Africa Basquetebol

29 dezembro 2014

ANGOLA : Marinha é a equipa mais jovem



Libolo detém a maior média de idades do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol
Fotografia: Mota Ambrósio
O Grupo Desportivo da Marinha de Guerra é a equipa com menor média de idades inserida na 36ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol (BIC Basket), cuja fase regular terminou no dia 20 do corrente, com a liderança do Atlético Petróleos de Luanda, seguido do 1º de Agosto e do Progresso Associação Sambizanga.

De acordo com a lista de atletas elegíveis para a época 2014/2015 emitida pela Federação Angolana de Basquetebol, o jogador mais velho do plantel de Aníbal Moreira responde pelo nome de Orlando Kiesse Fernado, com 24 anos de idade, e o mais novo é José  Leornado Tumba Kipanda, com 19 cacimbos.

O Sporting de Benguela aparece como a segunda equipa mais nova, seguindo a Universidade Lusíada e o Progresso Associação Sambizanga com médias a rondar entre os 25 e 33 anos de idade.

 O Clube Desportivo e Recreativo do Libolo concentram a maior média de idades. O extremo-poste Luís Miguel Fastudo Costa é o mais velho do grupo, com 37 anos de idade, e o mais novo é o Manda Samone João, com 21 anos. O poste Eduardo Mingas e o extremo Filipe Abraão, ambos com 35, situam-se entre os mais adultos do clube do Cuanza Sul.

No plantel do 1º de Agosto, o poste Joaquim Gomes “Kicas” e o extremo norte-americano  Roderick Nealy lideram a lista dos mais idosos do grupo, com 34 anos cada, ao passo que os mais jovens são Edmir Ivo David Lucas, com 21 anos, Edson da Costa Ndoniema, 23, e Hermenegildo Chico dos Santos, 24 anos.

O atleta mais velho do Atlético Petróleos de Luanda é extremo-poste Wladmir Ricardino Jerónimo, com 36 anos, seguido por Edsom Moreno do Rosário, 32, Domingos Bonifácio, Paulo Santana e Roberto Fortes que completaram 30 anos cada. Entre os mais novos da equipa tricolor encontram-se Jerson Henrique Gonçalves e Juciliano Mateus Pessoa, ambos com 28 velinhas.

Wilson Teixeira Carvalho é o mais velho do Atlético Sport Aviação, com 35 anos. Moussa Quicassa Kaba e Carlos Ketson dos Santos Cabral, ambos com 19, são os menores. Luís da Silva Aleixo Fernandes 31anos, detém a maior idade no plantel da Universidade Lusíada, sendo o mais novo Adilson Domingos Simão, com 21 primaveras.

Yuri Miguel  Major, com 27 anos de idade, António Manjuel Silva Neto, José do Carmo Micolo Fula, Hélcio Francisco, Esdgar Bia Chocolate, todos com 26 anos, ocupam o topo das idades no Progresso Associação Sambizanga. Pedro Komba Miguel e Kiamesso Koco são os menores, com 18 cacimbos cada. O atleta mais velho do Interclube é Francisco Gomes Horácio, com 34 anos, ao passo que Fidel Jeremias Zoca Cabita, com 24 cacimbos é o mais novo.   
HELDER JEREMIAS