Africa Basquetebol

23 dezembro 2014

ANGOLA : Sub-14. Falam os treinadores

Baduna diz que a revalidação do título é fruto do trabalho do colectivo

Lubango - O técnico da equipa sub-14 masculina do Petro de Luanda, Edmar Victoriano "Baduna", afirmou, segunda-feira, no Lubango, Huíla, que a revalidação do 23º campeonato nacional de basquetebol se deve a um amplo trabalho colectivo e ao empenho da direcção do clube que tem apostado nas camadas de formação.

Edmar Vitoriano "Baduna"
Foto: Joaquina Bento
Falando à imprensa no final do jogo em que sua equipa venceu o 1º de Agosto, por 78-55, e consequentemente tornou-se campeã, disse que a direcção liderada por, Tomás Faria tem sabido implementar acções que visam desenvolver a modalidade.
Sublinhou que os seus atletas "têm melhorado a cada época", devido a preparação que lhes é aplicada, assim como a sua entrega. Em face disso, disse que acredita que terá "futuramente bons jogadores" na equipa sénior e na selecção nacional.
Baduna referiu que será uma das apostas da equipa técnica continuar nas camadas de formação (iniciados), uma vez que é uma mais valia para o clube que quer recuperar a sua mística.
Participaram no campeonato em sub-14 em masculinos e femininos 11 equipas das províncias de Benguela, Huíla e Luanda.

 1º de Agosto reforça aposta na formação

Lubango - O técnico da equipa sub-14 masculina do 1º de Agosto, Garcia Domingos, garantiu, segunda-feira, no Lubango, que a direcção do clube vai continuar a priorizar a formação de novos atletas, para que futuramente possam integrar na equipa sénior.

Em entrevista a jornalistas, no final do jogo em que sua equipa perdeu diante do Petro de Luanda, por 55-78, na final do campeonato de sub-14 que o Lubango acolheu, disse que este é um dos principais objectivo do clube “militar”, formar novos atletas.
Afirmou que a aposta vai para mini-cadetes, por se tratar de uma classe que "obriga muito trabalho" e que futuramente possa render o clube.
“O nível de aprendizagem dos garotos é rápido, visto que para além de se dirigirem para clube tem-se feito trabalho nas escolas, e hoje temos um número bastante considerável na agremiação”, realçou.
Sobre a organização do campeonato, o técnico afirmou que foi razoável, atendendo o número reduzido de equipas, principalmente a anfitriã que apenas se presente com uma formação (Benfica do Lubango).