se por uma actividade social, distanciando-se dos males que enfermam esta sociedade, sobretudo o crime e drogas. Terceiro, porque o nível de organização supera aqueles eventos de alta competição, que muitas federações e o Governo, inclusivamente, organizam.

Também fiquei impressionado com a responsabilidade dos organizadores que colocam à disposição transporte (autocarros dos TPM) para as crianças antes e depois dos jogos sem correrem riscos de serem assaltadas por estes malfeitores que pululam pela cidade fora.

Este exemplo, por estas e outras razões, deve ser seguido por todos, principalmente por parte dos governantes deste país. É pena que o desfecho seja já no próximo sábado. Mas, mesmo assim, gostaria de endereçar um convite aos ministros de Educação e da Juventude e Desportos para lá irem ver o potencial de que o país dispõe e que está a ser desaproveitado. Que iniciativas deste género tenham lugar mais vezes, porque a nossa juventude bem precisa para se entreter e afastar-se dos males que nos últimos tempos atacaram a sociedade moçambicana.
  • GIL CARVALHO