Africa Basquetebol

30 abril 2006

ANGOLA: Técnicos angolanos nos EUA satisfeitos com curso

Três meses depois do início do curso de formação de treinadores angolanos, que decorre em Houston (Estados Unidos da América), os técnicos manifestaram-se satisfeitos com os métodos e ensinamentos leccionados, por especialistas norte-americanos.

Em declarações à imprensa angolana, Carlos Dinis considerou que tem sido muito positivo o curso, pois "serve para requalificação de conhecimentos", acrescentando que depois desse período formativo o país ganhará mais quadros para a expansão e desenvolvimento do basquetebol.

Apesar de estar longe dos seus atletas, o técnico do Atlético Sport Aviação (ASA) mostrou-se feliz com a passagem da equipa aviadora à outra fase no campeonato nacional de basquetebol sénior masculino e prometeu "boas novidades" quando regressar ao país.

"Espero que continuem com a mesma garra e dentro de quatro meses estarei de volta e poderão contar comigo", concluiu, enquanto o seu colega José Pontes, treinador adjunto dos octocampeões africanos e que faz parte dos técnicos seleccionados para esta missão, realçou o facto de poder contribuir na massificação da "bola ao cesto" no país, sempre que a federação quiser.

De acordo com este treinador, matérias não faltarão para aplicar no basquetebol angolano, após o curso intensivo de oito meses que estão a ser submetidos, sob orientação de Vince Smith, e disse esperar pelo apoio de outras instituições para elevar a modalidade a outros patamares.

Segundo José Pontes, que louvou a iniciativa da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tal como os demais técnicos e o patrocínio da petrolífera nacional Sonangol, o facto de estar ligado à modalidade na província de Benguela não o impede de colaborar para a extensão deste desporto ao nível do país.

Enquanto isso, o treinador e responsável para o desenvolvimento do basquetebol do Inter do Kwanza Sul, Elvino Dias, só por estar a beneficiar de uma acção formativa num dos maiores países de divulgação da bola ao cesto no mundo constitui uma mais-valia.

Ressaltou que o futuro do basquetebol depende também do contributo dos treinadores, pelo que deixou uma mensagem de esperança aos seus alunos: "Depois do curso, vou onde a FAB achar que posso dar minha contribuição".

"É um investimento da federação e eu faço parte agora desse projecto de formação. Só ganha o país e a modalidade", disse, considerando que a adaptação tem sido positiva.

Além de Carlos Dinis (ASA), José Pontes (seleccionador-adjunto sénior masculino) e Elvino Dias (responsável do núcleo de desenvolvimento do Inter Kwanza Sul), integra ainda o curso intensivo da FAB o treinador da selecção sénior feminina, Aníbal Moreira.

ANGOLA: FAB promove acção audio-visual

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza amanhã, às 10 horas, na sala de conferências do Comité Para-límpico Angolano (CPA), uma acção audio-visual, visando o refrescamento de conhecimentos, destinados aos comissários de jogo, treinadores, árbitros, oficiais de mesa e estatísticos.
A referida acção formativa que teve início na última semana, visa capacitar os árbitros, comissários de jogo, oficiais de mesa, estatísticos e treinadores tendo em vista a segunda fase da XXVIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol, na classe sénior masculino.
Por outro lado, o Conselho de Disciplina da FAB puniu o treinador Emanuel Jorge Ribeiro Guimarães, do Futebol Clube Vila Clotilde, com dois jogos de suspensão, por injúrias e defamação preferida durante o jogo nº 96 contra o Clube Desportivo Universitário Agostinho Neto (Cduan).
O Conselho de Disciplina puniu ainda os atletas Idelfonso Carlos Kiteculo, do Cduan, e N´Silu Simão Marques Lopes, do Sporting de Luanda, ambos com um jogo de suspensão e uma multa em kwanza equivalente Usd 60.00, por agressão praticada durante o jogo nº 101 que envolveu as duas formações.

29 abril 2006

ANGOLA: Inter derrotou Petro

O Inter Clube venceu esta noite, no seu reduto (pavilhão 28 de Fevereiro), o Petro Atlético de Luanda, por escassos dois pontos de diferença (88-86), em partida a contar para a terceira jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino.

A vitória dos "Polícias" foi conseguida nos últimos minutos do encontro, período em que se observou mau basquetebol, com as equipas a falharem sucessivos lançamentos livres e de campo.

As constantes perdas de bola e opções em tempo inoportuno de lançamento da linha dos seis metros e vinte e cinco centímetros por parte dos atletas dos dois conjuntos marcou igualmente pela negativa a "reta final" do desafio.

Com esta vitória o Inter Clube ocupa a segunda posição da série A do nacional da "bola ao cesto" com quatro pontos, em dois jogos, os mesmos que o 1º de Agosto, que venceu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 93-69.

O grupo é liderado pelo Petro com cinco pontos, mas tem um jogo a mais (três) que os seus mais directo perseguidores. O ASA e a Banca de Cabinda vêm nas posições seguintes três e dois pontos, respectivamente.

27 abril 2006

ANGOLA: Composição do 1º de Agosto

Composição da equipa do 1º de AGOSTO:
Miguel Lutondo 71 1,87m, Carlos Almeida 77 1,92m, Olimpio Cipriano 82 1,92m, Joaquim Xavier 1,92m, Armando Costa 1,85m, Abdel Boukhar 69 2,04m , Victor Muzadi 78 2,01m, Ndongo Ndiaye 2,10m, Tony Buzangu, Buila Katiavala 2,08m, Walter Costa 66 1,85m,Angelo Victoriano 67 1,97m, João Neto e Muamba Ilunga.

26 abril 2006

ANGOLA: 1º de Agosto e Petro de Luanda próximos da final

As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e Petro de Luanda estão a uma vitória da final da Taça de Angola depois de terem derrotado os seus respectivos adversários na noite de terça-feira, partidas das meias-finais.

