Africa Basquetebol

26 abril 2015

ANGOLA : Petrolíferos superam militares



Pupilos de Lazare Adingono agigantaram-se no derradeiro quarto
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de ter consentido cinco derrotas na presente época desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda visitou e venceu ontem, no Pavilhão Vitorino Cunha, o arqui-rival, 1º de Agosto, por 85-80, em partida que centralizou as atenções da segunda jornada da série A da fase de qualificação da 37 edição do Campeonato Nacional e Basquetebol em seniores masculinos (BIC Basket).

A formação do Petro de Luanda, que entrou para a quadra algo pressionada,  em virtude dos cinco desaires na presente época desportiva, mostrou-se bastante apática, fundamentalmente, nas acções ofensivas, fruto da pressão defensiva exercida pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Ante a passividade defensiva demonstrada pelos petrolíferos da capital, a equipa rubro e negra dominou a seu bel-prazer o quarto inicial, tendo anotado 25 pontos, contra 13 do seu opositor.Neste período, a equipa petrolífera por quatro ocasiões não conseguiu finalizar as suas jogadas, devido à pressão defensiva dos militares, que levaram a que os visitantes em 24 segundos não conseguissem "violar" a cesta da formação visitada.
 No segundo período, a equipa militar baixou literalmente de produtividade, ao contrário do seu opositor que mostrava coesão, quer nas acções ofensivas, quer nas acções defensivas. Em oito minutos, o 1º de Agosto tinha marcado, apenas sete pontos, facto que obrigou o técnico Paulo Macedo a solicitar um "time Out".
Já com o internacional angolana Armando Costa em quadra, a equipa militar conseguiu equilibrar o rumo dos acontecimentos, tendo marcado 21 pontos, contra 19 da formação forasteira, perfazendo 46-32 ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor dos militares.Apesar ter conseguido reduzir a desvantagem para cinco pontos (32-27), quando restavam quatro minutos e 17 segundos, os petrolíferos da capital permitiram que os militares voltassem a dilatar o placar (46-32).
Depois de um bom começo no terceiro período, os militares claudicaram na ponta final desta etapa, tendo permitido ao seu opositor reduzir a desvantagem para apenas quatro  pontos. Johne Pedro, poste que Paulo Macedo sacrificou na final da Taça de Angola, frente ao Recreativo do Libolo, esteve em grande destaque com os seus afundanços.

O terceiro período ficou marcado com a falta de coragem do árbitro Mbunga Pedro, que não deu ordem de expulsão ao internacional angolano, Edson Ndoniema, por este ter agredido literalmente o seu companheiro de selecção, Leonel Paulo.À semelhança do que tinha acontecido na final da Taça de Angola, a equipa rubro e negra voltou a claudicar no derradeiro quarto.

Certos e defender, eficientes no ataque, onde sobressaía Leonel Paulo, Emanuel Quezada, Pedro Bastos para além de Roberto Fortes, os petrolíferos da capital assaltaram o placar 75-76, quando restavam três minutos para o fim da partida. Leonel Paulo, com 28 pontos, foi o cestinha da partida, ao passo que no 1º de Agosto Reggie Moore, com 19 pontos, esteve em destaque.
 A actuação do trio de arbitragem constituído por António Bernado, Clésio Francisco, ambos de categoria internacional, e Mbunga Pedro, árbitro de primeira nacional, foi bastante contestada pelos técnicos. Ainda ontem, para a segunda jornada da série A da fase de qualificação, o Recreativo do Libolo recebeu e venceu, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, o Interclube, por 79-78. Com este triunfo, os Libolenses e petrolíferos lideram a série A, ambos com quatro pontos, contra dois do 1º de Agosto e um do Atlético Sport Aviação (ASA).Nesta ronda, o Atlético Sport Aviação (ASA), folgou por imperativo de calendário.

BIC Basket
Apuramento aos play-off vale quatro milhões

A terceira fase do BIC Basket, que arrancou na sexta-feira, além de apurar os participantes nos play-off, vai distribuir um milhão de kwanzas a cada uma das quatro primeiras classificadas da série A e ditará duas despromoções na "B". Designada fase de qualificação, a série A envolve as cinco melhores classificadas da fase de grupos (2ª fase do BIC Basket) e disputa-se no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando as quatro primeiras para as meias-finais dos play-off.
As meias-finais serão jogadas a melhor de cinco jogos e a final a melhor de sete. O vencedor do BIC Basket recebe um valor montário de 1.500.000.00 de kwanzas.Na série B, integrada pelo 6º classificado do grupo A da etapa anterior e os cinco do B, as equipas defrontam-se no mesmo sistema, sendo que descem de divisão os dois últimos classificados.
O método de desempate do BIC Basket dá primazia ao resultado entre si. No caso de haver mais de duas formações com o mesmo registo de vitórias e derrotas, o critério de desempate seguirá a seguinte ordem:1 - Maior diferença de pontos nos jogos entre as equipas; 2- Maior número de pontos marcados nos jogos entre as equipas; 3- Maior diferençade pontos em todos os jogos do grupo; 4- Maior número de pontos marcados em todos os jogos do grupo.

TREINADOR
Lazare Adingono destaca paragem

O técnico do Petro de Luanda, Lazare Adingono, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que a pausa que se registou no campeonato nacional de basquetebol sénior masculino (BIC Basket) foi positivo para sua equipa. Em declarações à imprensa, no final da partida em a sua equipa venceu o Interclube, na abertura da fase de acesso aos Play-off da competição, disse que os seus pupilos reagiram bem no jogo e está satisfeito pela atitude que eles tiveram com o adversário.O técnico do eixo – viário salientou que vão continuar com a mesma postura, porque nesta fase é uma maratona de jogo e a equipa que melhor tiver fisicamente vai conseguir o lugar nos play-off.