Africa Basquetebol

14 agosto 2013

CABO VERDE : Rumo à Costa do Marfim, "Tubarões Martelo" visitam PR

Os "Tubarões Martelo" partem amanhã para a Costa do Marfim e hoje foram despedir-se do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. A visita serviu para o grupo se apresentar ao Chefe de Estado e dizer que a meta de Cabo Verde é ganhar o Afrobasket. "O mínimo dos mínimos é alcançar a 3ª posição", apresentam as suas aspirações, sem muita modéstia.

Rumo à Costa do Marfim,
Sobre os irmãos Almeida, considerados os melhores jogadores cabo-verdianos da actualidade, Kitana Cabral diz que "a sua ausência não afecta a equipa, auto-excluíram-se, saíram voluntariamente e ninguém os pôs fora". "Enquanto presidente da Federação eu tinha dois planos: o plano A, que incluía os irmãos Almeida, e o plano B, sem eles", afirma.
Nos jogos de preparação, os irmãos Almeida eram os que mais pontos marcavam, por isso, o asemanaonline perguntou a Kitana Cabral se a ausência desses atletas não comprometeria os resultados. E a resposta do seleccionador nacional foi contundente. "Das duas, uma: ou eles são especialistas do basquetebol ou não entendem nada. O basquete é um jogo colectivo, não é uma ou duas pessoas que ganham o jogo. É o colectivo que ganha e isso começa desde o roupeiro, jogadores, equipa técnica”.
Marito, capitão de equipa, promete uma participação "pensada jogo a jogo". "O objectivo é ganhar o primeiro jogo e por aí em diante. Temos uma ambição que é fazer o melhor possível, mesmo sabendo que esta competição é difícil, com grandes equipas como Angola, Tunísia, Nigéria e Senegal. Mas com a força de todos nós, vamos conseguir", disse.
Já o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, felicitou os "Tubarões Martelo" pelo seu esforço e dedicação em prol do desporto e das cores nacionais , desejando-lhes bons jogos e que tudo corra bem em Abidjan.
Nadine Gomes