No principal encontro do dia o Petro de Luanda ganhou no pavilhão 28 de Fevereiro o Interclube por 88-73, quando ao intervalo levavam já vantagem de seis pontos (51-45).

Por seu lado, o 1º de Agosto venceu o CDUAN por expressivos 111-60, em jogo realizado num dos pavilhões anexo a Cidadela, também em Luanda.

Os jogos da segunda "mão" das meias-finais estão agendados para o dia 02 de Maio. O 1º de Agosto é o detentor do troféu.

24 abril 2006

ANGOLA: Resultados da 2ª fase do campeonato nacional.

Seríe A
Inter - 76 ASA- 74
Petro - 100 Banca Cabinda- 53
Petro - 78 ASA - 70
1º Agosto - 86 Banca Cabinda - 46

Seríe B
Vila Clotilde - 52 Nocal - 52
CDAN - V Sporting - D
CDUAN - 86 Vila - 55
Nocal - 82 Sporting 68

ANGOLA: Interclube e Petro batem-se

Grupo Desportivo Interclube e Atlético Petróleos de Luanda “batem-se” amanhã, às 18 horas no Pavilhão 28 de Fevereiro, em partida referente a primeira “mão” das meias-finais da XXVIII edição da Taça de Angola de Basquetebol, em seniores masculinos. Na outra meia-final o Cduan recebe igualmente às 18 horas, no anexo nº 2 da Cidadela, o 1º de Agosto, detentor do troféu.
O prélio que envolverá as formações do Interclube e do Atlético Petróleos de Luanda tratar-se-á de uma final antecipada, a julgar pelo nível das duas equipas que é quase equiparada, pelo menos em termos colectivos.
Já em termos individuais, a formação do Atlético Petróleos de Luanda é sem sombras de dúvidas superior ao do seu opositor que apesar de possuir alguns valores, vale-se mais pelo colectivismo.
Entretanto, os pupilos de Manuel de Sousa “Necas” que na última sexta-feira sentiram imensas dificuldades para
levar de vencida a equipa do Atlético Sport Aviação ASA por escassos dois pontos (76-74), para a primeira jornada da segunda fase do “Nacional”, realiza hoje o treino derradeiro para o “embate” de amanhã.
Por sua vez, os petrolíferos da capital que sábado último, sentiram igualmente dificuldades para derrotar o ASA (78-70) para segunda jornada do “nacional” vão procurar na sessão de treinos de hoje corrigir os erros cometidos no prélio do fim-de-semana.
O favoritismo de vitória está repartido em 50% para cada equipa. O jogo de resposta – entenda-se – da segunda “mão” acontece a 2 de Maio próximo.
Já o 1º de Agosto que tem praticamente assegurado o passe para a final que será jogada nos dias 9 e 12 de Maio, vai procurar rodar a sua equipa, já que a vitória frente ao Cduan nos dois jogos não deverá certamente escapar, dado o desequilíbrio existente
entre ambas.

23 abril 2006

ANGOLA: Petro de Luanda lidera segunda fase do nacional

O Petro Atlético de Luanda comanda a Série A da segunda fase do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino com quatro pontos, resultantes de duas vitórias em igual número de jornadas.

O segundo lugar é partilhado pelo Inter Clube e 1º de Agosto, ambos com dois pontos e menos um jogos, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) e a Banca de Cabinda vêem nos lugares seguintes com dois pontos, cada.

Por sua vez, o agrupamento B tem sido totalmente dominado pelo Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUA), que soma quatro pontos ao cabo de duas jornadas.

As equipas do Vila Clotilde e Desportivo da Nocal ocupam o segundo e terceiro lugares, com três pontos cada, enquanto o Sporting de Luanda é quarto e último da série.

Sábado a segunda jornada produziu os seguintes resultados:

Série A

Petro-ASA 78-70

1º de Agosto-Banca de Cabinda 86-46

Série B

CDUA-Vila 86-55

Nocal-Sporting de Luanda 82-68

22 abril 2006

ANGOLA: Vice-campeão nacional vence dificilmente ASA

A equipa sénior masculina de basquetebol do Interclube, vice-campeã nacional, derrotou esta noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 76-74, em partida da primeira jornada da segunda fase do grupo A.

Ao intervalo, os polícias venciam já por folgados 47-28, pelo que lideram a segunda fase nacional com dois pontos contra um dos aviadores.

Vicente Neto (Inter), com 27 pontos, foi o melhor cestinha da noite, enquanto Filipe Abraão, com 23, destacou-se na turma aviadora.

Ainda hoje, para o grupo A, jogaram Petro de Luanda-Desportivo da Banca de Cabinda, desconhecendo-se até o momento o resultado, folgando o 1º de Agosto (campeão em título).

21 abril 2006

ANGOLA: Adiada pela segunda vez indicação do seleccionador

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), reunida na noite de quinta-feira, em Luanda, adiou pela segunda vez em quatro dias a indicação do seleccionador nacional sénior masculino.

Depois de segunda-feira se ter aprovado o perfil do futuro técnico para os octo-campeões, desta o encontro foi dominado pela procura do nome que melhor se encaixa no modelo desejado pela FAB.

As responsabilidades do próximo treinador do "cinco" angolano vão até ao Afrobasket de 2007, que se disputará em Luanda. Antes porém, terá de conduzir o grupo no Campeonato do Mundo, marcado para o Japão em Agosto deste ano.

Segunda-feira última o elenco liderado por Gustavo da Conceição esteve reunido na sua sede, onde deu início ao processo de discussão e escolha do perfil e nome do futuro treinador dos octo-campeões africanos.

O mesmo terá de ser alguém cujo perfil esteja de acordo os objectivos da instituição, que exige, dentre outros pressupostos, espírito ganhador, capacidade de liderança e disponibilidade para conduzir o "cinco nacional" nas duas provas.

A Angop apurou que o ex-seleccionador angolano Mário Palma "encabeça" a lista de candidatos onde constam também os nomes de Manuel Sousa "Necas", Jaime Covilhã e José Carlos Guimarães.

