Africa Basquetebol

13 agosto 2007

ANGOLA : Afrobasket2007: Jornalista desportivo lança livro sobre a competição

Foto Angop
Jornalista Silva Candembo

Luanda, 12/08 - Uma obra do jornalista Silva Candembo, intitulada Breve História de Angola nos Afrobasket`s - 1980/2005, que retrata o percurso da selecção nacional sénior masculina de basquetebol nos Campeonatos Africanos, será lançada terça-feira, no Parque Maitre Beye, defronte do Cine Miramar, em Luanda.

De acordo com a editora Semanário Angolense, o livro divide-se em oito capítulos e comenta trajectória do "cinco" angolano desde Marrocos`1980 até Argélia`2005, período em que a selecção participou em 14 Afrobasket`s e acumulou oito títulos e duas medalhas de prata, igual número de bronze.

Além dos comentários baseados essencialmente nos relatos da imprensa da época, a obra apresenta também a composição das equipas nas 14 edições em que participou, bem como os resultados de todos os campeonatos, a começar da primeira edição, em 1962, no Cairo.

Prefaciado pelo jornalista Severino Carlos, o livro contém 157 páginas de texto e fotografias que ilustram os distintos momentos da selecção angolana de basquetebol. Estará à venda no acto de lançamento pelo ao preço de dois il e quinhentos Kwanzas. Durante a cerimónia haverá sessão de autógrafo.

Silva Candembo é jornalista de profissão desde 1984. Iniciou a sua carreira no Desk Desportivo da Agência Angola Press - ANGOP, onde permaneceu pouco tempo em razão de ter sido convocado para o cumprimento do serviço militar obrigatório.

Ingressado nas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), acabou cooptado para os quadros do Jornal Desportivo Militar (JDM). Aqui, consolidou a sua carreira, chegando a chefe de redacção pouco antes da "morte" do projecto em 1988.

Entre 1989 e 1992, período em que foi desmobilizado ao abrigo dos Acordos de Bicesse, Silva Candembo passou pela revista Golo. Depois regressou à Angop. Em Novembro de 1997, com outros dois jornalistas Graça Campos e Américo Gonçalves, fundou o jornal Angolense.

Mais tarde, em Março de 2003, e novamente ao lado de outros profissionais da mídia, Graça Campos e Mateus Fula, fundou o Semanário Angolense, onde é director-geral adjunto e editor desporto.

Em 1999 deixou Angop, pouco depois de ter ganho o Prémio Maboque de Jornalismo, o galardão que distingue o melhor profissional do ano. É até hoje o único jornalista desportivo a receber a distinção que tem mais de 10 anos de história.

Foi durante anos colaborador do Jornal de Angola e do Jornal dos Desportos, além de ter sido correspondente, nos anos 80, de publicações portuguesas e da Rádio Havana Cuba.