Africa Basquetebol

07 março 2013

ANGOLA : Petro de Luanda e Interclube jogam amanhã no Dream Space


Petro de Luanda tem a difícil missão de vencer amanhã o Interclube no Dream Space
Fotografia: Jornal dos Desportos
Petro de Luanda, Interclube, Recreativo do Libolo e o ASA efectuam os últimos acertos nas estratégias com vista à disputa da quinta jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, a ter lugar amanhã, no pavilhão Dream Space, no Kikuxi.
O Petro tem a espinhosa missão de defrontar o Interclube, num duelo em que os seus jogadores precisam de vencer para recuperar a auto-estima e o apoio da sua legião de adeptos, e voltar a ocupar um lugar mais confortável na classificação. Nas duas jornadas anteriores, a equipa tricolor foi mal sucedida ao ser vergada pelo Recreativo do Libolo e 1º de Agosto.
O mesmo desejo é partilhado pela equipa da Polícia Nacional, que vem de uma derrota em casa frente ao Recreativo de Libolo.
Com apenas uma vitória na fase de grupos, o Petro leva apenas na bagagem quatro pontos (menos três que o líder 1º de Agosto), ao passo que o Interclube ocupa a segunda posição da tabela com cinco pontos. A pressão está do lado do Petro de Luanda que, em caso de vitória, completa seis pontos e passa a partilhar o segundo lugar com a formação comandada por Alberto de Carvalho “Ginguba”.
O Interclube, que fez uma campanha positiva durante a fase inicial, lançou um claro aviso à navegação ao suplantar o 1º de Agosto, na segunda jornada, e promete entrar de pedra e cal na partida de amanhã para fazer a vida cara aos tricolores, que ainda não parecem refeitos da derrota frente ao arqui-rival 1º de Agosto, por 109-83.

GINGUBA REITERA CONFIANÇA NO GRUPO
O técnico principal do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, considerou positivo o desempenho dos seus atletas nas duas fases da maior competição nacional e mostrou-se crente na conquista do título nacional.
O ex-seleccionador nacional reconheceu que a nova etapa da competição vai exigir mais perspicácia às equipas, que se encontram equilibradas. O desperdício de pontos nessa fase pode ser fatal.
Ginguba faz um discurso animador para os adeptos da equipa da Polícia Nacional. “Ainda temos muitos jogos pela frente e tudo continua aberto. A conquista do título continua a ser a prioridade”, afirmou.
O técnico manifestou satisfação pelas condições de trabalho que a direcção do clube proporciona e vaticina uma rápida recuperação dos atletas lesionados, um dos principais problemas do plantel.
“Fizemos uma boa campanha até agora, porque a equipa está a subir de rendimento. Não vencemos o jogo contra o Recreativo de Libolo, porque as coisas não funcionaram como deviam, mas isso é normal quando o plantel tem vários casos de lesão. Esperamos ultrapassar esta situação e vamos trabalhar com muita dedicação, porque a conquista do título está ao nosso alcance”, garantiu o técnico.

TORNEIO DE SUB-16
Inter-regional Sul arranca no Lubango

A cidade do Lubango acolhe amanhã e sábado o torneio inter-regional Sul de basquetebol em cadetes femininos sub-16, denominado Taça 2 de Março, em comemoração ao Dia das Mulheres Angolanas.
Organizado pela Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), a prova, enquadrada no programa local de massificação e desenvolvimento da modalidade, vai decorrer no pavilhão gimnodesportivo do Benfica Petróleos do Lubango e é disputada por quatro formações das províncias de Benguela, Huambo e Huíla. Trata-se das equipas do Sporting de Benguela, Petro do Huambo e duas selecções provinciais da Huíla.
As representantes das províncias de Benguela e Huambo têm chegada prevista para hoje à cidade do Lubango e ficam alojadas no complexo escolar 14 de Abril, no complexo turístico e desportivo da Nossa Senhora do Monte, conforme garantiu à imprensa, na capital huilana, o secretário-geral da associação da Huíla, Diogo Gomes.
O responsável associativo assegurou estarem garantidas as condições de alojamento, alimentação, transporte e todos os aspectos organizativas inerentes à realização do torneio inter-regional. O ajuizamento dos jogos é assegurado por árbitros da província da Huíla.
A final da prova é discutida no sábado entre as equipas vencedoras, enquanto as derrotadas disputam o terceiro lugar.
BENIGNO NARCISO, NO LUBANGO