Entretanto, o novo técnico poderá até vir do exterior, desde que conheça o basquetebol nacional e corresponda às exigências.

ANGOLA: 1º Agosto folga na 1ª jornada da segunda fase.

O 1º de Agosto, campeão e líder da prova, folga hoje na abertura da segunda fase do Campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, que será disputado por dois grupos.

Para o grupo A, o ASA (quarto da 1ª fase) recebe o Interclube (terceiro) em jogo marcado para o recinto dos polícias às 16h00. Duas horas depois, no pavilhão da Cidadela, o segundo classificado Petro de Luanda enfrenta a equipa sensação da prova, GD Banca de Cabinda (5º).

O 1º de Agosto folga nesta jornada em virtude deste grupo ser constituído pelos cinco melhores colocados da etapa anterior.

No agrupamento B, onde perfilam os outros quatro participantes do nacional, o embate CDUAN-Sporting cataliza as atenções, embora o GD Nocal-Vila Clotilde também garanta equilíbrio.

Esta fase será jogada a volta única todos contra todos, seguindo-se a etapa final jogada no modelo de "final four" com três séries. O campeonato começou com as nove equipas a jogarem entre si a duas voltas.
a

20 abril 2006

ANGOLA: Federação reúne-se pela segunda vez para escolher seleccionador

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reúne-se hoje, às 18 horas, em Luanda, para, entre outros assuntos, escolher o seleccionador nacional sénior masculino, visando o Campeonato do Mundo do Japão, em Agosto, e o Afrobasket-2007, que o país vai albergar.

Segunda-feira última o elenco liderado por Gustavo da Conceição esteve reunido na sua sede, onde deu início ao processo de discussão e escolha do perfil e nome do futuro treinador dos octo-campeões africanos.

O mesmo terá de ser alguém cujo perfil esteja de acordo os objectivos da instituição, que exige, dentre outros pressupostos, espírito ganhador, capacidade de liderança e disponibilidade para conduzir o "cinco nacional" nas duas provas.

A Angop apurou que o ex-seleccionador angolano Mário Palma "encabeça" a lista de preferências, da qual constam ainda os nomes de Manuel Sousa "Necas", Jaime Covilhã e José Carlos Guimarães.

Entretanto, o secretário-geral da FAB, António Sofrimento, referiu que o novo técnico poderá até vir do exterior, desde que conheça o basquetebol nacional e corresponda às exigências.

ANGOLA: ASA e Inter centralizam atenções na segunda fase do nacional

As formações do Atlético Sport Aviação (ASA) e do Inter Clube defrontam-se sexta-feira às 16 horas, no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, no encontro de maior "cartaz" da abertura da segunda fase do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino.

A partida é pontuável ao grupo A, que terá ainda o jogo Petro Atlético de Luanda-Banca de Cabinda, no pavilhão principal da Cidadela, às 18h00. O 1º de Agosto, outro integrante da série, folga por força de calendário.

O grupo B, constituído por quatro equipas, fará disputar as partidas Clube Desportivo Universitário (CDUA)-Sporting Clube de Luanda, às 15:30 no pavilhão principal da Cidadela, e Grupo Desportivo da Nocal-Vila Clotilde, a mesma hora no anexo.

Esta etapa da prova será disputada numa única volta, devendo as nove equipas participantes passar à fase final, a terceira.

A primeira fase do nacional da "bola cesto" foi ganha pelo 1º de Agosto, com 31 pontos, mais um que o Petro de Luanda, e agrupou os primeiros cinco classificados numa série e os restantes quatro em outra.

ANGOLA: Árbitros e treinadores abordam regras e leis de jogo

O conselho central de árbitros de basquetebol realiza quinta-feira, às 16 horas, uma acção formativa sobre regras e técnicas de arbitragem, assim como interpretação das leis, tendo em vista a segunda fase do Campeonato Nacional.

O acto, a decorrer na sede do Comité Paralímpico Angolano, é dirigido aos árbitros, oficiais de mesa e treinadores e será feito no sistema áudio visual.

A acção formativa está inserida no programa da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) de refrescamento dos juízes e cronometristas e visa colmatar falhas e esclarecer algumas leis.

A segunda fase do Campeonato Nacional começa no dia 21 do mês em curso. O 1º de Agosto venceu a fase inicial.

19 abril 2006

ANGOLA: Favoritos garantem presença nas meias-finais da Taça de Angola

As equipas seniores masculinas do 1º de Agostos, Petro de Luanda, Inter Clube e Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUA) grantiram presença nas mais-finais da Taça de Angola em basquetebol, ao derrotarem, terça-feira, os seus adversários em jogos disputados na capital do país.

Os "militares", detentores do trofeu, não tiveram dificuldades em vencer o Atlético Sport Aviação(ASA), por 85-58, em partida realizada no pavilhão principal da Cidadela, ao passo que o Petro de Luanda afastou a Banca de Cabinda por 95-77, no anexo (15h30).

A formação da "polícia" foi a única que atingiu chapa cem ao derrotar, no seu campo (28 de Fevereiro), o Grupo Desportivo da Nocal por 101-67.

Por seu turno, o CDUA venceu, no pavilhão anexo (às 18h), por diferença de dez pontos o Sporting de Luanda (87-77).

18 abril 2006

ANGOLA: CDUA e Sporting disputam lugar nas meias-finais da taça de Angola

O Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUA) e o Sporting de Luanda "lutam" por um lugar nas meias-finais da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, na partida da segunda mão, a decorrer hoje no pavilhão anexo à Cidadela, às 15h30.

Com uma vantagem de oito pontos alcançada no desafio da primeira mão (80-72), o Sporting vai tentar contrariar, uma vez mais, o favoritismo do seu adversário, que conta no seu plantel com jogadores que já "brilharam" em equipas "grandes" como José Nascimento, Mário Belarmino e Lifetu Selengue.

