Africa Basquetebol

25 dezembro 2014

ANGOLA : Equipas gozam pausa de natal



Progresso Associação Sambizanga, Clube Vila Clotilde e Sporting de Benguela.
Fotografia: M. Machangongo
A 36ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior (Bai Basket) observa uma pausa no âmbito da quadra festiva, devem as emoções retomar no dia 3 de Janeiro com os aliciantes jogos Atlético Sport Aviação - Recreativo do Libolo assim como 1º de Agosto - Universidade Lusíadas.
Depois de chegar ao maior pedestal a nível de clubes, com a consagração do título de campeão africano, o Recreativo do Libolo marca o regresso à maior competição doméstica com uma partida acessível com a formação adstrita à companhia de bandeira, o ASA.
Galvanizados com a proeza alcançada em Tunis, Norberto Alves e pupilos aproveitam a pausa para viver momentos de confraternização com os familiares e amigos, sem perder de vista a necessidade da manutenção dos níveis físicos.
O Atlético Sport Aviação teve um início pálido. O plantel estava desprovido do técnico principal, Carlos Dinis, que orientou a Selecção Nacional de Sub-17 nos Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Com o regresso, Carlos Dinis, pode dotar a equipa de maior ímpeto competitivo na projecção de uma etapa mais produtivo.
O 1º de Agosto, ainda tocado pela pior prestação de sempre na Liga dos Campeões Africanos, em que não teve melhor do que a sexta posição, tem uma partida relaxada com a Universidade Lusíada. A formação dos estudantes pauta por melhoria táctica substancial, mas os argumentos ainda não lhe conferem potencial para se impôr com um dos colossos do país.
O Atlético Petróleos de Luanda e o Interclube aproveitaram a ausência dos atletas do Libolo e do 1º de Agosto para amealhar o maior número de pontos. Doravante, são obrigados a envidar esforço suplementar para evitar “a queda livre” na tabela classificativa. Nessa fase de pausa, aconselha-se a gestão racional dos níveis físicos, que passam pela cumprimento rigoroso das normas dos atletas da alta competição.

O Desportivo da Marinha de Guerra, orientado pelo técnico Aníbal Moreira, na qualidade de estreante, revela-se como um dos plantéis menos cotados. Em pouco menos de três meses de preparação, o grupo vislumbra algumas melhorias no sistema táctico. Até ao reatamento do BIC Basket, a equipa técnica vai aprimorar os níveis desportivos para equilibrar as partidas com o Progresso Associação Sambizanga, Clube Vila Clotilde e Sporting de Benguela