Africa Basquetebol

02 março 2013

ANGOLA : Petrolíferos e militares em decisão


Petrolíferos voltam a receber os militares do Rio Seco no pavilhão de Viana
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Atlético Petróleos de Luanda e o 1º de Agosto definem hoje, a partir das 18 horas, no pavilhão Dream Space, a liderança da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol (Bai Basket). O embate da quarta jornada do grupo ‘A’ entre os dois maiores emblemas do desporto nacional está a causar agitação entre os adeptos de ambas as formações, a julgar pelo protagonismo evidenciado na primeira fase. O 1º de Agosto, orientado por Paulo Macedo, completou cinco pontos ao vergar ontem o Atlético Sport Aviação, motivo pelo qual vai procurar complicar a vida aos tricolores de forma a proporcionar um fim-de-semana tranquilo para a grande legião de adeptos que augura pela conquista do título.
Já refeitos da derrota diante do Interclube, o plantel rubro e negro encara o jogo com o Petro de Luanda com se de uma final se tratasse, daí a responsabilidade da direcção de Carlos Hendrick em colocar todas as condições necessárias para consumar os dois pontos em disputa. O desejo militar não parece fácil pelo facto de o adversário ter argumentos necessários para se impor na quadra de jogo, numa fase em que se apresenta com um basquetebol fluído e distinta interpretação das variantes de defesa e ataque. Os pupilos de Lazar Handingonó, que ontem mediram forças com o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, além de terem na ordem do dia a manutenção do lugar cimeiro na tabela classificativa, estão cientes do compromisso com a massa associativa em qualquer partida quando o adversário responde pelo nome de 1º de Agosto.
No entanto, prometem entrar em grande força para impedir que a vitória militar seja consumada. Outra grande partida da quarta jornada vai ser o confronto entre o Interclube, às ordens de Alberto de Carvalho “Ginguba” e o Clube Recreativo do Libolo, comandado por Luís Magalhães.
Para o grupo ‘B’, a Universidade Lusíada mede forças com o Vila Clotilde.