Espera-se por uma partida equilibrada, onde os estudantes vão tentar dar a volta ao resultado e marcar presença entre as melhores equipas do país. Já os "leões", a realizarem uma época para esquecer, pois ocuparam o sétimo lugar na primeira fase do nacional, vão tentar "limpar" a má imagem com uma presença nas meias-finais da segunda maior competição no país.

Já as outras três partidas, também a decorrerem hoje, são teoricamente desiquilibradas, tendo em conta os resultados da primeira mão e o nível dos intervenientes.

No pavilhão 28 de Fevereiro, a Nocal recebe, às 18h00, o Inter Clube, com vantagem dos "polícias" (91-72). A mesma hora, o 1º de Agosto defronta o ASA, no pavilhão principal da Cidadela. Os "militares venceram na primeira mão por 91-71.

O Petro de Luanda venceu domingo a Banca de Cabinda por 72-35 e vai "descansado" para o jogo decisivo, a decorrer no anexo da Cidadela às 18h00.

ANGOLA: Mário Palma tem perfil para futuro selecionador nacional

O técnico luso-guineense Mário Palma tem o perfil necessário para ser o seleccionador nacional de basquetebol sénior masculinos, disse segunda-feira o secretário-geral da federação angolana da modalidade, António Sofrimento.

Em declarações à imprensa, no final da reunião do corpo directivo do órgão reitor do basquetebol, tendente a escolher o novo treinador dos octo-campeões africanos, o dirigente informou que uma das conclusões saídas do encontro é que o técnico escolhido deve ter capacidade de liderança, espírito ganhador e disponibilidade para estar a frente do grupo até ao final do Afrobasket 2007.

Instado a pronunciar-se sobre se o antigo técnico do 1º de Agosto e do cinco nacional corresponde as exigências da federação, António Sofrimento respondeu que o facto de ter orientado a selecção angolana nas últimas provas internacionais lhe coloca no grupo dos candidatos, realçando que para além dele existem outros, cujos nomes não citou.

"Temos uma lista de cerca de 15 treinadores, mas nem todos se encaixam no perfil desejado pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB)", salientou.

Acrescentou que antes de se divulgar o nome do treinador que deverá orientar a selecção no mundial do Japão, a direcção da FAB terá que conversar com o mesmo e só depois de tudo acertado dará a conhecer.

Referiu que o técnico escolhido também vai comandar a equipa nacional na defesa do título continental no Afrobasket de 2007, a decorrer em Angola.

A Angop apurou que quatro treinadores fazem parte das preferências da FAB, nomeadamente Mário Palma, José Carlos Guimarães, Manuel de Sousa "Necas" e Jaime Covilhã.

Quinta-feira a direcção da federação volta a reunir com o propósito de, entre outros assuntos, escolher o seleccionador.

Angola figura no grupo B do mundial com as selecções do Japão, anfitriã, Espanha, Alemanha, Nova-zelândia e Panamá. A prova terá lugar de 19 de Agosto a três de Setembro deste ano.

17 abril 2006

ANGOLA: Ispra vence torneio do seu sexto aniversário

O Instituto Superior Privado de Angola (Ispra) conquistou domingo no campo Manuel Berenguel, em Luanda, o torneio de basquetebol universitário que visou saudar o seu sexto aniversário, ao derrotar na final a Universidade Lusíada de Angola (ULA) por 67-53.

Ao intervalo a formação aniversariante ganhava por 34-17, numa partida em que não teve grandes dificuldades para superar o seu adversário.

Para atingir a final o Ispra derrotou a Universidade Jean Piaget por falta de comparência, ao passo que a Lusíada venceu a Faculdade de Ciências por 62-59 depois de um prolongamento de cinco minutos.

O jogador Urdino Gama, do Ispra, foi o melhor marcador do torneio com 32 pontos convertidos. A Faculdade de Ciências ficou com o troféu "fair-play".

A Universidade Lusíada de Angola foi a vencedora da edição 2005.

14 abril 2006

ANGOLA: Director do 1º de Agosto desconhece interesse no regresso de Mário Palma

O director para o basquetebol do 1º de Agosto, Sílvio Lemos, afirmou hoje, em Luanda, que o técnico Jaime Covilhã vai treinar a equipa principal de basket até ao final da época 2006, realçando não ter conhecimento sobre o eventual regresso de Mário Palma.

"Neste momento temos um treinador e estamos contentes com o seu trabalho. Quanto ao eventual regresso de Mário Palma não tenho qualquer informação, sei apenas que deixou de treinar o 1º de Agosto", comentou.

Mário Palma desvinculou-se do clube "militar" no princípio da temporada, seguindo para a Espanha onde treinou o Málaga. No comando desta equipa, o técnico consentiu nove derrotas em igual número de jogos e, em consequência disto, foi despedido.

Alguma imprensa desportiva nacional tem estado a apontar um possível regresso, ainda esta temporada, ao 1º de Agosto, clube com o qual venceu seis títulos nacionais e dois de clubes africanos.

ANGOLA: Federação discute nome do seleccionador nacional

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reúne-se, na próxima segunda-feira, em Luanda, para analisar, dentre outras, a nomeação do técnico que vai orientar a selecção nacional no Mundial do Japão, a decorrer de 19 de Agosto a três de Setembro deste ano.

A informação foi avançada hoje à Angop pelo vice-presidente da FAB, Jean Jacques da Conceição, salientando que após o encontro será anunciado o nome do treinador escolhido de acordo os objectivos do órgão reitor do basquetebol no país.

Instado a pronunciar-se sobre a possibilidade de o técnico luso-guineense Mário Palma ser indicado no cargo, Jaen Jacques, ex-jogador do Benfica de Portugal, disse ser este um dos candidatos, assim como outros treinadores nacionais, citando os nomes de Manuel Sousa "Necas", do Inter Clube, Jaime Covilhã, do 1º de Agosto, e Alberto de Carvalho "Ginguba", do Petro de Luanda.

"Vamos estudar qual o perfil que se enquadra com os nossos objectivos", explicou o antigo internacional pela selecção angolana, que também já actuou no 1º de Agosto, Málaga de Espanha, Limoge de França e Portugal Telecom.

