Africa Basquetebol

14 agosto 2013

ANGOLA : Selecção Nacional triunfa em Espanha

                       
Pupilos de Paulo Macedo estão agora concentrados para a fase final do Campeonato
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol conquistou segunda-feira o torneio internacional, ao derrotar na última jornada a Universidade de Portland, por 83-78, prova enquadrada na preparação da fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, de 20 a 31 de Agosto.Além de conquistar o torneio internacional que teve a participação da selecção da Venezuela e das Universidades norte-americanos da Carolina do Norte e de Portland, os decacampeões africanos, que buscam o título perdido em 2011, a favor da Tunísia, fizeram o pleno nos jogos de controlo.

Em dez partidas disputadas em solo espanhol, mais concretamente, em Pinto, arredores de Madrid, os comandados de Paulo Macedo conseguiram igual número de triunfos, facto que atesta a capacidade competitiva dos vice-campeões africanos que estão dispostos a arrebatar o ceptro na Costa do Marfim.O torneio internacional marcou o fim dos jogos de controlo que o cinco nacional realizou na capital espanhola.
A Selecção Nacional marcou 798 pontos nos dez jogos, uma média de 79.8 pontos por partida, que o seleccionador pretende elevar durante a fase final do Campeonato Africano.Se a nível ofensivo ainda existe a preocupação de se melhorar, o mesmo não se pode dizer do capítulo defensivo. Em dez jogos, a Selecção Nacional sofreu 639 pontos, uma média de 63.9 pontos sofridos por desafio. Paulo Macedo tinha estabelecido como meta em termos defensivos a média de 70 pontos por jogo, que baixou consideravelmente (63.9).
Com o encerramento do estágio pré-competitivo, a expectativa gira à volta dos 12 atletas que devem seguir viagem no domingo para Abidjan, palco do Campeonato Africano das Nações, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014.O seleccionador nacional, Paulo Macedo, vai nos próximos quatro dias definir entre os 15 atletas os embaixadores de Angola para a fase final do Afrobasket da Costa do Marfim, onde busca o resgate do título. Angola está inserido no Grupo C, ao lado de Moçambique, República Centro Africana e Cabo Verde..