Africa Basquetebol

07 abril 2006

ANGOLA: Primeira fase do nacional masculino termina sábado

A primeira fase do Campeonato Nacional sénior masculino de Basquetebol encerra este sábado, com o "escaldante" Petro de Luanda-1º de Agosto, que a princípio não irá alterar em nada a classificação da prova.

Ainda que percam para os "petrolíferos, os "militares, que comandam invictos o campeonato com 28 pontos, terminam na primeira posição, face as "facilidades" que se lhes oferece a partida desta tarde diante do Desportivo da Nocal.

Ganhando a Nocal e perdendo com o Petro, o 1º de Agosto fará 31 pontos, sendo que as regras da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) "ditam" um ponto para a equipa vencida e dois para a vencedora.

Já a turma do "eixo-viário", que provavelmente somará também esta tarde mais dois pontos quando defrontar o ASA, apenas poderá cimentar a segunda posição que nesta altura partilha com o Inter Clube (ambos têm 26 pontos), pois tem a oportunidade de totalizar apenas 30 pontos, menos um que o adversário de sábado.

Por seu turno, o Inter Clube, "aspirante" à segunda posição da fase regular, deverá contentar-se no terceiro posto pelo facto de ter que folgar na última jornada por razões de calendário.

A turma da "polícia entra hoje em cena pela última vez diante do Clube Desportivo Universitário de Angola (CDUA) e, pelo que tudo indica, não terá tarefa fácil para conquistar mais dois pontos. Mesmo em caso de derrota já não lhe escapará o terceiro lugar.

Sábado, além do "duelo" entre as duas melhores formações do basquetebol angolano, a jornada reserva ainda os encontros Banca de Cabinda-CDUA e Vila Clotilde-Nocal.

O Vila Clotilde não fugirá o último lugar que ocupa desde a primeira jornada do campeonato, agora com 15 pontos de igual número de derrotas.

Disputada por nove equipas, sendo oito da capital do país e uma de Cabinda, a primeira fase do nacional da bola ao cesto quase que em nada afecta a classificação final. É considerada fase regular e realiza-se no sistema de todos contra todos a duas voltas.

Posteriormente, entra-se na segunda metade, onde as equipas serão divididas em dois grupos A e B. No grupo A estarão os cinco primeiros classificados da fase regular e no B os restantes quatro. Os jogos entre os integrantes de cada série serão disputados apenas a uma volta, mas ainda assim irão os nove participantes para a fase final, a terceira.