Quanto ao período de trabalho da selecção, o dirigente referiu haver muito tempo para preparação, uma vez que o mundial inicia apenas em Agosto.

"Os atletas que forem selecionados terão muito tempo para se prepararem para a prova", salientou.

A Angop apurou que a FAB pretende indicar já o treinador para a selecção nacional porque respondeu positivamente a um convite para participar de um torneio a ser realizado na África do Sul, em Maio próximo.

ANGOLA: 1º de Agosto conquista Taça de Angola

O 1º de Agosto conquistou hoje a XVI edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino, ao vencer na final o Interclube, por 64-54.

Com 27 pontos, a atleta do 1º de Agosto Irene Guerreiro foi a melhor marcadora da partida.

A equipa "militar", que no primeiro quarto se mostrou balançada, conseguiu dominar o prélio, levando vantagem confortável nos três períodos seguintes.

Bárbara Guimarães, com oito pontos, Luísa Makuto e Luisa Miguel, com sete cada, contribuíram significativamente no triunfo.

Na equipa adversária, destacaram-se Mangongo Nelli, com 17 pontos, Judite Queta, com nove, e Celina Conceição (oito).

13 abril 2006

ANGOLA: Segunda fase do “Nacional” arranca a 21 do corrente mês

A segunda fase da XXVIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, a chamada fase de grupos, arranca a 21 do corrente mês. O grupo A será composto por cinco equipas ao passo que o B será integrado por quatro formações.
Contrariamente ao que estava inicialmente programado (fim da fase regular a 8 de Abril), a primeira fase da XXVIII edição do “Nacional da bola ao cesto” termina apenas neste final de final, quando a Banca de Cabinda defrontar no seu reduto as formações do Grupo Desportivo da Nocal e CDUAN, partidas em atraso.
Os jogos referentes ao grupo A começam a ser disputados a 21 de Abril e termina a 5 de Maio pró-ximo ao passo que partidas do grupo B iniciam a 21 com o termo marcado para o dia 28. Farão parte do grupo A as equipas classificadas do primeiro ao quinto lugar da fase regular e no B estará formada por equipas classificadas do sexto ao nono lugar. A fase de grupo será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta.
A terceira fase da final, as equipas participantes, serão subdivididos em três séries (A,B e C). A série A será composta por quatro equipas classificadas do 1º ao 4º lugar, do grupo A da fase de grupos. A série B será composta por três, pelo quinto classificado do grupo A e o 1º e 2º do grupo B da fase de grupos. A série C será composta por três equipas. 3º, 4º e 5º classificado do grupo B da fase de grupos. Nesta fase, as equipas participantes disputar-se-ão nas três séries A, B e C, no sistema de todos contra todos a três voltas.
Entretanto, no último final de semana, o 1º de Agosto viu o seu ciclo de vitórias interrompido, ao perder diante do Atlético Petróleos de Luanda por 72-67, mas manteve-se na liderança da prova com 31 pontos, menos um que o Petro. Olímpio Cipriano e Miguel Lu tonda
Eis os resultados da última jornada: Petro – ASA (80-75), 1º de Agosto – Nocal (80-46), Interclube – CDUAN (100-80) e Nocal – Vila (87-55).

ANGOLA: 1º de Agosto a uma vitória de revalidar a Taça de Angola feminina

O 1º de Agosto está a uma vitória de reconquistar a Taça de Angola em basquetebol sénior feminino, depois de derrotar quarta-feira, no pavilhão da Cidadela, o Inter Clube na primeira partida da final, por 53-37.

Uma vitória das "militares" hoje no segundo jogo, a decorrer no pavilhão 28 de Fevereiro, será suficiente para o clube festejar a revalidação.

No jogo de quarta-feira, o 1º de Agosto, orientando por Higino Ventura, esteve melhor em todos os aspectos. A experiência das suas jogadoras foi determinante para manter sempre o resultado a seu favor e rodar o plantel no último período.

O Inter Clube não teve argumentos para contrariar as militares, embora o seu treinador, Apolinário Paquete, conheça "bem" as jogadoras adversárias.

Hoje o 1º de Agosto volta a ser favorito, diante de um conjunto que está a ser "reconstruído". As "polícias", apesar da vontade de vencer que demonstram, têm poucas probablidades de dar a volta aos 16 pontos de diferença.

ANGOLA: Final da Taça feminina

O 1º de Agosto venceu hoje, no anexo II do pavilhão da Cidadela, o Interclube por 53-37, em jogo da primeira mão da final da Taça de Angola, em seniores feminino.

No primeiro e segundo período, as militares dominaram totalmente, obtendo sempre a bola em seu favor, vencendo o primeiro quarto por 16-7 e o segundo por 32-17, respectivamente.

Já no terceiro quarto, apesar do Inter inverter a situação em termos de ataque, não impossibilitou às adversárias de liderarem por 39-23.

Os "confortáveis" dezasseis pontos de diferença marcaram o último tempo, dando vitória as militares, elas que são as actuais detentoras da Taça.

A segunda partida da taça de Angola está marcada para quinta-feira no pavilhão 28 de Fevereiro, do Inter, novamente, as 18h00.

12 abril 2006

ANGOLA: Favoritos vencem jogos da Taça de Angola

O 1º de Agosto venceu terça-feira, no pavilhão da Cidadela, ao Atlético Sport Aviação (ASA), por 91-71, em jogo da primeira "mão" dos quartos de final da Taça de Angola, em seniores masculinos, em Basquetebol.

Os "confortáveis" vinte pontos de diferença poderão valer a qualificação dos "militares" para a fase seguinte da competição, pois os aviadores para continuarem em prova terão que vencer por uma margem superior, quando no próximo dia 18 disputarem a segunda "mão", no mesmo recinto.

Outra equipa que está bem encaminhada na taça é o Inter Clube, que venceu no seu reduto ao Desportivo da Nocal por 91-72.

