Africa Basquetebol

27 dezembro 2014

ANGOLA : Sporting de Benguela com nota positiva



Basquetebol nos escalões de formação precisa de acompanhamento para atingir níveis de crescimento
Fotografia: José Soares
A segunda posição alcançada pela formação do Sporting Clube de Benguela na XXIII edição do Campeonato Nacional de basquetebol na categoria de Sub 14, em feminino disputado na cidade do Lubango, foi considerada positiva pelo seu treinador Jeremias Viana. Há quatros anos que não disputavam uma final.

Jeremias Viana justificou que a participação da sua equipa, foi positiva em função dos resultados tidos pelo Sporting Clube de Benguela na XXIII edição do Campeonato Nacional de basquetebol, na categoria de Sub 14, em feminino, disputado recentemente na cidade do Lubango.

Ao longo da prova, o Sporting Clube de Benguela começou mal a competição, mas conseguiu dar a volta aos maus resultados, que não animavam as suas atletas. “Foi positiva a nossa participação, porque conseguimos ir à final, há mais de quatro anos que não íamos a uma fase final de iniciados, feminino”, reconheceu.
Falando sobre o nível competitivo proporcionado pelas equipas femininas na recentemente terminada prova, Jeremias Viana, disse ser complicado, pois Angola possui 18 províncias e houve um campeonato disputado apenas por seis formações femininas,  duas de Benguela, três de Luanda e uma da Huíla (anfitriã).
Afirmou que com a presença desta cifra é muito triste, porque não vê um basquetebol para o futuro. “Temos de promover mais o basquetebol. Sentimos a ausência das províncias do Bié, do Namibe que é próximo do Lubango. Se calhar por motivos de força maior não compareceram para se fazer presentes na competição”, lamentou.
O treinador sublinhou que para as crianças, há falta de vontade por parte de algumas pessoas de boa fé, que têm de velar pelos petizes, porque num torneio infantil estes merecem passar férias, a praticar desporto. Pois, é do muito onde sai a qualidade.
Referiu que seis equipas em representação de três províncias fizeram parte da prova. Por isso, digo sempre que não pudemos mais tapar o sol com a peneira, porque íamos ser mentirosos. A continuar assim, o basquetebol nos escalões de formação está mesmo mal.
Jeremias Viana referiu que o objectivo da equipa do Sporting Clube de Benguela é semelhante ao de todas formações, passa em ganhar nas competições onde estiver presente. “Se nos deixarem ganhar, vamos ganhar jogos após jogos”, garantiu.
Assegurou que o torneio de infantis serviu para a integração social dos petizes. Adiantou que é através da promoção de eventos desportivos que cada uma das crianças passam a conhecer-se, saber quais são as culturas de outras províncias e como é que elas jogam a modalidade de basquetebol.
Revelou que 80 ou 95 por cento das equipas, apresentaram debilidades na finalização do lado direito, os atletas só jogam com uma mão. Daí, ressaltou ser um fundamento técnico que deve ser melhorado porque estamos a trabalhar com crianças. “Por isso, temos de melhorar para não termos deficiências ou para termos um basquetebol mais feliz, simpático e perfeito”, aconselhou.

Jeremias Viana manifestou-se ainda insatisfeito por algumas situações pouco benéficas para o desenvolvimento da modalidade nos escalões de formação com maior realce para o sector masculino.