Africa Basquetebol

11 agosto 2013

ANGOLA : Selecção perde com Petro

                       
Pupilas de Aníbal Moreira de despedida aos familiares antes do estágio em Espanha
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional sénior feminino de basquetebol perdeu ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, com a equipa masculina de cadetes do Petro de Luanda, por 58-74, naquele que foi o último amigável do “cinco” Nacional, antes da viagem para Espanha, onde vai cumprir a etapa derradeira do estágio pré-competitivo, para a fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 20 a 29 de Setembro próximo, em Maputo. 
Depois do desaire da última sexta-feira, frente à formação júnior do Futebol Clube Vila Clotilde, com quem perdeu por 49-62, ontem, as pupilas de Aníbal Moreira voltaram a consentir mais uma derrota, desta vez, diante da equipa masculina de cadetes do Petro Luanda, por 58-74.
A partida que marcou o encerramento dos jogos de controlo do “cinco” Nacional no país, antes da viagem marcada para amanhã, para a Espanha, foi bastante disputada, fundamentalmente, nos primeiros dois primeiros períodos.
Liderados por Avelino Dó, capitão da selecção de sub-16, que em Julho último conquistou o Afrobasket da categoria, em Antananarivo, os petrolíferos da capital superiorizaram-se no quarto derradeiro da partida, fixaram o resultado final em 74-58.
Com a partida de ontem, as actuais campeãs africanas, encerraram a preparação no país. Em Benguela, o “cinco” Nacional realizou também dois amistosos.
O seleccionador Nacional, Aníbal Moreira, considerou proveitosas as primeiras três semanas de trabalho, repartidas entre as províncias de Benguela e de Luanda.
“Foram três semanas muito bem aproveitadas e acredito que vamos procurar manter este ritmo de trabalho em Espanha, onde vamos cumprir a fase derradeira do estágio”, assegurou.
Catorze jogadoras vão seguir viagem amanhã, para Espanha, mais concretamente para Madrid, e posteriormente rumam para o palco da fase final do Campeonato Africano das Nações, em Maputo.
A comitiva vai ser chefiada por Príncipe Paulo, presidente da Associação Provincial de Basquetebol do Bié, ao passo que o internacional António Bernardo é o árbitro acompanhante.