A partida entre o Petro de Luanda e a Banca de Cabinda, inicialmente marcada para terça-feira, foi transferida para domingo próximo.

Num documento em que dá a conhecer a alteração deste jogo, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não adianta as causas do adiamento.

Todos os jogos da segunda "mão" realizam-se a 18 deste mês.

11 abril 2006

ANGOLA: Quartos-de-final da taça

Atlético Sport Aviação (ASA) - 1º de Agosto, Petro de Luanda - Banca de Cabinda, Interclube - Grupo Desportivo da Nocal e Sporting de Luanda – CDUAN, disputam hoje os jogos referentes à primeira “mão” dos quartos-de-final da XXVIII edição da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.
O confronto que opõe o ASA ao 1º de Agosto é seguramente o cabeça de cartaz, dada a tradição entre ambos clubes no panorama basquetebolístico nacional, independentemente da diferença estrutural e competitiva existente entre os dois plantéis. O jogo está agendado para as 18H00 e tem como cenário o gimnodesportivo da Cidadela.
Depois de ter consentido no passado sábado, diante do eterno rival desportivo, Petro de Luanda, a primeira derrota no Campeonato Nacional (67-72), o 1º de Agosto não poderia ter encontrado melhor adversário para procurar elevar o moral dos seus jogadores.
Com jogadores mais experientes e melhores dotados técnica e tacticamente, o 1º de Agosto assume-se como favorito à vitória. O vasto palmarés que ostenta não lhe deixa outra alternativa, senão sonhar com o triunfo. Apesar do favoritismo, os militares do “Rio-Seco” certamente não encontrarão no ASA um saco de pancada, se se tiver em conta o equilíbrio que marcou o último jogo disputado entre ambas formações, pontuável para o Campeonato Nacional.
Sem Ângelo Victoriano, Carlos Almeida, Euclides Camacho e Wlademir Ricardino, ao 1º de Agosto, equipa detentora do maior número de troféus do basquetebol angolano, não lhe resta, ainda assim, outra hipótese, senão a vitória.
No jogo entre Banca de Cabinda e Petro de Luanda, certamente que os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba”, irão dar um passo em frente rumo a passagem às meias-finais. Isso sem qualquer desprimor para os comandados de José Carlos Guimarães, que tem estado a fazer um bom trabalho ao serviço dos bancários de Cabinda.
Os outros jogos, designadamente entre o Interclube e o Desportivo da Nocal, e também o Sporting de Cabinda–CDUAN, o favoritismo recai inteiramente para as equipas que jogam na condição de visitadas, que procurarão cavar um diferencial pontual para que os jogos da segunda “mão” sejam mais tranquilos.

09 abril 2006

ANGOLA: Petrolíferos quebram invencibilidade militar

O Petro de Luanda quebrou ontem, no pavilhão gimno-desportivo da Cidadela, a invencibilidade do 1º de Agosto, ao vencer por 72-67, em jogo referente à última jornada da segunda volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.
Com entrada de rompante nos 12 minutos do primeiro quarto, o Petro de Luanda foi dono e senhor, chegando a atingir a diferença de 11-2, a maior diferença pontual registada ao longo do jogo.
Miguel Lutonda, que por opção de Jaime Covilhã começou a partida no banco dos suplentes, lançado para a quadra, deu outra dinâmica ao conjunto militar, que se encontrava órfão de um organizador de jogo à altura do adversário. Com três triplos e alguns lançamentos de dois pontos, o MVP de África reduziu a diferença para oito pontos, 18-26.
No segundo período, com melhor organização ofensiva e defensiva, o 1º de Agosto criou
imensas dificuldades ao Petro de Luanda que, fruto da pressão, não conseguia esgotar os 24 segundos de ataque. Com o rigor imposto pelos militares, que saíram a vencer o referido quarto por 16-8, as
equipas regressaram para os balneários empatadas 34-34.
À entrada do terceiro período, com maior convicção das suas capacidades, o 1º de Agosto assumiu-se como crónico candidato ao título, chegando a
atingir uma vantagem de 46-55, passando para frente do marcador, o que não tinha
acontecido durante os dois quartos anteriores. Neste período os agostinos venceram pelo parcial de 21-15.
No quarto derradeiro, o chamado período da morte, com uma toada de equilíbrio, que em determinado momento chegou a causar calafrios aos cerca de seis mil espectadores presentes no pavilhão da Cidadela, o Petro de Luanda conseguiu ter maior discernimento nas acções ofensivas, nascendo a um minuto do final das mãos do veterano e triplista Victor de Carvalho, o triplo que abriu caminho para a vitória dos petrolíferos, que reforçaram a candidatura ao título nacional, encerrando a segunda fase com 31 pontos, contra 32 do rival.
Com arbitragem de Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo, as equipas utilizaram os seguintes jogadores: Petro de Luanda: Eduardo Mingas (14), Luís Costa (0), Carlos Morais (12), Simão Panzo (0), Leonel Paulo (7), Domingos Bonifácio (3), Gerson Monteiro (2), Francisco Horácio (0), Milton Barros (12), Franscico Jordão (8) e Victor de Carvalho (17). 1º de Agosto: Armando Costa (0), Olímpio Cipriano (18), Joaquim Xavier (2), Victor Muzadi(2), Abdel Bouckar (11), Walter Costa (6), Miguel Lutonda (18), Ndongo Ndiaye (8) e Muamba Ilunga (2).

Anaximandro Magalhães

ANGOLA: 1º Agosto perde pela 1ª vez

O Primeiro de Agosto averbou a primeira derrota no campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, ao perder na noite de sábado o Petro de Luanda, por 67-72, no fecho da primeira fase. Mesmo assim, mantém a liderança da prova.

Na classificação final desta etapa, os campeões nacionais somaram 31 pontos, contra 30 do Petro de Luanda em segundo lugar.

Nove equipas (oito de Luanda e uma de Cabinda) disputaram esta fase regular realizada no sistema de todos contra todos a duas voltas.

O campeonato prossegue no próximo dia 21 deste mês com os cinco primeiros colocados a constituírem o grupo A e os outros quatro o B, numa disputa de todos contra todos a uma volta. O primeiro agrupamento contará com 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e ASA. O quinto integrante será provavelmente a Banca de Cabinda (tem dois jogos em atraso com o Vila Clotilde e GD Nocal) ou o Cduan.

Vila Clotilde, GD Nocal e Sporting, os últimos classificados, são certezas no grupo B.

ANGOLA: Victor de Carvalho lidera Petro na vitória sobre o 1º de Agosto

Ao marcar 17 pontos, Victor de Carvalho foi decisivo na vitória do Petro de Luanda sobre o 1º de Agosto, por 72-67, na partida de encerramento da primeira fase do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol. Ao intervalo, o desafio disputado no Pavilhão principal da Cidadela registava uma igualidade (34-34).

O Petro de Luanda começou melhor o jogo, adiantando-se aos quatro minutos por 10-02. Os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" conseguiram manter-se à frente do marcador até ao final do período inicial, vencendo por 26-18. Victor de Carvalho e Francisco Jordão com seis pontos cada destacaram-se.

No segundo quarto os "militares" entraram melhor e venceram por 18-08, mas não foi suficiente para passarem à frente do marcador, fixando o resultado ao intervalo em 34-34. Neste período as duas equipas estiveram mal, marcaram poucos pontos e várias vezes os jogadores perderam a bola.

No período seguinte, o 1º de Agosto voltou a vencer, marcando 21 pontos contra 15 do Petro e terminou em vantagem no final (55-49). Olimpio Cipriano com oito pontos e Miguel Lutonda com menos um, foram os "obreiros" da reviravolta dos militares.

Quando os adeptos dos campeões nacionais esperavam por uma gestão da vantagem da sua equipa, eis que surge o veterano Victor Carvalho, coadjuvado por Milton Barros e Eduardo Mingas.

O triplista marcou dois triplos e efectuou duas assistências, enquanto que o antigo jogador do Interclube apontou sete.

Milton Barros liderou a equipa nas jogadas ofensivas a assistir os seus companheiros na linha dos três pontos. Por parte do 1º de Agosto, destacaram-se Abdel Bouckar e Walter Costa com três pontos cada.

Foi o período mais produtivo dos "petrolíferos" que marcaram 23 pontos e sofreram apenas 12, estabelecendo o resultado final em 72-67 a seu favor.

Com esta vitória o Petro de Luanda termina a primeira fase do campeonato com 30 pontos, menos um que os militares na primeira posição.

Equipas:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (14), Luis Costa, Carlos Morais (12), Simão Panzo, Leonel Paulo (5), Domingos Bonifácio (3), Hélder Ortet, Gerson Monteiro (2), Francisco Horácio, Milton Barros (11), Francisco Jordão (8), Victor de Carvalho (17).

1º de Agosto: João Neto, Armando Costa, Olimpio Cipriano (18), Joaquim Xavier (2), Victor Muzadi (2), Abdel Bouckar (11), Walter Costa (6), Miguel Lutonda (18), Ndong Ndiaye (8), Muamba Ilunga (2), Mbuila Katiavala.

07 abril 2006

ANGOLA: Primeira fase do nacional masculino termina sábado

A primeira fase do Campeonato Nacional sénior masculino de Basquetebol encerra este sábado, com o "escaldante" Petro de Luanda-1º de Agosto, que a princípio não irá alterar em nada a classificação da prova.

Ainda que percam para os "petrolíferos, os "militares, que comandam invictos o campeonato com 28 pontos, terminam na primeira posição, face as "facilidades" que se lhes oferece a partida desta tarde diante do Desportivo da Nocal.

Ganhando a Nocal e perdendo com o Petro, o 1º de Agosto fará 31 pontos, sendo que as regras da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) "ditam" um ponto para a equipa vencida e dois para a vencedora.

Já a turma do "eixo-viário", que provavelmente somará também esta tarde mais dois pontos quando defrontar o ASA, apenas poderá cimentar a segunda posição que nesta altura partilha com o Inter Clube (ambos têm 26 pontos), pois tem a oportunidade de totalizar apenas 30 pontos, menos um que o adversário de sábado.

Por seu turno, o Inter Clube, "aspirante" à segunda posição da fase regular, deverá contentar-se no terceiro posto pelo facto de ter que folgar na última jornada por razões de calendário.

A turma da "polícia entra hoje em cena pela última vez diante do Clube Desportivo Universitário de Angola (CDUA) e, pelo que tudo indica, não terá tarefa fácil para conquistar mais dois pontos. Mesmo em caso de derrota já não lhe escapará o terceiro lugar.

Sábado, além do "duelo" entre as duas melhores formações do basquetebol angolano, a jornada reserva ainda os encontros Banca de Cabinda-CDUA e Vila Clotilde-Nocal.

O Vila Clotilde não fugirá o último lugar que ocupa desde a primeira jornada do campeonato, agora com 15 pontos de igual número de derrotas.

Disputada por nove equipas, sendo oito da capital do país e uma de Cabinda, a primeira fase do nacional da bola ao cesto quase que em nada afecta a classificação final. É considerada fase regular e realiza-se no sistema de todos contra todos a duas voltas.

Posteriormente, entra-se na segunda metade, onde as equipas serão divididas em dois grupos A e B. No grupo A estarão os cinco primeiros classificados da fase regular e no B os restantes quatro. Os jogos entre os integrantes de cada série serão disputados apenas a uma volta, mas ainda assim irão os nove participantes para a fase final, a terceira.

ANGOLA: Novos estatísticos começam a trabalhar sexta-feira

Os participantes do primeiro curso de estatística informatizada de basquetebol começam sexta-feira a praticar o que aprenderam durante os dez dias de formação.

Hoje, durante o encerramento, os 29 alunos aptos receberam as suas respectivas nomeações para os jogos do campeonato nacional.

Numa primeira fase, os recém-formados vão exercer as suas novas funções em metade de cada jogo e na segunda fase (depois de 15 dias) realizar as partidas por completo.

Os formandos afirmaram que se sentem privilegiados por serem os primeiros no país a frequentar tal curso.

Segundo José Francisco, o facto de integrarem o grupo que abordou pela primeira vez a especialidade de estatística no sistema informatizado, como acontece nos países mais desenvolvidos, coloca-os na história da modalidade em Angola.

"Esta acção formativa foi muito útil para nós. Pretendemos agora pôr em prática o que aprendemos e ajudar no desenvolvimento da modalidade", salientou.

O acto teve lugar na sede do Comité Paralimpico Angolano e contou com a presença do presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) em exercício, Jean Jacques da Conceição, o secretário-geral, António Sofrimento, entre outros dirigentes.

Dos 44 participantes sete desistiram e oito não foram avaliados por fazerem parte dos quadros da FAB.

06 abril 2006

ANGOLA: Primeiro curso de estatística informatizada encerra hoje

O primeiro curso de estatística informatizada de basquetebol, que decorre em Luanda desde 28 de Março, encerra quinta-feira com nomeações dos formandos para jogos do Campeonato Nacional, informou hoje o seu director, Nuno Texeira.

Numa primeira fase os recém-formados vão exercer as suas novas funções durante metade de cada jogo, para numa segunda fase realizá-los por completo.

Durante a acção formativa, que conta com a participação de 40 candidatos a estatísticos, estão a ser abordados temas como a introdução a estatísticas, prática pedagógica, desenvolvimento da estatística informatizada, regras de basquetebol, entre outros.

O curso realizado pela Federação Angolana de Basquetebol é dirigido aos estatísticos dos clubes, árbitros, ex-basquetebolistas e interessados.

ANGOLA: Petro de Luanda tenta desforra sobre 1º de Agosto

O Petro Atlético de Luanda vai procurar desforrar-se da pesada derrota de 26 pontos de diferença sofrida na primeira volta diante do 1º de Agosto, quando neste sábado receber, no pavilhão da Cidadela, este "arqui-rival", em partida referente a segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Aliás, os petrolíferos terão, neste final de semana, tarefas difíceis, uma vez que medirão forças, sexta-feira, com o Atlético Sport Aviação (ASA) e, sábado, com os "militares" do "Rio Seco", líderes invictos da competição com 28 pontos.

O Petro sente-se na "obrigação" de vencer os dois jogos, sob pena de perder o segundo lugar que nesta altura partilha com Inter Clube. Ambas as formações têm 26 pontos na tabela classificativa.

Como sempre, o duelo entre "militares" e "petrolíferos" advinha-se renhido, a julgar pela qualidade dos intervenientes.

De um lado estarão novos talentos do basquetebol nacional que nos últimos tempos têm se destacado, como Milton Barros, Eduardo Mingas, Domingos Bonifácio e Carlos Morais, que vão tentar corresponder a expectativa dos seus aficcionados, enquanto de outro poderá evidenciar-se, dentre vários pressupostos, a experiência de um conjunto maioritariamente constituído por "veteranos", onde os nomes de Ângelo Victoriano e Miguel Lutonda são dos mais sonantes.

De resto, a dupla ronda do nacional de basquetebol inicia sexta-feira com os jogos Inter Clube-CDUA, ASA-Petro e 1º de Agosto-Nocal. No prosseguimento, sábado, além do encontro de destaque, terá ainda Banca de Cabinda-CDUA e Vila-Nocal.

O Vila Clotilde é o ultimo classificado com 15 pontos.

02 abril 2006

ANGOLA: 1º de Agosto continua `imbativel´ no nacional

O 1º de Agosto conquistou hoje a 14º vitória consecutiva, no Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, ao vencer no pavilhão 28 de Fevereiro o Interclube, por 60-75, quando ao intervalo perdiam por 35-34.

Depois de um mau início de jogo, os "militares" que ainda não perderam qualquer partida na competição, deram a volta na segunda parte e confirmaram a sua superioridade perante um Interclube com vontade de vencer, mais sem argumentos para contrariar o adversário.

Durante o primeiro quarto os visitados destacaram-se, pela sua rapidez no ataque, com realce para Michel dos Santos que marcou seis pontos, enquanto que no sector defensivo o tchadiano Sabour Guillaune, com 2, 06 metros, impunha "ordem", "abafando" por duas vezes o senegalês do 1º de Agosto Ndong Ndiaye. A equipa da Polícia Nacional saiu a vencer no final do primeiro período por 22-18 do no final do periodo.

No segundo quarto os militares recuperaram, marcaram 16 pontos, contra 13 do seu adversário, mas não foi suficiente para passar a frente do marcador, fixando o resultado ao intervalo em 35-34.

Os balneários parece que fizeram bem aos pupilos de Jaime Covilhã e amoleceram o plantel treinado por Manuel de Sousa "Necas". Os campeões nacionais entraram derrumpate e alteraram a tendência do jogo a seu favor.

Miguel Lutonda que não havia marcado qualquer ponto no jogo, reapareceu com quatro pontos, de lances livres, e efectuou três assistências.

Olímpio Cipriano foi o melhor com oito pontos, seguido por Abdel Bouckar com seis. Pelo Inter Hélder Domingos foi o mais produtivo com quatro pontos.

Neste mesmo período os policias converteram apenas nove pontos, contra 24 da formação militar, invertendo a marcha do placar para 44-58 a favor dos visitantes.

No último quarto o Interclube já sem pensar na vitória incurtou a desvantagem para 15 pontos de diferença, com destaque para dois triplos de Massunga, mas a experiência dos militares foi determinante para gerirem o resultado até ao final do encontro, no qual venceram por 60-75.

Com este resultado o 1º de Agosto isola-se na liderança do Campeonato Nacional com 28 pontos, seguido do Petro de Luanda, que hoje descansou, e Interclube com 26 cada.